Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


NASA desenvolve protocolo aberto para Internet Interplanetária

Imagino que a latência dessas conexões seja ainda maior do que a de quem usou os servidores DNS do Speedy em semanas recentes…

Enviado por Fábio Prudente (fprudenteΘgmail·com):

“Vint Cerf, um dos criadores da internet e vice-presidente do Google, está desenvolvendo, junto com com um time de pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, protocolos para criação de uma rede de comunicação interplanetária.

O novo protocolo, chamado DTN (Delay and Disruption Tolerant Network) está sendo desenvolvido para dar à comunicação interplanetária a mesma flexibilidade e confiabilidade que temos com o uso do TCP/IP, na internet aqui na Terra: em cada nó de roteamento, os pacotes de dados são armazenados, e encaminhados para o próximo nó assim que a comunicação estiver disponível.

“Estamos desenvolvendo isso como um padrão aberto, como o TCP/IP. Certamente há aplicações comerciais, mas nós estamos desenvolvendo para aplicá-la no espaço.”” [referência: fprudente.blogspot.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 9:41 am

    Olha, isso é bem interessante, já pensei muitas coisas sobre isso.

    Um dia desses estava raciocinando sobre como seria o acesso a servidores da terra de Marte. No ponto mais perto (que é a cada 2 anos) a distância é de 8 minutos-luz. Já ponto mais longe pode chegar a 24 minutos-luz. Acho que seria necessário replicar toda a internet da Terra para Marte, o que não poderia ser feito a todo momento.

    E comunicação instantânea? Impossível. Não sei como nos filmes os caras conseguem conversar, por vídeo (!) em tempo real (!!) com pessoas da Terra.

    Psantos (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 10:59 am

    O Sr Spock vai adorar!!!

    @Gustavo, acho que nos filmes o diretor/autor/roteirista/etc não conta que os espectadores sejam cientistas ou tenham muito conhecimento, assim as coisas que acontecem não tem o rigor científico.

    Mas se tivessem, imagina aí quanto tempo duraria um filme se os caras levassem 16 minutos (em média) para um personagem na Terra falar com outro em Marte.

    Acho que o negócio funciona melhor com e-mail ou vídeomail. Deve ser por isso que o protocolo citado atua sobre os roteadores, de modo a que eles armazenem a informação até passarem para o próximo nó. Espero que haja limites claros para que um roteador não encha.

    Quero ver eles resolverem a questão do fuso horário. Acho que vão ter que criar uma “data estelar”, a la Star Trek.

    To imaginando as próximas pérolas do Tipo:

    Esse download tá lento, porque os servidores ficam em Marte :P

    Rede tolerante à falhas e atrasos… É tudo que nós não precisamos e os caras desenvolvendo pra eles!

    Sempre tive curiosidade de saber como eram feitas essas comunicações, se os caras tinham de alguma forma acesso aos satélites, mesmo estando em órbita. Bom, parece que não é nada boa a comunicação hoje…

    Monge (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 12:31 pm

    @Marcelo,

    todos os objetos lançados ao espaço têm, de uma forma ou outra, comunicação de dados com a Terra, e o problema não está na falta de qualidade dessas conexões.

    o problema é que cada projeto implementa um protocolo diferente, e muitas vezes as tarefas de comunicação ficam inseridas dentro da camada da aplicação, gerando muitos problemas para desenvolvimento e integração entre sistemas.

    esse projeto pretende criar um protocolo para unificar todas as redes, assim como o TCP/IP para as redes “terráquias”.

    Jorge Augusto (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 12:54 pm

    Bom….. Hoje por exemplo,, vii em artigos de como acessar os satelites de tv, aqueles receptores da Sky se comunicam via TCP/IP, porem antes ele pede uma chave de acesso…

    O programinha mostra a té a conexão ativa, por onde passa os dados de canais abaertos.. e tal….

    Uma especie de wirelles a distancia…Boa sorte ai pro povo do Delay… Muito Irado….

    Jorge Augusto (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 12:57 pm

    Hum ia esquecendo… o comentario dos 8 Minutos luz…
    Já existe internet via feixes de luz… Caracas apontar essas coisas pro ceu….

    Daqui uns dias o a terra iria parecer uma arvorde de natal..

    Garoto_Estranho (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 1:19 pm

    Jorge, Qualquer tipo de onda eletromagnética pode ser chamada de luz. Não precisa ser luz visível.

    Toti (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 2:20 pm

    UUCPng?

