Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Era difícil e ficou trivial (parte 1): modem 3G no Linux

O André Gondim apresentou em seu blog um exemplo de como configurar um modem 3G no Linux – mais especificamente na versão corrente do Ubuntu 9.10, mas de forma similar ao que já ocorre em outras distribuições modernas. Saiba mais (andregondim.eti.br).

No histórico do BR-Linux já constam links para tantos tutoriais de procedimentos complicados para realizar a mesma operação, que considerei justo fazer o registro de que hoje, ao menos para quem tem os modems 3G identificados corretamente pelo sistema, e é assinante das operadoras mais comuns, a configuração já inicia automaticamente e prossegue naquele sistema “Avançar, Avançar, Concluir” que tantos usuários preferem.

Para quem tem aparelhos menos comuns, ou é assinante de outras operadoras, as instruções antigas que constam no histórico provavelmente continuam valendo ;-) Já tive que “me virar” para fazer funcionar outros modelos há alguns anos, mas agora eu uso modem 3G (um Huawei E230, da TIM) todos os dias, e sou feliz por poder usar este tipo de recurso de configuração automatizada, após muito sacrifício nos tempos pré-assistente de configuração!

Ao longo desta semana, inspirado pelo post do André, vou tentar tratar diariamente de algum item de hardware que no passado era complicadão de configurar no desktop Linux, e agora (pelo menos em marcas e modelos selecionados) se aproxima de fato do modelo “Plug and Play”.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 10:19 am

    Não acho complicado instalar o usb-modeswitcher, usar o modprobe e criar uma regra no udev. :-)

    Narcélio Filho (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 10:39 am

    Eu ainda acho que está complicado! Tem que dizer pro Ubuntu qual é o provedor? Ele tinha que descobrir isso! `;^)

    Juan (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 10:52 am

    Usei o 3G da Claro no OpenSuse sem nenhuma complicação. O sistema detectou o modem huawei e o colocou como uma das redes disponíveis. Acho que esse é o papel do sistema operacional, facilitar o uso da máquina.

    >> Não acho complicado instalar o usb-modeswitcher,
    >> usar o modprobe e criar uma regra no udev. :-)

    Concordo.
    E na piooooooooor das hipóteses, se não funcionar com o NetworkManager, pega um .conf pronto do wvdial :P

    Leonardo Barros (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 11:12 am

    Realmente ficou muito fácil.
    Sou usuário de dois modem’s o MD300 da SE e o e226 da Huawei e no meu próprio blog coloquei várias dicas.
    O huawei no Ubuntu tem mais aceitação e com o MD300 há a necessidade de configuração onde muitos encontram dúvidas.
    Certamente está virando um caso de plug and play

    Lucas Perillo (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 11:34 am

    Esse negócio de modem 3G, modem ADSL, modem isso, modem aquilo é muito complicado, por isso que uso conexão a rádio; nem precisa configurar modem, é só ligar o computador e navegar. Também não têm cotas mensais. O ruim é quando vem chuvas fortes, ou quando dá problema na antena central… :/

    Celi Frena (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 11:53 am

    “Esse negócio de problemas quando vem chuvas fortes, ou quando dá problema na antena central é muito complicado, por isso uso conexões 3G e ADSL, é só configurar o modem uma vez, e aí ligar o computador e navegar (…)”

    Primeiro foi o “automount”, depois o “boot” gráfico, a seguir “auto-login”. Para gravar CD não preciso mais do “cdrecord” na linha de comamndo, configurar rede nem me lembro mais (ifconfig, hosts, resolv.conf, etc). Instalar driver da nVidia é milhoões de vezes mais fácil e sem precisar do CD de instalação. O tradicional “./configure && make; make install (como root)”, só para saudosismo mesmo, e até mesmo o apt-get, rpmi e yum perderam o charme. Caçar dependências, nem mesmo no Slack preciso mais (slapt-get).
    Caramba, nem mais minha filha acredita nas dificuldades iniciais do Linux.
    O linux é tudo que o Windows queria ser e não o contrário como muitos ainda dizem

    Vale lembrar que o Ubuntu 9.10 não é a versão corrente mas a que será lançada no mês que vem.

    É, eu falei sobre a versão corrente do Ubuntu 9.10, e de fato alguém poderia interpretar que eu quis dizer que o 9.10 é a versão corrente do Ubuntu.

    Daigo (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 3:18 pm

    Eu tenho Modem Huawei, não preciso ter todo esse trabalho, uso o Kernel 2.6.30, nele vem o Umtsmon (q ali[as está disponível desde o 2.6.29 no Sidux), que não requer nada especial para detectar e fazer o Modem 2.5G funcionar.

