Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Na contramão do mercado, sobram vagas em TI

“Um amigo me enviou este artigo e achei que valia a pena partilhar com vocês. Em resumo: “A Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) acredita que existem cerca de 30 mil vagas em aberto no segmento de software e serviços”. Isso aqui no Brasil. Conheço várias empresas no exterior caçando profissionais. A Canonical, por exemplo, tem mais de 30 vagas em aberto.”

Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘadilson·net) – referência (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Khaoz (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 1:50 pm

    Esse tipo de informação tem alguns “poréns”.
    Diversas vagas pedem que você saiba quilos de tecnologias que muitas vezes, quando questionados, nem mesmo os contratantes sabem o que fazer com elas. Supondo que você tenha esse perfil em termos de conhecimento, começam coisas como formação superior, certificação e bla, bla, bla. Você se enquadra ? Pow, você é o cara, vamos agora ao importante: salário.

    - Contratante: “Qual a sua pretensão salarial”
    - Animado: “Tendo em vista a exigência, algo em torno de 3 a 3.5K”
    - Contratante: “Hummm… tava pensando em quinhentinho ? ‘Milão’ e a gente fecha!”
    - Desanimado: “…”

    Não é uma regra, mas acontece com mais freqüência do que imaginam, principalmente quando se refere a badalada tecnologia java.

    []‘s

    Suhanko (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 3:20 pm

    Não é apenas a quantidade de conhecimentos que algumas empresas requerem. Às vezes as exigências são tão específicas que o profissional não existe ou o único que existia era o que saiu da empresa.

    Sérgio Cioban Filho (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 3:21 pm

    Talvez isto não seja verdade…

    Que sobram vagas, sobram, mas que vagas são estas?
    Acho que seriam do tipo:
    “Administrador de redes Sênior:
    Certificações: LPI-3, RHCE, CCNA, MSCE, FCP
    Formação: Superior completo + pós-graduação
    Linguas: Inglês e espanhol fluente
    Conhecimentos: Linux, Windows, HP-UX, Solaris, AIX, FreeBSD, Novell, Programação PHP com Orientação a objetos, C, C++, ShellScript, HTML, CSS
    Salário: R$1.500,00
    …”
    As empresas querem vários funcionários em 1 e ainda querem pagar pouco por isso…

    Sim, existem (muitos) casos assim mas uma empresa que faz este tipo de exigência absurda nem deve ser considerada pelo profissional sério pois não faz o menor sentido já que alguém na cadeia ligando a vaga ao candidato não faz a menor idéia do que está falando.
    Uma coisa que se deve levar em conta é que as melhores vagas não estão nos classificados e agências de empregos (aliás, sugiro que fuja destas como o diabo foge da cruz. Já prestei serviços para várias e são poucas as que trabalham realmente sério) mas na indicação direta. Por isso manter um ótimo nível de profissionalismo onde quer que se vá e uma rede de conhecidos (o famoso networking) é fundamental. Na Canonical, por exemplo, as vagas que aparecem são passadas aos funcionários primeiro e só depois que liberadas ao público.

    @Suhanko: esta é uma a chance de se faturar alto. A lei de oferta e demanda funciona nas duas mãos. Existiam e existem até hoje áreas específicas do conhecimento, não somente em TI que pagam muitíssimo bem. Alguns sistemas de grande porte, por exemplo, vale muito mais à pena ter o profissional pago a peso de ouro que ter que alterar toda uma estrutura que é testada e confiável.

    Jeronimo Zucco (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 7:11 pm

    Outro site diz exatamente o contrário:

    http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=32343

    MTE (Ministério do Trabalho e Emprego): no Brasil, contratações em TI despencam

    A crise mundial não dá trégua para a TI brasileira: conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego, as empresas de informática – divididas em serviços, telecomunicações e fabricantes – passaram a demitir mais do que contratar no último trimestre de 2008 no país, informa o ComputerWorld.

    Nisso tudo, o setor que mais está cortando empregos é o de serviços, que soma saldo negativo de 8.485 vagas de outubro a dezembro do ano passado.

