Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KOffice 2.0 beta 5 melhora compatibilidade com ODF

“”O pessoal do KDE publicou essa semana o beta 5 do KOffice 2.0. O KOffice tem tudo para conquistar diversos usuários, a suíte de escritório vem se aperfeiçoando cada vez mais e promete bastante na versão 2.0.

Nesse beta 5 o grande trabalho dos programadores se deu no salvamento e abertura de arquivos do OpenOffice, no formato OpenDocument. Além de correções de bugs detectados e incompatibilidades sendo removidas, o suporte a arquivos ODF fica mais próximo do “ideal”.

O KWord, processador de textos, recebeu atenção especial nesse beta, onde afirmam que corrigiram todos os bugs reportados que faziam ele travar.

A popularidade do KOffice está diretamente relacionada à do KDE, que não é pequena, apesar de ter sido baleada com a grande recusa do KDE 4 quando comparado ao 3. Mas ele não depende do ambiente gráfico KDE em si, podendo rodar em outros ambientes gráficos (tendo as devidas bibliotecas instaladas) e até mesmo em outros sistemas, como no Windows. Tende a ser uma alternativa ao OpenOffice. Ainda é cedo para dizer se será “melhor” ou “pior”, mas que será uma boa alternativa, isso é certo.”

Mais detalhes no anúncio oficial do projeto.”

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 17/01/2009 às 8:28 pm

    Bom, se o OOo não está dando certo igual dizem… que venham alternativas

    Valdomiro (usuário não registrado) em 17/01/2009 às 9:36 pm

    Eu sinceramente espero que o KOffice progrida bastante. Gosto dele, mas realmente tá devendo na compatibilidade e só não o uso por causa disso. Tenho um documento em odf feito pelo OpenOffice.org que fica todo desarrumado quando aberto pelo Kword. Já no AbiWrod abri praticamente normal. Vamos ver. Aposto nele. :)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/01/2009 às 10:08 pm

    Se conseguirem deixar estável e compatível com o ODF a troca do OOo pelo KOffice é praticamente obrigatória.

    Qualquer coisa a menos rodando java já é ótimo.

    Rodrigo Carvalho Silva (usuário não registrado) em 17/01/2009 às 10:27 pm

    Estou ansioso também! Mas vale lembrar que o ODF não é o “formato do OpenOffice”, ele é um padrão aberto que deveria ser seguido, como formato padrão por qualquer pacote de escritórios.

    Mas o OO não roda Java. Ele usa Java em alguns recursos, mas pode ser desabilitado, acho que justamente pra agradar os anti-java (que só perdem pros anti-MS em fanatismo).

    O KOffice ainda está bem atrás do OO, tanto em recursos quanto em compatibilidade. É mais fácil ele abrir bem um arquivo .doc do que um ODF, mas como ele anda evoluindo rápido, uma hora inverte.

    tenchi (usuário não registrado) em 18/01/2009 às 12:09 am

    Na versão 2.0 do koffice modificaram muito a interface dos programas, que está mais limpa e com as principais funções em painéis acopláveis…

    Tomara que a mudança seja benéfica e que consigam deixá-lo melhor que a versão anterior, que era excelente em recursos mas era limitada pela compatibilidade de formatos.

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 18/01/2009 às 12:21 am

    marcosalex, tenta usar multimedia (audio e/ou video) no Impress, se você conseguir fico calado.
    Na minha miseravel opnião, um dos principais problemas do OO/BrOffice é a tão querida e glorificada “Sun Java”

    Eu instalei o KDE 4.2RC1 de um repositório externo e agora o pacote koffice-data-kde4 não instala, pois ele tenta reescrever uma pasta de ícones já usada pelos pacotes da interface KDE4. Alguem aí usando K/Ubuntu 8.10 tem alguma idéia pra resolver isso?

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 18/01/2009 às 2:54 pm

    é muito fácil falar que a culpa é do Java.

    a performance do Java tem melhorado a passos largos nos ultimos anos, mas o que os flamers querem é só um judas para queimar. Comprovar qualquer coisa dá trabalho…

    Tenho sérias críticas ao OO, mas até onde eu sei, nenhuma delas tem a ver com o java e sim com requisitos funcionais que estão faltando ou são mal implementados

    João Dalvi (usuário não registrado) em 18/01/2009 às 3:12 pm

    Koffice 2 bota o OO no chinelo.
    Koffice rules!

