Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google divulga tecnologia open source para aplicações 3D na web

O Google mostrou hoje uma API em código aberto chamada O3D, que permite o desenvolvimento de aplicações interativas em 3D diretamente nos browsers.

Trata-se de um plugin para Internet Explorer, Firefox, Chrome e Safari. Com ele, é possível programar usando JavaScript e obter gráficos mais realistas em games e outros programas. A empresa espera que, num futuro próximo, a tecnologia venha embarcada nos navegadores.

Se os programadores aderirem à ferramenta, será possível criar ambientes 3D para websites, oferecendo uma experiência como a do Google Earth – o usuário navega pelas páginas, e os gráficos vão renderizando em tempo real.

Esse primeiro passo rumo à internet em terceira dimensão, segundo o Google, deve começar pela criação de games mais realistas na web. Seria uma substituição natural dos jogos em Flash, com a ideia de atrair um público de jogadores casuais. Veja no vídeo acima um exemplo de aplicação da ferramenta. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A Info sempre desvirtua as coisas. Internet 3d ai..ai
    Na verdade ele serve para criar interaçoe 3D tambem, mas na verdade o O3D faz eh criar um sandbox para executar o codigo localmente. acho eh isso.
    http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/o3d/

    Gostei da idéia – embora meu pc atualmente não seja compatível – e acho que deve ser trabalhada para se tornar futuramente um padrão web. Que a especificação seja aberta, livre do controle de uma ou outra empresa, implementável independente de plataforma, sistema operacional ou o que quer que seja. Aí quem sabe vire um padrão web, algo dentro do w3c, algo que rode nativamente no navegador, sem a necessidade de plug-ins extras…

    Se é para criar “só mais um plugin” que ficamos com flash e silverlight, que já enchem o saco demais.

    Paul (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 11:25 am

    tenchi, esqueceu do JavaFX!

    Realmente não entendi onde a MS e ex-Sun querem competir com a Adobe… nos players de youtube?

    Paul, acredito que futuramente os sites de video migrarão para alternativas nativas dos navegadores. Os dois grandes navegadores do mercado já estão implementando estes recursos, que fazem parte da especificação do HTML5: Firefox (gecko) e Safari (Webkit). Estes dias achei um link por aí com uma páqina feita toda em html5+javascript+svg que matava a pau muitas aplicações em flash e rodavam naturalmente (meio pesado na minha máquina de quase cinco anos, é verdade, mas num core 2 duo flui mais leve que flash) no firefox, inclusive manipulando videos. Vou procurar o link aqui…

    Mania de querer fazer as coisas por meio de plugins externos…

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 1:13 pm

    Acha pouco os players de youtube ???

    modelos 3D são legais… mas não são fáceis de criar. Qualquer pessoa pode fazer um filme com sua webcam ou celular, mandar pro youtube, e incorporar em seu blog, mas poucos – muito poucos – irão criar modelos 3D.

    do ponto de vista de domínio de mercado, portanto, é muito mais importante dominar os players de youtube, que plugins para 3D.

    Paul (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 1:37 pm

    Bom Fábio, vide o comentário do tenchi :D

    Bruno (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 2:24 pm

    Por que esse O3D me lembra o antigo VRML que não deu certo?

    Bem, aguardem um pouco e daqui 2 meses Tio Ballmer vai estar anunciando o futuro lançamento da sua fabulosa tecnologia “Silver3DLive”, totalmente fechada, incompatível e patenteada, para “garantir uma melhor experiência 3D na web aos usuários do Internet Explorer e do Windows”…

    Andre (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 7:43 am

    Parece os antigos tracers para 3d que eram 100% em código, agora temos o maya, PaperVision, 3d Studio entre outras o 3D já esta presente em nosso mundo como aplicá-lo é a questão, adoraria ver um site criado 100% 3D (penso um site onde vc descobre as áreas dele tipo um game ahahahaha q locura).

    Obs.: Quantas saudades do PovRay e do Moray…como evoluimos nesta última década.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 25/04/2009 às 4:34 pm

    Pois é. Nada de revolucionário. Ambientes 3D só têm graça se forem interativos, do contrário é melhor renderizar e usar a saída em vídeo 2D. Sim, isso lembra o VRML, lá de 1995…Por isso que não tem nada de revolucionário. Realidade virtual é um troço mais velhor que a fome é se mostrou tão incômodo que a maioria dos usuários fugiu as léguas.

Este post é antigo (2009-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.