Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Negroponte: XO-2 terá hardware livre

“Em matéria publicada no The Guardian, Nicholas Negroponte, idealizador do programa “Um Laptop por Criança”, comemora a marca de 1,2 milhão de unidades do XO-1, e define como será o desenvolvimento de seu sucessor, o XO-2:

“Uma coisa importante sobre o XO-2 é que vamos fazê-lo como um programa de hardware livre. O XO-1 foi realmente projetado como se fôssemos a Apple. O XO-2 será projetado como se fôssemos o Google – queremos que as pessoas o copiem. Tornaremos seus componentes disponíveis. Tentaremos usar uma abordagem exatamente oposta à que adotamos com o XO-1″”

Enviado por Fábio Prudente (flsp70Θyahoo·com·br) – referência (fprudente.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Machado (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 11:28 am

    E lá vamos nós de novo…

    Quem ainda acredita nessa balela ???

    self_liar (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 11:56 am

    Mas ai se a safada ms e intel forçar a barra pra instalar o xp de novo , o que adianta?

    Tião (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 12:05 pm

    Ai é foda
    um projeto bonito e interessante, e o Negroponte se VENDEU, pra Microsoft.

    Hardware livre e SO fechado!?!?!

    dk (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 12:36 pm

    Ele deveria ter ficado queto la no MIT…

    david dias (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 12:37 pm

    O Negroponte é um exemplo de empresário a nunca ser seguido.
    Qualquer um que se dedica a um projeto, seja lá de que fim e coloca o idealismo a frente da lógica está antecipadamente fadado ao fracaso.

    A interface do Suggar + XO era a ferramenta ludica (não didática) contemporânea, não era a salvação do sistema educacional do 3° Mundo, nem a revolução do ensino. Era só um material escolar a mais, que somando-se custo mais eficiência, tornava o seu uso recomendado e interessante em qualquer escola. Levando-se em consideração que os alunos levariam o material para a casa e poderiam interagir com outros amigos, mesmo fora do ambiente escolar, se bem trabalhada por educadores, as variações educativas seriam infinitas. Seria a versão 2.0 das barrinha de cuisenarie ou do tangran, ou de pecinhas de bloquinho (que ainda hoje inundam as escolas infantis publicas e privadas, quase 150 anos após sua invenção).

    Entretanto, não foi isso que motivou o Sr Nicolas, mas sim o deslumbramento com o termo Software Livre e toda aquela história de Liberdade, salvaçaõ e tudo mais que todo mané metido a PSEUDO-CHEGUEVARA gosta de ficar levantando bandeira… o foco foi perdido. SL deveria ser o recurso, o meio e não o motivo. Sem foco, não houve concentração para desenvolver em tempo hábil um produto de qualidade ao preço anunciado originalmente de $100,00 (primeiro grande tropeço), nem argumentos para responder as dúvidas e críticas do mundo sobre o uso do Suggar em lugar de um sistema já conhecido. (Já que o papel do XO era ser uma ferramenta lúdica, não um PC de brinquedo).

    Quando acabou o dinheiro (o prazo de investimento acabou, sem resultados, sem grana), ele fez o que qualquer empresário falido faria. Caiu na real. Daí ele atira pro lado errado, põe a culpa no SL (como sempre), diz que tem que abrir para outras idéias e outros negócios, etc.. e vende um PC de quinta por quase $500 para países pobres que compraram ser saber o que (ele ganharia mais se vendesse palitos de dentes cortados das proprias matas nativas dos paises).
    Agora que o Sr Nicolas tá novamente com as vendas equilibradas, o coração tranquilo, o bolso cheio e a cabeça vazia, sobra tempo para voltar a se dedicar ao seu deslumbramento eterno de SL, Liberdade, Revolução e blá blá blá… tudo, menos resultados concretos. E a bola de vez agora é o Hardware Livre.. Faça-me rir..por favor.. Não caiam nessa.. É outra cilada Bino!!!

    Monge (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 12:51 pm

    Não é bem assim… ter uma ideia é muito mais fácil do que colocá-la em prática. Ao longo desses 4 anos, foram muitos os problemas enfrentados pela OLPC: após boa parte do desenvolvimento, a CTO se demitiu para abrir uma empresa concorrente; o mesmo ocorreu com o gerente de software, que saiu para desenvolver o Sugar sozinho…

    Quanto a “se vender” para a Microsoft, a verdade é que muitos governos foram comprados pela Microsoft, e condicionaram as “licitações” dos laptops ao uso do Windows. A OLPC teve que ceder. Sem falar das cachorradas praticadas pela Intel.

