Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft encerra até junho atividades da enciclopédia Encarta

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (31) que, até junho, fechará definitivamente sua enciclopédia eletrônica Encarta, que era a mais importante do gênero há apenas dez anos, em um reconhecimento silencioso de que o site Wikipedia se transformou a principal referência on-line deste tipo de serviço.

Em mensagem publicada em seu site, a Microsoft diz que “a Encarta foi um produto popular no mundo todo por muitos anos”, já que a enciclopédia foi distribuída em quase todos os países em CD-ROM e pode ser acessada pela internet.

A Microsoft acrescenta, entretanto, que “a categoria tradicional de enciclopédias e materiais de referência mudou: agora o público procura e consome informação de formas consideravelmente distintas às de poucos anos atrás”.

A principal diferença é que a Encarta, seguindo o modelo da Enciclopédia Britannica, oferecia um produto acabado, com atualizações periódicas, enquanto que a Wikipedia e similares publicam informações que, apesar de exigirem checagem, são atualizadas constantemente.

Como prova de sua constante revisão, a Wikipedia já informa em seu artigo em inglês sobre a Encarta que “a Microsoft anunciou em março de 2009 que interromperá a venda da Microsoft Student e todas as edições do programa Encarta Premium, no mundo todo, em junho de 2009″.

“A Microsoft citou as mudanças na forma como as pessoas procuram informação e no mercado tradicional de enciclopédias e materiais de referência como razões-chave” para a decisão, acrescenta o artigo da Wikipedia, com base no que foi publicado no site da fabricante da Encarta.
(via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diego (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 2:41 pm

    1º de Abril…
    huahuahuahu
    vcs quase me enganam!!

    [...] sua enciclopédia eletrônica Encarta, que era a mais importante do gênero há apenas dez anos [...]

    10 anos? LOL
    Nunca ouvi falar de tal enciclopédia. o.O

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 2:46 pm

    Essa notícia é verdade! Não é 1 de Abril!

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 2:49 pm

    Isso aí saiu ontem. Eu vi em outras fontes também. Isso é verdade mesmo, não é piada de 1º de abril. Parece que o “espírito de 1º de abril” já se acalmou. Olha isso:

    http://encarta.msn.com/guide_page_FAQ/FAQ.html

    Acontece que eles anunciaram o fim para outubro e não para junho.

    Quer fonte melhor?

    @VSMoraes

    Se vc nunca ouviu falar é provavelmente porque tem menos de 30 anos ou não é de SP, durnate muito tempo esta enciclopedia era distribuida em cds como atrativo para assinantes do estadão, e durante algum tempo ocupava posição de destaque em algumas bancas na região da paulista, o que me surpreendeu, até mesmo por não ter tido acesso a mesma, é saber que é um produto MS.

    braun1928 (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 3:18 pm

    É, essa enciclopédia foi a primeira multimídia que usei. Veio junto com meu kit Sound Blaster AWE64 comprado em nossos hermanos. E era muito boa, bastante conteúdo, vídeos, sons e etc. Isso em… 1994, se não me engano. Só existia em inglês na época.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 4:13 pm

    wikiwiki.

    em miguxes ainda não, mas confiram a Vicipaedia Latina, libera encyclopaedia

    :)

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 11:21 pm

    [...] o que me surpreendeu, até mesmo por não ter tido acesso a mesma, é saber que é um produto MS.

    Porque, como a maioria dos produtos da Microsoft, ela é comprada. Na verdade, a Encarta é o resultado da fusão de três enciclopédias compradas pela Microsoft: a Funk & Wagnalls Encyclopedia, a Collier’s Encyclopedia e a New Merit Scholar’s Encyclopedia, sem falar em outras enciclopédias locais que a Microsoft comprou.

Este post é antigo (2009-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.