Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google Chrome OS: sistema operacional do Google para netbooks (agora o anúncio é oficial)

O Google anunciou o Google Chrome OS, seu sistema operacional voltado para netbooks, e surpreendeu quem estava apostando suas fichas em uma possível intenção firme e oficial de expandir o Android em direção aos netbooks.

Mas o Chrome OS, recém-anunciado, tem algumas características em comum com o Android, incluindo o uso do Linux como kernel, e o minimalismo no design – que aparentemente irá ainda mais longe dessa vez, uma vez que ele está sendo projetado especificamente para o suporte ao navegador, e o anúncio esclarece que os desenvolvedores de aplicações para o Chrome OS devem mesmo se concentrar nas plataformas web, pois é isso que ele irá suportar.

Detalhes técnicos ainda são escassos, mas o anúncio oficial publicado já esclarece que o novo sistema será open source (com disponibilização do código ainda este ano), vai rodar em x86 e ARM, e sua arquitetura será baseada no navegador Chrome rodando sobre um novo sistema de janelas, por sua vez sobre o kernel Linux.

E acho que o anúncio tem razão sobre muitas das coisas que os usuários querem, como o boot rápido, o desejo de que o computador não vá ficando mais lento ao longo dos meses após a compra, de não gastar horas configurando o sistema – e sempre que os usuários estão mais satisfeitos, eles dedicam mais tempo a navegar na web, e o Google sai ganhando ;-)

O anúncio avisa que novidades virão na primavera, portanto ficaremos atentos (e desde já).

Agora é oficial: Google Chrome OS: “Não é de hoje que se especula sobre o lançamento do “Google OS”, um sistema operacional para micros PC baseado em nuvem, que viria para competir com o Windows. Inicialmente especulava-se que o Google OS seria uma distribuição Linux, mas os boatos foram perdendo força com o tempo, especialmente depois que foi anunciado o Android. Eis que, quando ninguém mais levava a sério a possibilidade de um “Google OS”, ele é finalmente anunciado.” [Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) - referência (gdhpress.com.br).]

Google embarca no mercado de PCs: “Ontem o Google surpreendeu após 5 anos de Gmail, tirar o beta do nome, e ontem a noite também o Google lançou outra notícia interessante, o mesmo anunciou no seu blog que vai entrar no mercado de Netbooks e PC com seu sistema operacional Chrome.” [Enviado por Eduardo Nunes Pereira (eduardnunespΘgmail·com) - referência (googleblog.blogspot.com).]

Google OS, de novo?: “Depois de muitos boatos a notícia finalmente se confirma, o Google anuncia em seu blog que irá realmente lançar um sistema operacional, chamado de Google Chrome OS, voltado para netbooks e baseado em Linux com um sistema de janelas contruido do zero. Ainda é muito cedo, mas com certeza, tal notícia irá agitar muito o mercado de sistemas operacionais.” [Enviado por Petter (petterΘviamais·net) - referência (viamais.net).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 8:32 am

    Uau…Esperando o pessoal mais técnico comentar… Eu só sei que vou experimentar…Mas vou mesmo !!!

    Luis (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 8:44 am

    Acho que está bem na cara que com isso o port do Android se torna desnecessário. Além disso creio que demorará alguns anos, até que uma novo controlador de janelas esteja “maduro” o suficiente.

    Duvido que eles não possuam a idéia de atacar o mercado de pcs normais após os “testes” com os netbooks. Por isso espero um sistema que embora tenha uma visão cloud computing, ainda mantenha um graaande suporte off.

    Quem deve estar triste com isso é o Ubuntu =).

    André Machado (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 9:11 am

    Isso já era esperado, mas o curioso é que o Chrome para Linux está engatinhando ainda. Estaria o Google atrasando o desenvolvimento de seu navegador para o sistema livre a fim de promover seu próprio sistema?

    Interface (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 9:20 am

    Agora deve sair uma interface decente pro Linux. E agora deve aumentar a participação em Desktops.

    Marcelo M Bovo (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 9:41 am

    “Inicialmente especulava-se que o Google OS seria uma distribuição Linux, mas os boatos foram perdendo força com o tempo, especialmente depois que foi anunciado o Android.”

    Ué, o Android não é linux?

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 9:45 am

    Fico contente de saber que o Google quer entrar no mercado de Desktops, afinal está na hora de alguém decente entrar junto da Microsoft. O Google tem força para mudar a maneira que as pessoas enxergam o mundo.
    A única coisa que me decepciona no Google é o fato de suas páginas na internet não serem semânticas, gostaria que eles explicassem seus motivos.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 9:48 am

    Google OS e Mac OS X, espero que agora a Microsoft tenha concorrentes a altura. A pergunta é, será que o Ubuntu vai sair perdendo?? Afinal Google é Google.
    Podemos falar que o Google agora começa a usar armas atomicas para brigar com a MS.