    O fato é que o Negroponte abriu as portas para uma categoria de mercado que ninguém antes havia imaginado, e isso despertou a ambição e cobiça de muitos.

    david dias (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 1:06 pm

    Concordo com vc monge em muitos aspectos. Mas devo lembrá-lo que a intenção do XO não era ser um PC Verde pra crianças, mas sim uma ferramenta lúdica a mais.
    Muitos países compram celulares e nem por isso eles exigem que venham com Windows Mobile, por que?? Por que ninguém fica tentando provar pro mundo que celular é PC e por que o Linux em um Celular é usado como ferramenta técnica, não como instrumento revolucionário de libertação do Povo e promotor da liberdade..

    Mas gostei muito de suas colocações e de seu ponto de vista, embora ainda ache que o Negroponte não soube manter o foco.

    cardoso (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 1:15 pm

    Hello, McFly? Alguém em casa?

    NEM com o XP o negócio vendeu.

    Experimentem pegar um OLPC por um momento sem imaginar que estão manuseando a sagrada do Stallman*.

    É um brinquedo. Tem cara de brinquedo. Parece um Pense Bem. TODO burocrata ou administrador que olha fala “vou dar US$200 nisso?”

    Não vende porque não tem cara de valer o que pedem por ele. O Classmate da Intel conseguiu mais mercado por ter cara de notebook, não de brinquedo. Mesmo assim eles perdem feio para os projetos de informatização tradicionais, com computadores de verdade.

    De resto, se fosse criança eu iria preferir mil vezes um computador de verdade do que um negócio com cara de brinquedo de camelô.

    * EU pensei na BARBA do Stallman. Porque, você pensou outra parte? hummm…

    cardoso (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 1:17 pm

    para entender o comentário anterior, entre tags havia “insira sua parte anatômica preferida do Stallman aqui”.

    O que matou o OLPC na primeira vez foi: Falar demais, cedo demais e demorar demais para mostrar alguma coisa.

    Demoraram tanto para mostrar o produto, que sobrou tempo para a concorrencia desvirtuar a idéia e fazer a festa.
    E falaram tanto antes de fazer, que quando conseguiram fazer aluma coisa não atenderam as expectativas que haviam sido criadas.

    Se dessa vez eles falarem menos e agirem mais, há uma pequena chance de escapar de outro fiasco.

    O OLPC em sua idéia original foi um fiasco total, mas deu uma boa mexida no mundo da informática e abriu as portas para muitas mudanças que todos diziam não serem possíveis.
    Só não conseguiram transformar a grande idéa que eles tiveram em um produto de verdade.
    Se prenderam tanto em construir a ferramenta (XO, SUGAR, etc) que não pensaram em o que fazer com ela.

    self_liar (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 2:05 pm

    Mas lembre-se , de quem é o classmate pc , qual processador vem e qual sistema ele vem. Se perguntem até onde a cobiça da microsoft e intel chegam.

    Monge (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:41 pm

    Concordo que o Negroponte não soube manter o foco, e cometeu vários erros na administração do OLPC, dando margem à desvirtuação do projeto pelas empresas e governos. A novidade que o artigo nos mostra é que ele reconhece tais erros, e aponta para novas direções.

    argh (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 5:23 pm

    Estranho! Hardware livre? Será mesmo?

    Será que teremos um OLPC com um SPARC e controladoras integradas providas pelo projeto OpenSPARC?

    Ou será que vai ser um OpenRISC com barramento Wishbone e controladoras disponibilizadas no OpenCores?

    O Sr. Negroponte não sabe nada da realidade de”países de terceiro mundo ou em desenvolvimento” !!! Lugares aonde não se tem nem água potável, aonde as crianças andam horas para chegar a uma “escola” sem a menor condição de ensinar ninguém. Ai o cara desce do pedestal dele,MIT, e aparece com esse brinquedinho dizendo que vai salvar o mundo e dar um futuro decente as crianças. Chegando nesses locais, seus governantes, homens muito mais “espertos” do que o sr. blackbridge, vem ai uma ótima oportunidade de lavar uma grana e ainda posarem de bonzinhos. Claro que a “esquerda burguesa” desses locais adora a idéia !!! Afinal de contas ninguém vai precisar abrir mão de suas mordomias, e o “povo” vai sair ganhando…

    tadeu (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 2:08 pm

    Esquerda burguesa?

    Essa é novidade prá mim. Cada uma que inventam… Balzac deve estar morrendo de rir em sua tumba…

Este post é antigo (2009-01-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.