    João Dalvi

    Demi (usuário não registrado) em 18/01/2009 às 4:01 pm

    Clésio Luiz,
    Tive o mesmo problema, resolveu usando o argumento force para o dpkg:
    dpkg -i –force-all /var/cache/apt/archives/kde-icons-oxygen_4%3a4.1.96-0ubuntu1~intrepid1~ppa1_all.deb
    Antes, rode o “apt-get -f install” para ver qual é o pacote (o do exemplo é o do KDE 4.2, que instalei depois do Koffice 2.0) que deve ser forçado. E depois, esse para concluir a instalação:
    dpkg –configure -a

    Engraçado, desativei o Java na minha máquina e mesmo assim consegui ver os recursos multi-mídia. A única coisa que não funcionou foi acessar banco de dados, mas mesmo assim não testei a fundo. De qualquer forma, não sou anti-java, inclusive acho uma ótima linguagem. Mas pra quem não gosta, tem dezenas de outras ótimas linguagens pra escolher.

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 18/01/2009 às 6:10 pm

    marcosalex , isso aih se chama Go-OO, um semi-fork do OpenOffice que usa uma implementação do Gstreamer para as funções multimedia, coisa que a Sun não deixa entrar no OpenOffice dela, para acessar funções multimedias no Sun OO você precisa do framework “JMF” instalados com varios problemas de compatibilidade principalmente comos formatos de audio e video que são aceito por este framework( basicamente audio em wave e video em mpeg1 (que você acha?)), Ubunto e outros Distros usam compilações do Go-OO ao inves do OpenOffice da Sun.
    Sem só para o momento.

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 18/01/2009 às 6:15 pm

    errata onde tem “comos”, ler-se “com os” (faltou um espaço entre o “com” e o “os”).
    e “Ubunto” > “Ubuntu”.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 18/01/2009 às 7:18 pm

    O KWord é bom demais! Qualquer um pode usá-lo como um processador de textos ou ferramenta de editoração eletrônica sem apelar para gambiarras (como no Word e no Writer).

    Como o Tenchi falou acima, o problema do KOffice é a compatibilidade entre formatos diferentes de arquivos.

    Se resolverem isso na versão 2.0, largo meu OO.org e passo a usá-lo em tudo!

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 10:54 am

    Os problemas do OpenOffice definitivamente não são culpa do Java. Alguém aqui já testou o ThinkFree Office? Ele é uma suite Office proprietária feita inteiramente em Java. Perguntem se ele tem os mesmos problemas do OpenOffice! Pelo contrário, seu desempenho é muito superior ao do OpenOffice.

    O OpenOffice é mal-feito mesmo. Não é documentado direito e os algoritmos são ineficientes. Algoritmo ineficiente só se resolve redesenvolvendo os algoritmos, não adianta colocar pilhas de hardware para rodar o aplicativo que não vai funcionar. Não é preciso fazer uma análise de regressão para perceber que o OpenOffice leva um tempo assintoticamente proporcional ao quadrado do tamanho de um arquivo para salvá-lo. Algumas pessoas dizem que o OpenOffice.org é lento. Ora, se ele fosse lento, seria fácil de resolver o problema usando computadores mais rápidos. Mas a verdade é que o buraco é muito mais em baixo, ele é ineficiente.

    João Marcus (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 11:53 am

    @Jack,

    Posso até concordar que o OpenOffice é ineficiente. Porém, muita gente parece esquecer que ele é feito para ser multi-plataforma. O KOffice não possui binários oficiais para Windows.
    Sinceramente não entendo essa crica da galera com o OO.org. Ele pode ter seus problemas, mas ainda é o que melhor abre documentos do Word. O ThinkFree não chega nem perto.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 12:52 pm

    Não sei o que você quis dizer. O KOffice também é multiplataforma, apesar de não rodar no Windows. Eu poderia até dizer que o KOffice é mais multiplataforma do que o OpenOffice, pois o KOffice roda em mais arquiteturas do que o OpenOffice (e.g. no OpenBSD eu consigo rodar o OpenOffice somente nas arquiteturas i386 e AMD64, mas consigo rodar o KOffice em várias outras arquiteturas, inclusive ARM e SPARC64). O ThinkFree também é um pouco multiplataforma, mas ele é proprietário…

    E eu acho que você nunca testou o ThinkFree se você pensa que ele não chega nem perto do OpenOffice em abrir documentos do Word. Na verdade o ThinkFree faz isso melhor do que o OpenOffice em algumas áreas. O ThinkFree Write exibe corretamente as tabelas, sombras e setas do Word. O ThinkFree Show exibe melhor as animações e transições do PowerPoint, e dá melhor suporte a conteúdo multimídia. Não quero fazer propaganda do ThinkFree e nem acho isso mérito algum, só estou comentando já que você tocou no assunto, mas na verdade não gosto do ThinkFree porque ele é proprietário.

