Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nokia colaborando com o KOffice

Por intermédio dos hermanos do Barrapunto chega a notícia, publicada no site do projeto KOffice, que a Nokia usou este aplicativo como a base do software de visualização de textos e apresentações para o Maemo 5, mas o fez de uma maneira interessante, especialmente por não ser tão comum entre os demais distribuidores de Linux que promovem adaptações: ela disponibilizou suas alterações e adaptações, que criam uma interface de usuário adequada ao Maemo 5 e a dispositivos como o N900, diretamente no repositório subversion do KOffice – ou seja: além do código ser aberto, o processo de desenvolvimento também é – inclusive adotando o mantra “release early, release often”.(via koffice.org)

Saiba mais (koffice.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 5:59 pm

    Eu estou testando o Koffice 2.1 beta2 e embora ele esteja com bons recursos, precisa melhorar na estabilidade, especialmente o Krita, que pelo menos comigo ainda fecha sozinho com freqüência.

    Fora isso, ele caminha com firmeza para tomar o lugar do OOo aqui no meu desktop.

    Renato (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 7:17 pm

    Tomara que eles empolguem com a idéia de desenvolver o koffice.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 8:22 am

    Oh my God they didn’t

    (brincadeirinha. Legal, parece que o desenvolvimento do KOffice tá mais legal que o do OpenOffice.)

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 8:41 am

    Engraçado que a um tempo atras ouvi dizer que a Nokia e Microsoft estavam trabalhando para colocar o MS Office nos celulares da Nokia.
    Pelo visto essa parceria não se firmou.

    Tilt (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 9:14 am

    Eu torço muito pelo KOffice 2.
    Estava usando até pouco tempo atrás, mas infelizmente ainda não dá pra substituir o OpenOffice.
    Até a visualização de arquivos “.doc” está bem ruim, fica tudo desconfigurado, várias páginas de espaço em branco, entre outros problemas.
    Mas acredito que em breve será meu minha suíte de escritório padrão.

    Agora, instalei o OpenOffice disponibilizado pelo OpenSuse e tive uma agradável surpresa. Está bem leve, estável, muito bonito e integrado ao KDE.

    Lauro César (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 11:56 am

    Agora, instalei o OpenOffice disponibilizado pelo OpenSuse e tive uma agradável surpresa. Está bem leve, estável, muito bonito e integrado ao KDE.

    Também uso o openffice em meu OpneSUSE 11.1 com KDE 4.3, o único incoveniente é que ele está usando as janelas de abrir/salvar padrões do openoffice, que são péssimas. Tilt, na sua instalação está funcionando as janelas integradas do KDE? Vc lembra o nome do pacote de integração e o que tenho que fazer para isso funcionar?

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 12:21 pm

    Lauro César, esta semana baixei uma compilação do Go-OO especifica para o Slackware 13 e ele está usando as janelas de abrir e salvar padrão do KDE4.x… Por curiosidade dei uma olhada no “SlackBuild” usado para construir o pacote e para minha surpresa este pacote foi compilado nativamente no Slackware 13, diferente de muitas versões que vejo por aí que é apenas uma conversão dos pacotes RPM e posteriormente reempacotamento para o TGZ do Slackware e também nas flags de compilação tinha um parâmetro que especifico para o KDE4.

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 12:28 pm

    Onde tem
    “que especifico para o KDE”
    leia-se:
    “que é especifico para usar como padrão os diálogos do KDE4″

    Mais esta integração ainda não está total, principalmente na janela de “Opções” onde ele também usa os diálogos do KDE4.

    Renan (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 12:59 pm

    Eu ficaria praticamente completamente satisfeito com o OpenOffice se eles fizessem uma coisinha só: corrigir os bugs do programa com temas GTK escuros.

    Atualmente é inviável usá-lo com temas desse tipo, muitas coisas ficam com texto preto no fundo preto, ícones ficam horríveis etc…

    Não consigo acreditar que NENHUM dos desenvolvedores do OO usa um tema que não seja branco/cinza.

