Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Instalando Oracle Forms and Reports no Linux

“Um grande impedimento da adoção do Linux como plataforma para os desktops em empresas pode ser a dificuldade de portar seus ERP do Windows para o Linux. Com o Oracle Forms & Reports ocorre isso e embora exista um Runtime para Linux ele não é portável como a JVM do Java, por exemplo.
Porém utilizando o Wine é possível utilizar tanto o Runtime quanto o Builder da Oracle diretamente do Linux, compilar e distribuir aplicações como fazemos no Windows sem mistérios.”

Enviado por Petter (petterΘviamais·net) – referência (viamais.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Conan (usuário não registrado) em 11/03/2009 às 3:49 pm

    Essa solução é péssima. Não pelos aspectos tecnicos, más por rodar em plataforma não certificada pela Oracle. Quem adotar essa solução poderá ficar sem suporte e sem garatia do produto em caso de necessidade.

    O grande pensador (usuário não registrado) em 11/03/2009 às 7:10 pm

    Grande coisa.
    A maior parte dos elementos do universo da informática não tem certificação alguma.
    E funciona.E quando deixa de funcionar, é culpa sempre do administrador/programador que fez caquinha. Ou seja… não é grande-coisa para quem sabe o que está fazendo. Pra quem não sabe o que está fazendo, resta o windows… pelo menos nivela-se por baixo. :D

    huahuahau! Boa, essa!
    Realmente, não é a solução ideal, mas ajuda muito. E ajuda a pressionar a Oracle pra lançar um runtime decente pra Linux.

    Petter (usuário não registrado) em 12/03/2009 às 8:14 am

    Sobre os comentários acima, o fato é que o Runtime da Oracle não funciona como a JVM do Java (multiplataforma) e isso é uma barreira na adoção do Linux para desktops em empresas.
    Imagine a cena: a empresa tem seu ERP executado em desktops Windows, tudo vai bem, mas na produção onde o ambiente é mais rústico por determinada necessidade um desktop normal não suporta o ambiente, então um desktop específico é adquirido e este não trabalha bem com o Windows, a solução para um caso assim é executar o ERP no Linux via Wine como apresentei acima.
    Fiz vários testes e tudo funcionou a contento.
    Entendo que a Oracle pode não certificar isso, mas na necessidade devemos ser criativos e dar soluções diversas mesmo correndo riscos calculados.

    André Machado (usuário não registrado) em 12/03/2009 às 9:27 am

    Outra solução melhor é trocar essas soluções proprietárias e ineficientes por softwares livres, como MySQL ou Postgres.

    @André Machado,
    uai … não entendi a questão da ineficiência; ou eu não entendi o cenário exposto e o texto de referência, ou você não entendeu (e não leu).
    Se não leu, complemento a informação do texto da referência : ocorre que o Oracle Forms&Repors são base do ERP da Oracle, o qual está compilado para trabalhar com Windows. Como a Oracle distribui uma compilação Linux baseado no Red Hat, imagino que no futuro tenhamos uma solução, proprietária ainda, mas disponível para desktops Linux.
    Seu comentário, a príncipio, soa vazio, se puder expor mais argumentos, estou interessado em saber.
    saudações.

    André Caldas (usuário não registrado) em 12/03/2009 às 3:09 pm

    Eca! Me deu até coceira…

Este post é antigo (2009-03-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.