    O KOffice pode não abrir muito bem documentos do Word, mas ele também tem seus méritos. Ele tem melhor suporte a SVG. Trabalhar com diagramação no KWord não é, ao contrário do OpenOffice e do Word, uma tortura. Não chega perto do TeX mas é bom. Os gráficos do KSpread são bem melhores do que os do Calc, e ele dá suporte a análise de dados usando programação em R. Ah, e o KOffice tem um gerenciador de projetos, um editor de imagens, um editor vetorial e um editor de diagramas (KPlato, Krita, Karbon14 e Kivio respectivamente).

    @Paulo Pontes

    Não acho que o Java está melhorando tanto assim em desempenho, as máquinas é que estão com um desempenho melhor.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 2:04 pm

    Falando em compatibilidade com os docs deixa eu dar meu testemunho de uso entre OOo e KOffice.

    Usei o KOffice a muito tempo, quando era padrão no Kurumin e eu, na minha discada, não tinha paciência de baixar o OO, ai este assumiu a posição e fiquei com ele, justamente na época no meu trabalho disponibilizaram uns arquivos .doc cheio de tabelas e formatações, o OO nunca conseguiu se dar bem com eles, acabava quebrando tudo.

    Depois de muito tempo voltei a dar um chance para o KOffice (meio por culpa de uns comentários do Tenchi aqui) e ele estava bem legal, fiquei usando para o pouco que faço aqui, mas um dia, meio sem querer, acabei abrindo os ditos .doc e pasmem, abriu certinho, formatação e tabelas corretas, ai abri o manual do meu fax/modem (tbm um .doc) e também abriu certinho, então, no meu caso, foi uma mão na roda.

    Deixo claro que só abri esses arquivos no OO da serie 2 e no KOffice estável, que vem na serie 3 do KDE.

    Ahhh, e eu usei ele no Windows, na realidade instalei o KDE for Windows para ver qual era, como era de se esperar não dava para usar, mas já abriu, um bom sinal.

    tenchi (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 2:09 pm

    @Jack Ripoff, o Koffice 2.0 é, assim como o KDE4, multiplataforma, funcionando em vários Unixes e no Windows, embora não existam binários oficiais. Na verdade nem há binários oficiais para Linux, já que o negócio nem foi lançado ainda! :-)

    Quando ao conjunto da obra, o Koffice é bem mais completo que o OO, pode até não ser em recursos, mas certamente em quantidade de aplicativos, como estes que você citou (gosto do OO, mas o programa de edição de gráficos vetoriais dele é muito ruim :-().

    O negócio do OpenOffice é ele ser reescrito do zero. Se a Sun se comprometer a isto acredito que teremos uma excelente suíte de escritório. Nem que demore um, dois, quatro ou cinco anos.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 2:46 pm

    Bem lembrado tenchi. Eu quis me ater ao que temos de estável hoje e por isso preferi não citar o KOffice 2, mas realmente vale à pena lembrar que ele promete ser ainda mais multiplataforma do que as versões atuais. Se o KOffice 1 já é, de certa forma, mais multiplataforma do que o OOo, então com o 2 o OpenOffice não vai poder competir.

    Eu pessoalmente acho que não vale à pena reescrever o OOo, sendo que existe o KOffice. Seria um grande esforço duplicado.

    @Jack Ripoff, se a arquitetura da coisa está mal-feita, não adianta remendos; a própria arquitetura deve ser revista…

    Não acredito que seria um desperdício por existir o koffice, já que haveria quem queira usar o OO.

    Basta pensar que OO já está num bastante maduro. Tendo isto em mente, “basta” passar a não desenvolver novos recursos para a versão corrente (3.0), mas somente corrigir bugs.

    Enquanto isto outra equipe da própria Sun (ou mesmo se todos os desenvolvedores se unissem seria bem melhor) se encarregaria de reescrever a coisa, quem sabe usando ferramentas e bibliotecas mais modernas, como a Qt4, que é “multiplataformíssima”, ou mesmo algo como GTK ou outra toolkit leve e multiplataforma.

    Com o pessoal do KDE foi assim. Pararam com o KDE3, só corrigindo bugs e partiram para o 4. Demorou mas saiu.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 12:17 am

    se a arquitetura da coisa está mal-feita, não adianta remendos; a própria arquitetura deve ser revista…

    Eu entendi o que você quis dizer e concordo. Só comentei que acho que seria um esforço duplicado, eu acho que seria melhor eles juntarem forças com o KOffice.

    haveria quem queira usar o OO.

    Bom, então quem quer continuar usando pode continuar mantendo, não é? :P

Este post é antigo (2009-01-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.