Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o RC1 do KOffice 2.0

“Dia 08/04/09 a equipe KOffice lançou a primeira, e talvez única, RC (Release Candidate) para KOffice 2.0, trazendo mais de três anos de trabalho a uma conclusão temporária. Comparado com o Beta 7, esta versão traz um grande número de correções de bugs e nenhuma única característica nova, como deveria ser!

A equipe KOffice aconselha a todos os beta testers a fazerem o upgrade para esta versão e convidam os demais usuários a testarem este lançamento.”

Enviado por .deb (iniwebΘiniweb·com·br) – referência (iniweb.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fellype (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 1:34 pm

    Tomara que tenham resolvido os problemas com arquivos no formato ODF. Nas vezes em que tentei abrir arquivos do Openoffice com o KOffice a experiência não foi muito agradável.
    Uma característica que já era boa na versão 1.6 é a importação de PDFs no KWord. Tomara que eles a tenham aprimorado ainda mais.
    Acredito que, pelo menos na plataforma Linux, o KOffice vai concorrer pau-a-pau com o Openoffice (com grandes chances de superá-lo).

    .deb (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 2:09 pm

    Acredito que, pelo menos na plataforma Linux, o KOffice vai concorrer pau-a-pau com o Openoffice (com grandes chances de superá-lo).

    Sinceramente, eu espero que supere. Particularmente não gosto do OOo.

    tenchi (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 2:10 pm

    Fellype, por enquanto parece que o pessoal do Koffice seguirá a linha do KDE, que lançou um “ponto zero” ainda não pronto. Ou seja: o 2.0 não será exatamente um 2.0 :-)

    Espero sinceramente que o Koffice se torne melhor que o OpenOffice (sempre é bom ter mais que uma opção) e me parece que está seguindo um caminho melhor que o OO. Agora só falta a estabilidade do pesadão para ficar excelente.

    Atualizei ante-ontem o slack daqui de casa para o current e veio o KDE 4.2.2 com o Koffice beta7. Vou instalar o RC1 para ver no que é que dá.

    cochise (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 5:47 pm

    O que aliás é ótimo tenchi.
    Dar uma parada, estabilizar e liberar uma versão sem bugs. Porque usar os alpha e beta era praticamente impossível. Portanto feedback de usuários nem pensar, só reportes de beta testers.
    Assim que voltar para o meu comutador vou atualizar os repositórios do Yast e intalar.

    Na condição de usuário, eu não vejo de forma positiva (independente dos motivos apresentados) quando os desenvolvedores me oferecem, sinalizando com marcações típicas de versão estável, uma versão de qualquer coisa antes de considerarem pronta para o uso pelo público em geral, porque gostariam que mais gente testasse.

    Vários produtores e distribuidores fazem isso (e quando é de software proprietário, são criticados pesadamente), mas considero incompatível com o conceito de qualidade que eu mesmo procuro adotar, que é o de Juran (“adequação ao uso”).

    Fazer a escolha mais adequada ao processo de desenvolvimento, quando não é compatível com o interesse imediato do usuário final, e arbitrariamente deixar de chamar de beta um produto que vinha sendo chamado assim e sabe-se que ainda não atingiu o estágio de maturidade desejado, na intenção de fazê-lo chegar mais rapidamente a este estado, me parece ser uma escolha infeliz, embora os desenvolvedores tenham pleno direito de fazer o que preferirem com seu software, inclusive privilegiarem sua própria experiência, ainda que às custas da experiência de quem opta por usar o produto do trabalho deles.

    Acho que precisavam inventar uma nova denominação específica para esse estágio pós-beta-para-usar-mas-não-estável-nem-final. ‘Delta’ já usaram para outra coisa, podia ser ‘gama’…??

    Valdomiro (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 7:33 pm

    Concordo com o Augusto.
    Já está disponível na versão RC para quem quiser testar. Então para que lançar como final uma coisa que é certo que contenha bugs?
    Quem faz isso é o pessoal dos SP1,SP2,SP3,SPn.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 7:40 pm

    Este negocio de versão “x.0″ está tão avacalhado, a tanto tempo, que o melhor mesmo é ler as notas, muito embora tenha muita gente por ai publicando suas versões finais, dizendo ser a ultima maravilha do mundo, mas só fica aceitável após uns 3 updates.

    O essencial, nesses casos, é se jogar limpo e dizer se a aplicação é ou não indicada para todos, se informarem que é só indicada a quem está afim de catar bug está valendo, mas suprimir e mesmo assim dizer que é versão final sem ser (como tem feito uns por ai) é sacanagem, das grandes, pouco importando se é livre, proprietário, domínio publico e tudo mais.

Este post é antigo (2009-04-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.