    Já o segmento de fabricação de equipamentos de informática teve seu pior resultado do ano no último trimestre, com 4.560 vagas a menos do que no mesmo período de 2007. No ano, porém, o saldo final foi positivo em 265 vagas.

    As telecomunicações, por sua vez, tiveram saldo médio de 900 vagas por mês durante o primeiro semestre de 2008, número que caiu para 154 vagas em dezembro.

    No entanto, este foi o único segmento em que as demissões não foram superiores as contratações no último trimestre. Ainda assim, o saldo foi positivo em 2.761 vagas.

    Os dados do Ministério abrangem empregos CLT. Por conta disso, o saldo de vagas apresentado não leva em conta contratações de pessoa jurídica ou por cooperativas.

    Quem está errado agora ?

    Jhonny Vegas (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 9:24 pm

    Eu acho que cada uma das perspectivas citadas aqui nos comentários estão corretas.

    Mario (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 10:19 pm

    Este tipo de notícia está mais para ficção. É muito comum este tipo de press release. Além do mais, ele praticamente só cita a IBM.

    Em conversas com clientes e amigos de TI, todos estão afetados pela crise e já estão cortando vagas.

    Patrícia (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 10:26 pm

    Onde estão essas 30 mil vagas??? Concordo com os leitores que disseram que: ou a vaga é absurda ou o salário é miserável!
    E a crise afeta qq setor, público, privado, TI ou pedagogia, pode ser de modos diferentes, mas ninguém sai ileso.

    t+

    Rodrigo Amorim (usuário não registrado) em 4/02/2009 às 12:50 am

    Patrícia,

    Normalmente são os dois juntos. Eles propõe uma vaga absurda, e se você por “obra do destino” e muito esforço (estudos e trabalhos) na vida, se enquadra, o salário é ínfimo. Realmente desse oceano de empresas de TI, a maior parte não sabe valorizar o profissional que querem, ou que deveriam ter. Eu não considero esse tipo de empresa como uma empresa séria.

    Tem também a parte hilária! Depois de muito esforço e dedicação você consegue um bom currículo aos olhos das empresas (não necessariamente aos seus olhos, pois vocẽ sempre vai achar que pode melhorar mais seu currículo com o tempo, com trabalhos, cursos, certificações, etc). E o mercado te recusa alegando que o seu currículo é bom demais e que eles não tem capacidade de te absorver na empresa XD

    Augusto (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 11:50 am

    Realmente… em geral o salário é muito baixo e/ou a exigência de conhecimentos e absurda. MTambém tem vagas que não requisitam tantos conhecimentos, mas mesmo assim pagam muito abaixo do que deveriam. Um grande problema no mercado é que ninguém que treinar/preparar um novo empregado. Todos querem o cara pronto. Não é fácil se formar e conseguir emprego em TI com um bom salário. Se o cara te oferece um salário de R$ 1500,00 + benefícios e te garante alguns cursos de certificação/qualificação, para uma pessoa recém formada (e dependendo da região) é uma grande oportunidade de se aperfeiçoar e depois de um tempo partir pra outra ou até mesmo ganhar um aumento. Entendo que a preocupação das empresas é qualificar o novato e depois ele arranjar um emprego que pague melhor. Investimento foi por água abaixo. É o risco que a empresa deveria ter que correr.

    BrunoFoca (usuário não registrado) em 7/02/2009 às 10:23 pm

    Os colegas já falaram a realidade, existe 30.000 vagas?
    Sim, quantas dessas vagas realmente prestam?
    Umas 300.
    Por sinal o mito da falta de profissionais de TI existe desde 1970, meu pai me diz isso e ele esta nesse mercado a muito tempo.
    Somos profissionais caro e a demanda é maior que a oferta em varias tecnologias, o mercado espalha o boato da falta de vagas, se inunda de profissionais e ai eles escolhem aqueles que querem ganhar menos.

Este post é antigo (2009-02-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.