    ShellAddicted (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 2:44 pm

    Agora estou mais tranquilo.

    Estava receoso por comprar um planetinha semiarido atrás da costelação de Andromeda pois não havia espectativas da Telefonica levar o Speedy até lá, mas agora já vejo uma luz no fim do túnel, digo, buraco negro. :)

    Jorge Augusto, estes aparelinhos (AZbox,…) fazem uma especie de “gato” nos satelites da Sky, permitindo que vc assista sem ser assinante do serviço, mas exite a troca periodica das chaves, o q faz que os proprietarios destes aperelinho tenham que atualizar o firmware constantemente.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 6:58 pm

    Rapaz, interessante, alguns dos senhores sabem a velocidade de uma onda de rádio no vácuo? Acho que o mais viável seria rádio, com a tecnologia que nós temos, a luz, mesmo que mais rápida, está sugeita a interferência física, como um satélite natural ou artificial.
    O interessante é onde eles colocariam os respectivos repetidores? hahahahaha. Outra, um ET poderia sniffar a nossa rede? hahaha essa acho que exagerem um pouco :P

    Luis (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 8:12 pm

    @Igor Cavalcante

    Posso estar falando um besteira gigantesca, mas até onde eu sei, toda onda viaja a velocidade da luz, então onda de rádio viaja a velocidade da luz. E é a forma usada de comunicação com as sondas existentes por aí, como a Cassini, a MRO e a recente LRO

    jedy (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 9:51 pm

    Uau, nosso colega Monge falou algo interessante:

    “”o problema é que cada projeto implementa um protocolo diferente, e muitas vezes as tarefas de comunicação ficam inseridas dentro da camada da aplicação, gerando muitos problemas para desenvolvimento e integração entre sistemas.”"

    Isso me faz lembrar as empresas de TI do monopólio de conhecimento, acho q se dependesse da Microsoft ao invés de se chamar “internet” se chamaria “MSnet” e a “Macnet” da Apple. Ainda bem q inventaram o TCP/IP antes ahahahah.

    Abraços

    Garoto_Estranho (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 10:32 pm

    Igor, Ondas de rádio são luz, e se propagam à velocidade da luz.

    Luis, Toda onda eletromagnética viaja à velocidade da luz, porque toda onda eletromagnética é luz (não necessariamente luz visível, mas sim luz). Mas não é toda onda que viaja à velocidade da luz. As ondas que se propagam em meios mecânicos (por exemplo ondas sonoras) viajam a velocidades dramaticamente menores.

    André (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 11:00 pm

    [Pérola]Imagina daqui a pouco a gente acessando os sites dos ETs ou algo do tipo http://www.google.com.mr/Pérola

    Felipe Rafael Prenholato (usuário não registrado) em 15/07/2009 às 1:39 am

    Viajando um pouco mais na maionese (embora isso um dia será realidade, tenho certeza)… em teoria pode-se transportar a luz atravéz de buracos de minhoca, que formariam tuneis no espaço-tempo, e então a comunicação da terra com o planetinha em Andromeda, em teoria, poderia ser consideravelmente rápida….quem sabe a galera do star trek ñ usa algo do tipo hehe…

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 15/07/2009 às 2:14 am

    hehehe, estamos falando já de meta-física? Acho bem interessante isto. Queria agradecer a galera, pelo esclarecimento, não sabia que as ondas de rádio se propagavam na velocidade da luz. Bem, em fim, o lance é que usando estas, é mais fantajoso, do que a luz, que podemos ver, pois as ondas de rádio, podem ultrapassar muitos objetos sólidos, enquanto a luz que eu posso ver, talvez devido ao seu cumprimento de onda, é refletida em vários objetos solidos.

    abismado (usuário não registrado) em 19/07/2009 às 4:43 pm

    Vários comentários aqui que merecem ir pro “Salsas e Caretas” do 1/2Bit, incluindo este…

    Que nada… Todo mundo sabe que os marcianos se comunicam por telepatia. E todo mundo sabe que a coisa mais rápida do universo não é a luz, mas o pensamento… hauahauhauahau

    Eu adoraria aquele barulhinho de internet discada ecoando no meu cérebro :-)

    Não, a coisa mais rápida do universo não é o pensamento, nem a luz. É a dor de barriga, que quando a pessoa precisa correr pro banheiro, não dá tempo de acender a luz, nem de pensar…

    Cesar (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 11:38 am

    Eu sabia que aprender klingon não era perda de tempo! Vo já editar meu currículo.

Este post é antigo (2009-07-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.