Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


[atualizado] Números exagerados: dados sobre presença do Windows em netbooks passam longe da solidez

Na semana passada a imprensa mundial de tecnologia deu ampla divulgação a um estudo apontando a dominância quase absoluta do Windows no mercado de netbooks.

Mas agora circulam afirmações de que os números foram fabricados, com base em truques como considerar apenas os números dos EUA (que correspondem a apenas 20% do mercado global de netbooks), e deixar de fora os micros adquiridos on-line. Escolhendo arbitrariamente a amostra, fica mais fácil “comprovar” estatisticamente a dominância de algum produto, não é mesmo? (via blogs.computerworld.com)

Saiba mais (blogs.computerworld.com).

Atualização: veja também uma resposta publicada pela Canonical: “Microsoft, FUD and the netbook market“.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 8:36 am

    É como dizem: querendo encontrar números é só procurar que encontra mesmo, tanto prá um lado quanto para o outro.

    Leonardo (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 8:50 am

    Nada que me surpreenda. A maioria das grandes empresas maqueia números, ainda mais essa que foi citada. Eu só gostaria de ver mais netbooks com distros decentes e totalmente funcionais. Esse é o único campo em que o Linux tem chances de competir hoje e, a partir daí, poderemos ter uma mudança de cultura. Enquanto o SO continuar instalado na cabeça das pessoas ao invés de estar no disco rígido (ou de estado sólido…), continuaremos a ver a Microsoft utilizar desses artifícios para amedrontar as pessoas/empresas. No dia em que o Linux atingir o market share que hoje tem o Firefox, por exemplo, a frequência desses FUD’s será muito maior.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 8:52 am

    Eu particularmente comprei um netbook da LG, o qual veio com o Windows XP empurrado a força, pois minha preferência era que viessem sem OS algum, pois o Linux que geralmente vem, são completamente inoperantes. Então descartei o windows e instalei o MANDRIVA. Então, retire dessa somatória encomendada pela MS, minha máquina. Grato.

    Sérgio Luiz Araújo Silva (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 9:10 am

    Não me surpreenderia nem um pouco se fosse noticiado que os balanços de lucros da Microsoft são fraudulentos, aliás esse não é um dos motivos da tão falada crise do capitalismo? Empresas que diziam ter ativos fabulosos mendigando ajuda dos Governo?

    Isto é uma das mazelas do capitalismo. Ainda não apareceu um só governo que tivesse a coragem de atacar os paraísos fiscais, ou seja, a base de todas as máfias do planeta.

    Grobsch (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 9:13 am

    Eu comprei um Asus que veio com Xandros, então empatou.. hehe
    A conta é errada, é impossível saber quem usa o que…

    Alexsander (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 9:21 am

    A imensa maioria dos notebooks vem com Windows, o usuário PAGA por ele mesmo que não use. Certamente a MS conta essa “venda” (está mais para “Microsoft Tax“) como uma licença, pois o dinheiro entrou no caixa.

    Helvio (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 9:53 am

    “Devidamente torturados, os números dizem o que você quiser…”

    Na verdade a estatística é uma coisa maravilhosa. Você consegue provar qualquer coisa com ela, mesmo q não seja verdade huhhahahhaha

    Mas para falar a verdade, infelizmente é assim que esta o nivel de muitas estatísticas na internet por ai. Eles pegam os “User Agents” do site ursinho-de-pelucia.com e pronto 99,9% usam Uindows

    Dann (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 9:54 am

    Bom, eu por princípio não acredito em estatísticas do tipo “Ah, quase dominância blablabla”. Quem prestou atenção em estatística na faculdade sabe que elas são a forma mais fácil de mentir convincentemente.

    Ozzy (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 10:37 am

    Já disse alguém que não lembro quem:

    “Estatísticas são como biquinis, mostram tudo, menos o principal !”

    O.O.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 10:57 am

    E isso tem nome, se chama “amostra enviesada”. Já dizia aquela piadinha:

    “Um empresário queria saber quanto é 2 + 2. Então ele perguntou a um matemático. O matemático, depois de muito pensar, respondeu: ‘a resposta existe e é única’.

    Depois perguntou para um físico, e o físico respondeu depois de fazer muitas contas: ‘a resposta é 4,00000 com erro de 0,000005 para mais ou para menos.

    Finalmente, ele perguntou para um estatístico. O estatístico respondeu instantaneamente, dizendo: ‘quanto você quer que seja?’.”

    A Microsoft está perdendo terreno e então ela tem que usar sua melhor arma: a propaganda.

    Com certeza muita gente leu a notícia de que o Windows é usado em mais netbooks que o Linux, mas poucas irão ler a notícia verdadeira.

    “Uma mentira repetida milhares de vezes torna-se verdade.”
    — Joseph Goebbels

    Espero que nenhuma empresa abandone o Linux em seus produtos por causa desta farsa da Microsoft.

    sblsks (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 12:36 pm

    O Doutor, como era conhecido o Ministro da Propaganda e da Informação Pública da Alemanha Nazista, cujo nome é Joseph Goebbels, tendo grande parcela de responsabilidade pela aceitação do dito regime pelo povo, dizia com razão:

    “Diga uma mentira repetidas vezes e o povo acreditará que é a verdade”.

