Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Jogos educativos em computador econômico proposto em universidade dos EUA

Alunos da Universidade de San Diego, na Califórnia, trabalham no desenvolvimento de um computador voltado aos jogos educacionais, com preço de 12 dólares. O modelo usa como base o microprocessador do videogame Nintendo de 8 bits, que fez muito sucesso na década de 80. O chip desse console, lançado há 25 anos, tem a patente expirada. Além do mais, ainda encontra-se em produção e é muito barato

Fora o chip, o computador educacional tem teclado, mouse e controle de videogame. A tela é um aparelho de televisão qualquer, mesmo em preto e branco, e o software roda a partir de um cartucho. Quando desenharam o produto, os alunos pensaram na classe média de países emergentes como a Índia, onde a maioria dos lares tem uma TV, mas não um PC.

Agora, os estudantes testam o computador – querem descobrir detalhes como resistência do equipamentos e possíveis problemas. Quando terminarem essa etapa, vão disseminá-lo para a educação de milhões de crianças na Índia, África e até mesmo Brasil, entre outros países em desenvolvimento. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexandre (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 3:45 pm

    Nintendinho??? por que não um MSX???

    Imagino que você também possa começar algum projeto se baseando na arquitetura do MSX ;-) E que o fato de o projeto vir dos EUA, e não dos países em que o MSX foi mais popular, possa ter influenciado a decisão.

    Mas se a questão da propriedade intelectual sobre a CPU for realmente importante, imagino que os equipamentos baseados no padrão MSX tenham uma situação diferente daquela apresentada como vantagem na linha Famicom.

    Não acredito no futuro desse tipo de iniciativa… Países “ricos” querem inventar computadores com recursos quase nulos e dizendo que tem fins educativos em países “pobres”… Isso é só um devaneio dos orientadores+estudantes envolvidos, esperando que saiam disso alguns pós graduados, e obviamente arrecadar dinheiro vendendo um monte de lixo.

    Alguém lembra do “Magic Computer” que apareceu há alguns anos atrás? É exatamente isso que está sendo refeito. Um processador de Nintendo 8-bits num teclado, e programação em basic.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 6:24 pm

    Todo dia tem um computador desse, não aguento mais. Já deu certo alguma vez? Pelo menos no Brasil? Eu não fiquei sabendo. Se fosse para frente… :(

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 7:57 pm

    @Gabriel Rezende
    De tempos em tempos a Dynacom lança um aparelho igual a esse teclado da Universidade de San Diego. Antigamente era o Magic Computer, e agora é o PC Game.

    Quando lançaram o PC Game, eu quase comprei-o, mas como eu não descobri se vinha ou não com interpretador Basic, deixei de lado :’(

    oO (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 8:57 pm

    Verdade, tb lembrei da Dynacom e seus “PCs” com chip de nintendinho. Os gringos tão achando que inventaram a roda rs

    Hey, até um tempo atrás – uns nove anos – eu tinha um pense-bem. Será que não funciona também pros pé-ralados do terceiro mundo, como disse o Nightmarelord? Em minha opinião estes pesquisadores estão delirando.

    Hoje em dia e possível sim a produção de um computador de baixo custo com componentes “atuais”. O problema maior são as patentes e royalties, que é o que mata qualquer tentativa de um projeto viável.

    Ou em vez de usar um nintendinho de trinta anos atrás, que tal reaproveitar computadores de verdade que a maioria joga fora? Algo como k6, uns pentiums 2 ou 3. Acredito que haja muito por aí jogado. Daí com uma plaquinha qualquer dá até pra usar a televisão como monitor, embora a experiência seja horrível numa resolução de 240×320… Acho que até o ponteiro do meu mouse é maior que isso… hauahau O resto das peças certamente fica bem menos que US$ 12…

    Ah… isso me deixa nervoso e me faz ficar com saudades do meu pense-bem…

    Olha o meu aqui:
    http://leandrosan.files.wordpress.com/2007/10/pensebem.png

    Para mim fazer um projeto muito básico em termos de poder de processamento é um erro pois arquiteturas assim limitam muito os aplicativos, Uma alternativa a se considerar seria a arquitetura com base em processadores AMR como aqueles utilizados em celulares chineses podem dar maior poder de processamento e ainda assim manter o projeto com baixo custo, eu realmente não acho que um computador de U$ 12,00 seja uma boa ideia por si só, se você quer preço acho que o limite de U$ 50,00 seria bem melhor pois o preço não tornaria o projeto proibitivamente caro e teriamos um aumento consideravel no poder do hardware.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:33 am

    Não querendo fazer propaganda mas já fazendo…
    http://www3.dynacom.com.br/upload/video1.html
    na dynacom ainda produzem uma versão de micro baseado no processador do nintendinho. Uma amiga minha tinha um modelo antigo com o micro embutido num teclado. De repente eles podiam pedir consultoria para os brazucas da Dynacom ou pagar os direitos autorais.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:34 am

    http://www2.dynacom.com.br/2006/mod2x.asp?sv=999956&lg=
    no link acima o modelo “novo”.

    jasonnfedora (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:40 am

    Na moral nintendinho foi a melhor coisa que lançaram naquele tempo. Quem aqui não foi totalmente fã do ninja gaiden? castlevânia e outros? Comparar o MSX (onde eu tive tambem) com o nintendinho é loucura.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:47 am

    Parece uma mistura de win3.11 com win95!!!

    Já vi eese filme: “Computador para pobre” ou o vulgo computador de 100 doláres, que já deve te passado dos 200 e mudou para OLPC.

    A estrutura é outra mas a mentalidade estupida é a mesma. Não seria mais fácil doar um computador igual o que as “pessoas normais” costumam usar?

    Imagine um coitado lá no interior da Índia (ou mesmo do Brasil) com um lixo desses. Ele começa a se desenvolver bem e a achar que já sabe tudo de informática; sai do interior para procurar emprego nesta área e descobre que computador é algo diferente.

    Se querem dar um brinquedo legal e barato pras crianças então dêem um pega-varetas, ou dominó. Isso é uma sacanagem com quem não tem condições.

Este post é antigo (2009-02-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.