    Tilt (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 1:17 pm

    Lauro César

    O diálogo que abre ainda é GTK, mas BEM melhorado. Todos os ícones que aparecem são do KDE 4.

    Eu instalei um repositório do OpenOffice disponibilizado no site do OpenSuse e instalei tudo de lá.

    miranda (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 2:59 pm

    Em termos de visual o Koffice está show mas a praticidade está longe de ser uma caracteristica dele, ainda mais quando se abre algum arquivo gerado pelo OO. Gerado pelo MSO? Pior ainda!
    Mas tem um desconto, ainda está engatinhando e está andando no caminho certo. Creio que em breve as coisas vão ser diferentes e quem sabe será um dia minha suite office padrão. ;)

    Como ja foi dito acima, o OO deu uma melhorada monstro nessa ultima versão, pelo menos a versão “made Novell” (www.go-oo.org) está muito rapida e estável.

    Fellype (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 3:24 pm

    O KOffice2 tem umas coisas legais, como a edição de PDFs com o KWord. Muitos dos meus pdfs abriram perfeitamente nele quando eu testei. Muito melhor que na versão 1.6. Mas concordo com o Miranda no que diz respeito à praticidade. Acho até que as últimas versões da série 1.x eram melhores neste quesito.

    Flavio (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 10:46 pm

    @Lauro César,

    Acho que é gtk-engines-qt e o outro é gtk-engines-qtcurve.

    Depois de instalado aparece um ícone (GTK Styles and Fonts) na aplicação Aparência do Systemsettings.

    “Engraçado que a um tempo atras ouvi dizer que a Nokia e Microsoft estavam trabalhando para colocar o MS Office nos celulares da Nokia.
    Pelo visto essa parceria não se firmou.”

    Firmou sim. Só que isso não impede a Nokia de trabalhar com outras suítes.

    Gosto do KOffice, mas o que me irrita é que os arquivos ODF abrem desconfigurados nele, jogando pro lixo a tese da interoperabilidade que seria a vantagem desse padrão sobre os formatos do Office. Nem no Google Docs consegue abrir direito.
    O formato mais compatível com todas as suítes ainda é o .doc e .xls.

    Fellype (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 6:27 pm

    “O formato mais compatível com todas as suítes ainda é o .doc e .xls.”

    Até pode ser. Mas estes não são formatos de padrão aberto. Isto leva a uma coisa curiosa: com engenharia reversa tem sido obtidos resultados melhores que por desenvolvimento direto. É mole!?

    “O formato mais compatível com todas as suítes ainda é o .doc e .xls.”

    Isto é engraçado mas não é assim tão imprevisível.

    Pois o padrão do mercado é o formato da MS (doc, xls, pps, etc.). Todo mundo usa e quer que as coisas funcionem com o doc (eu uso só odf e o pessoal para quem eu mando fica nervoso por ter q abrir no OpenOffice :-))

    Mas quem usa o odf (pouquissimos perto dos que usam doc) normalmente usa o OpenOffice (“Ah o ODT? Eh um arquivo do OpenOffice, claro”). Os que usam suítes compatíveis com o ODT (koffice, symphony, abiword, google docs, etc) estão em menor número ainda do que os que usam o OpenOffice.

    Isso é meio chato, eu sei, mas no fim das contas parece que a prioridade são mesmos os arquivos do Office que levam prioridade.

    Mas é bom lembrar que o OpenOffice 3.0 implementa o odf 1.2, mas a maioria das outras suítes implementa o odf 1.1, este sim ODF (padrão).

    Mas em teoria as diferenças entre versões não deveriam causar tanta diferença na formatação dos arquivos.

    Ah sim, tomara que o pessoal da Nokia consiga corrigir a questão do tempo de inicialização e leitura de documentos no Koffice 2.0. Não é um problema crônico como o OpenOffice, mas é bem demorado.

Este post é antigo (2009-09-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.