    Esse método é usado muito pelos agentes de marketing e semelhantes e continuam funcionando até hoje.

    A Microsoft não está em uma situação confortável. Seu ultimo sistema operacional se tornou o fiasco do ano e agora ela esta correndo contra o tempo para tentar evitar o pior. Ela perdeu muito de sua capacidade inovadora, agora ela vive copiando a concorrência. A crise econômica, já sentido isso ou não, fará reduções em seu imenso lucro, pois segundo a Gatner é improvável que haja uma explosão de vendas do Windows 7 por causa da limitação de recursos que as empresas então enfrentando e também porque agora muitas empresas tem mais computadores que precisam de fato porque essas deminuiram seu quadro de funcionários, e também, porque com essa crise a adoção do Linux aumentará tanto no desktop como em servidores. (segundo a IDC)

    Um dos jeitos é tentar dar a melhor impressão por forçar as pesquisas e mencionar isso repetidas vezes.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 1:04 pm

    várias pesquisas apontam que 90% das estatisticas sao fabricadas

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 2:04 pm

    Como já foi dito: Muitos leram a estatística forjada, mas poucos lerão a verdade.

    Eu já nem me importo com essas pesquisas “compradas”. Não me interessa se dizem que Linux tem 1% de market-share no desktop, isso não vai mudar o sistema operacional instalado em meu computador, nem vai me fazer pagar licença de sistema operacional + um zilhão de programas, já que tem um certo sistema que vem “pelado”. E não é só isso, não adianta pagar licença de um software todo “bugado” e que vem amarrado com outro, e com outro, e com outro… Resumindo, pra usar UMA coisa, eu tenho que comprar 5 ou 7 programas.

    Sou usuário Linux há mais de 5 anos e só troco o meu Linux por outro Linux.

    No meu computador funciona muito bem e eu consigo fazer tudo que preciso sem dificuldades.

    Pena que muitos não vêem a verdade porque não querem.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 2:33 pm

    ““Uma mentira repetida milhares de vezes torna-se verdade.”
    — Joseph Goebbels”

    A pouco tempo passou um documentário sobre a historia da propaganda e seus diversos usos, lá diziam que ele roubou a frase, que um outro cara já havia dito isso antes, mas por ser menos “famoso” acabou que o segundo é que ficou com a fama.

    Confesso que não li o outro artigo, mas pelo que tinha entendido, pelo titulo, a predominância seria apenas em um determinado mês onde saiu de fabrica mais maquinas com Win que com Lin.

    Agora, saber qual é mais usado é muito mais complicado, contudo eu ainda não vi ninguém aqui na minha cidade usando seja netbook ou notebook com Linux, se for por estra minha amostra windows tem 100% de presença :s

    Independente de ser 96% ou 90 ou 80, acho que ninguém é ingênuo de pensar que a penetração no Linux nesse âmbito também é muito pequena. A maioria dos usuários simplesmente não querem Linux.

    Colocar a culpa única e exclusivamente na “Estatística” não é a atitude mais madura, já que quando é alguma coisa em favor do Linux todo mundo comemora.

    Os números reais podem ser maiores, menores, ou diferentes em qualquer escala. Mas divulgar um número obtido arbitrariamente porque serve aos interesses de quem divulgou é errado, independentemente desta sua análise adicional.

    Divulgar e debater este aspecto não é uma negação do que você afirmou.

    sblsks (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 6:50 pm

    O Linux é gratuito, e ñ pode fazer propaganda como fazem os softs proprietários. Se pudesse certamente já teria virado o jogo a muito tempo porque seu método de desenvolvimento é superior.

    Mesmo quando alguém acredita em uma mentira como sendo verdade, essa mentira ainda é mentira. O Linux tem um desempenho superior ao Windows (XP) e tem a vantagem de poder ser customizado conforme qualquer necessidade específica, hardware fraco por exemplo, desde que haja competência para isso. Talvez, vc leitor tenha dúvidas disso mas a Microsoft não tem, ela conhece essa vantagem e e se preocupa com isso. Se vc tiver dois máquinas iguais, uma com Linux e outra com Windows, ambas bem configuradas, qualquer um poderá saber de forma irrefutável quem é o mais rápido e propaganda mentirosa alguma ficaria de pé, seja lá por quem inventada. Se a Microsoft começar a perder terreno no netbooks, como possivelmente pode estar acontecendo, os usuários vão ter como saber a diferença por eles mesmos e a idéia de que Linux é coisa de 2º plano vai cair por terra e também é possível que isso abra as portas para o Linux em outros nichos de concorrências.

    O Firefox ganhou terreno assim, por ser melhor e mais rápido, e continua crescendo até hj, mesmo com toda anti-propaganda que é feito contra ele.