    Shikasta (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 4:43 pm

    André Gondim, parabéns pelo seu post, ele foi muito útil prá mim, que só conseguia 3G no Windows.

    Obrigado, valeu seu esforço, seu blog também é legal, vou acompanhar sempre.

    Um abraço.

    Alexandre Rodrigues Vianna (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 5:44 pm

    Motivado por este artigo, fui até uma loja da VIVO.

    Quem me atendeu informou que os modens que melhor funcionam com o Linux são os da Huawei. Interessante o tal Umtsmom, citado pelo colega.

    Penso que seria interessante também um novo trabalho, por aqui, de compatibilidade, como aquele feito em 2007, envolvendo a compatibilidade destes modems e respectivas distros – o que funciona automaticamente, o que requer configuração manual, preferencialmente linkado com os tutoriais da configuração.

    E, como perguntou um ontem, se não quero também uma porção de fritas. Se for pequena, aceito…:-)…

    João Pedro Francese (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 10:47 pm

    Fica faltando só conseguir usar um celular 3G com Bluetooth (eg.: N95) como modem facilmente… :)

    Ou é fácil e eu que não descobri?

    Não acho fácil fazer, mas tem solução, já usei algumas vezes. Procure por “bluetooth dun linux” ou “bluetooth tethering linux” que você deve encontrar como fazer na sua distribuição – às vezes com alguns passes de mágica no meio do procedimento.

    Edinaldo (usuário não registrado) em 23/09/2009 às 10:27 pm

    Atualmente uso o Debian “squeeze”, com um modem ZTEMF626 da Vivo, convenhamos que o suporte a hardware melhorou significativamente, porém, ainda falta a facilidade do plug’n'play. Veja o caso da Vivo, o discador “é uma porcaria” sua instalação e interface são bem toscas, diz que é compativél com o Ubuntu 7.04 e 8.10, mas ao instalar quebra o DPKG, o sistema fica funcional, porém, sempre que atualizamos ou instalamos programas vem o lembrete do pacote zmc-vivo desconfigurado.
    Adotei a seguinte rotina: não usar o discador da Vivo, NetworkManager ou qualquer discador (wvdial, kppp gnome-ppp, etc.) e usar somente: Terminal + usb-modeswitch + pppconfig, a conexão funciona que é uma maravilha. No MSWindows simplesmente não consigo utilizar a internet pois fico sempre em 2G, quando utilizo um arquivo ‘.bat” para conectar a conexão melhora, mas sem comparação ao Linux. Será para essas empresas (Vivo e etc.) não existimos ou é apenas uma tendência a favocecer os “empurradores de mouse”?

    Lewis (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 5:30 pm

    Alguem tem experiencia com o modem interno que vem no Dell Mini 9?

    Tentei via networkmanager e via wvdial mas a conexão cai logo que conecta :-(

    psicoppardo (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 7:24 pm

    trivial uma capirósca, tenho um modem onda msa405hs, operadora tim, e isso é que sacrifício já tentei via udev rules, wvdial etc. E não consegui nada de conexão no unbutu 9.10.

    Tem que realmente ter uma lista destes famigerados modens: quais são reconhecidos automaticamente e quais não são.

    facilitaria muito a vida do usuário.

    Principalmente com advento dos netbooks 3g.

    RRodrigues (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 9:30 am

    Migarei do WinXP para o Linux e na primeira tentativa já consegui aconfigurar o HUAWEIE 156 e conectar à internte apenas usando o modprobe e criando a regra udev :-)

    RRodrigues (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 9:35 am

    MIGREI do WinXP para o Linux e na primeira tentativa já consegui configurar o HUAWEIE 156 e conectar à internte apenas usando o modprobe e criando a regra udev :-)

    PERDÃO PELO “MIGAREI” :’(

    Alectronix (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 3:30 pm

    Infelizmente, até o Ubuntu 9.04 com o networkmanager não tive sucesso. Nesse sistema prefiro utilizar o pppconfig. Após conectado, baixo o Vodafone Mobile Connect Card Driver for Linux e passo a utilizá-lo. No Mandriva, com seu centro de rede, a conexão é também muito fácil. No slackware (slax) já tive sucesso rapidamente através do pppsetup. No final, é atenção ao DNS para não cair no famoso conecta-mas-não-navega.

    Modem: Huawei E226

    ” Era dfícil…”: ótima idéia.

    Daigo (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 7:56 pm

    Problemas com o Ubuntu? Tente o Umtsmon do Sidux pra ver c funciona.

Este post é antigo (2009-09-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.