Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O fenômeno da Cauda Longa e o Software Público

Corinto Meffe, gerente de inovações tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, dedicou sua coluna deste mês na ComputerWorld a tratar da relação entre a tese da Cauda Longa e o software público.

Trecho: “(…) O fenômeno em questão causa um impacto direto na lógica empresarial do lucro exponencial e imediato e a substitui por ganhar menos durante mais tempo. Embora tal fundamento não se aplique a qualquer bem ou serviço, ele tem suas vantagens quando aplicado para os bens intangíveis ou para os mercados virtuais de alguns bens tangíveis.

Embora o conceito da Cauda Longa explique a longevidade de negócios para bens exclusivos que atuam em nichos de mercado, o Software Público contribui com o modelo por uma lógica complementar. Isto ocorre em função da natureza intangível do bem software e da sua estrutura de produção e disponibilização, capaz de aproximar os dois conceitos: Cauda Longa e Software Público.

O mercado de software dá um peso muito forte a quem oferece o produto. Uma empresa pode definir quando vai descontinuar um projeto, mesmo que existam clientes interessados em permanecer usando a solução. Tal impacto se torna ainda maior para soluções que adotam licenças proprietárias, pois o desenvolvedor pode impedir a evolução e até o uso do sistema, em uma decisão que pode decretar o término de um projeto de forma unilateral. (…)”

Saiba mais (computerworld.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 10/01/2009 às 12:38 am

    Trecho: “(…) O fenômeno em questão causa um impacto direto na lógica empresarial do lucro exponencial e imediato e a substitui por ganhar menos durante mais tempo.

    A culpa desta busca irresponsavel por lucro grande e rapido e da midia. Nao entendendo nem 5% do assunto de que tratavam, a midia internacional criou icones internacionais, verdadeiros deuses da grana rapida. Na informatica entao…!Preciso citar alguns nomes?

    O resultado esta ai.

Este post é antigo (2009-01-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.