    O Linux não depende de vendas, e continuará a ser desenvolvido seja 1% ou menos do mercado.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 12:21 pm

    A maioria dos usuários simplesmente não querem Linux.

    Não que eu ligue para o quê os usuários querem ou deixam de querer (na verdade, eu ainda duvido que seja bom eles quererem Linux), mas independentemente disto eu creio que você não possui evidência suficiente para sustentar essa afirmação. Na realidade, há forte evidência contradizendo-a, como mostra este artigo com base nos dados da ABI Research:

    http://www.computerworld.com/action/article.do?command=viewArticleBasic&articleId=9131204&intsrc=news_ts_head

    A verdade é que essa sugestão de que os usuários não querem Linux (ou não querem <insira um concorrente em potencial aqui>) não passa de FUD espalhado pela Microsoft. Não me surpreende, é bem típico dela… (caramba, o título desta notícia em que nós estamos comentando fala disso!)

    [...]já que quando é alguma coisa em favor do Linux todo mundo comemora.

    “Espernear” também não me parece muito “maduro”.

    Elessar (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 12:43 pm

    Gostei bastante do texto do Chris Kenyon, publicado no link que o Augusto recém inseriu no post.
    Dá uma impressão legal de humildade nas palavras dele. Do tipo “a gente sabe que vamos ter de dar um passo de cada vez, e estamos fazendo isso”.

    Limão (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 2:42 pm

    Eu fico imaginando se vocês gostassem de política tanto quanto gostam de SO…
    Talvez Brasília(o carro) não seria tão ofendido quanto é, por causa do seu nome…

    sblsks (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 3:21 pm

    Limão,

    políticos são mentirosos, e a essência da política é mentira. Propaganda, marketing em geral, beira a mentira muitas vezes, e muitas vezes são mentirosas. Não estamos aqui para fazer nenhum tipo de política e nem marketing mentiroso, mas falar a verdade. Não fazemos, ou no mínimo evitamos ao máximo isso, afinal também não somos perfeitos, mas não gostamos disso e é por este motivo que estamos debatendo aqui.

    Mol (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 7:48 pm

    Estatísticas se bem utilizadas e com o fim de se obter a verdade podem fornecer uma análise muito precisa acerca de assuntos científicos ou de qualquer outro campo.

    Mas, o problema reside na omissão e na ignorância dos espectadores: é mais conveniente ver o resultado, a conclusão, do que o desenvolvimento em si. E ver o resultado sem a demonstração é ser nada mais que um alienado!

    Ta aí acima nessa notícia o desenvolvimento! Quantos será que vão divulgar isso? O MeioBIT?

    @Jack Ripoff,
    imagino duas coisas:
    - você vive em um país diferente, onde os usuários que vão a uma loja comprar computador são indiferentes ao sistema operacional. Já que não é difícil nem aqui no Brasil, nem EUA, Europa e Japão ver que a maioria das pessoas preferem o Windows, seja por influência da propaganda da MS, seja por comodismo de trabalhar no que já conhece, seja porque gosta mesmo, etc.
    - bom, se está me atacando no lugar de atacar os argumentos, significa que não consegue rebatê-los.

    Robson André (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 10:13 pm

    Robson André (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 10:14 pm

    nao preciso dizer mais nada

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 1:42 am

    você vive em um país diferente, onde os usuários que vão a uma loja comprar computador são indiferentes ao sistema operacional. Já que não é difícil nem aqui no Brasil, nem EUA, Europa e Japão ver que a maioria das pessoas preferem o Windows, seja por influência da propaganda da MS, seja por comodismo de trabalhar no que já conhece, seja porque gosta mesmo, etc.

    Isso não passa de evidência anedótica, que não se sustenta contra dados concretos. Você pode logicamente ignorar completamente o artigo e a pesquisa que eu postei, mas isso não vai mudar a realidade.

    Eu diria que, mesmo que isso fosse verificável como você está dizendo, dificilmente essa parcela de usuários vai representar uma “maioria” como você disse em sua primeira mensagem. E pelo que entendo, “preferir Windows” não é equivalente a “não querer Linux”. Eu, por exemplo, prefiro os BSDs, e nem por isso “não quero Linux”.

    bom, se está me atacando [...]

    Se o que eu disse pode ser classificado como um ataque pessoal, então o que você disse também. Mas é óbvio que não, você é o único que está enxergando dessa forma. E se você entendeu desse jeito, infelizmente não há nada que eu possa fazer…

    De todo modo, vou arquivar essa junto com a anterior na seção “esperneio”.

    [...] no lugar de atacar os argumentos, significa que não consegue rebatê-los.

    Que argumentos? Mesmo depois de reler sua mensagem pela décima vez, não fui capaz de identificar nenhum. Encontrei somente uma assertiva muito ousada, mas sem nenhum fundamento. É, infelizmente só dizer uma coisa como se fosse fato não a torna verdade. É preciso apresentar evidências, como eu fiz, as quais você foi incapaz de “rebater”. Pôde apenas lançar mais afirmações soltas.

Este post é antigo (2009-04-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.