    Daniel (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 9:51 am

    O atraso no Chrome do Linux se deve a fatores já citados pelo Google, tais como o lixo do desenvolvimento para ambientes gráficos do Linux, a falta de padronização para APIs de sandbox e outras coisas que infelizmente ainda são precárias no Linux.

    Marcelo, certamente o Android “é” Linux, mas não necessariamente é considerado uma distribuição de Linux – depende da definição adotada. Eu o vejo como uma distribuição, mas sei que ele não se qualifica na definição adotada há anos pelo BR-Linux< ạ>.

    miranda (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 9:56 am

    Eu sinceramente não vejo o Google como coadjuvante na ascensão do Linux em alguma coisa, muito menos em Desktop.
    O que vejo é o Google apenas fazendo uso de tecnologias livre (inclusive o kernel) para beneficio próprio, ou alguem usou alguma aplicação legal do Android em sua distro? Aguem usa a ultima versão do Chrome nativa na sua distro? Alguem usa o picasa nativo no seu Linux? Esse é o pior (picasa), é muito mais vantagem usar a versão do Windows “winada” do que a versão porca e desatualizada feita pro Linux.

    Como nem tudo esta perdido, tem o Earth que funciona bem. :)

    revolucionario (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 9:59 am

    É. Parece que a própria Google resolveu tentar uma revolução. Isso é muito bom, pois eles já mostraram que tem competência para tal, ao lançarem o Android.

    Acho que está bem na cara que com isso o port do Android se torna desnecessário. Além disso creio que demorará alguns anos, até que uma novo controlador de janelas esteja “maduro” o suficiente.

    Acredito que não demorará não. A Google já tem a interface toda baseada em Skia rodando em framebuffer no Android.

    “Inicialmente especulava-se que o Google OS seria uma distribuição Linux, mas os boatos foram perdendo força com o tempo, especialmente depois que foi anunciado o Android.”
    Ué, o Android não é linux?

    O Android é Linux. O que estão dizendo nesse texto é que ele não é como uma distribuição tradicional. Não tem aquela velha e antiquada estrutura comum nas distribuições atuais (veja http://br-linux.org/2009/android-a-chave-para-o-linux-no-desktop/#comment-56606).

    revolucionario (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 10:05 am

    O que vejo é o Google apenas fazendo uso de tecnologias livre (inclusive o kernel) para beneficio próprio

    Eu pessoalmente não vejo problema nenhum nisso. Como a coisa é totalmente opensource, eu me sinto beneficiado.

    Vamos lembrar que não existe só Linux no mundo do software livre. Existem todos os BSDs, o Minix3, o Haiku, o Syllable, etc. etc. E muito menos deve existir só Linux na estrutura atualmente adotada pelas distros. Qualquer projeto de software livre que receba apoio de uma grande empresa como a Google, eu considero como vantagem.

    ou alguem usou alguma aplicação legal do Android em sua distro? Aguem usa a ultima versão do Chrome nativa na sua distro?

    Eu estou usando o Chrome nativo agora neste momento. Aliás, é meu browser padrão já há algumas semanas.

    SCBright (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 10:10 am

    Não sei quem perde ou ganha com isso, com certeza o Google vai ganhar muito com os PCs conectados, porém como ficam os usuários com conexão de banda estreita (têm muitos)?

    revolucionario (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 10:19 am

    Não sei quem perde ou ganha com isso, com certeza o Google vai ganhar muito com os PCs conectados, porém como ficam os usuários com conexão de banda estreita (têm muitos)?

    Muitas webapps da Google (como Gmail e Google Docs) já podem ser utilizados de maneira offline há bastante tempo, com o auxílio do Google Gears (que aliás vem por padrão junto com o Chrome).

    Juan (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 10:23 am

    Sou bastante cético quanto a essa onda de “nuvem”. Posso estar errado, mas não vejo como alguém ficar com os meus dados pode ser melhor para mim. Na verdade, meu maior medo é ter o google cada vez mais monitorando o que faço, mas, pela empolgação dos comentários, acho que devo ser paranóico mesmo.

    marcio (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 10:24 am

    Concordo com alguns colegas. Sempre existem aqueles que ganham e aqueles que perdem quando alguma mudança acontece. Sendo o OS da Google , um OPEN SOURCE , kernel Linux e tudo mais , a princípio , sou a favor e espero poder experimentar em breve.
    Já uso muita coisa do Google, online ou offline, em meu desktop Mandriva para simplesmente meter o pau nesta empresa (earth, chrome, gmail, agenda, docs, orkut, maps , etc … )

    john (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 10:30 am

    Achei interessante o que o Vice presidente e o Diretor de engenharia do google falaram sobre o Chrome OS: “Os sistemas operacionais que executam os browsers atuais foram desenvolvidos numa época em que a web não existia, esta é a nossa tentativa de repensar aquilo que um S.O. realmente deve ser. ”
    http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8139711.stm

    Rodnei (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 10:46 am

    Nossa, me surpreendeu, bem prematura e inesperada essa do Google.
    Será que tavam esperando enterrar o Michael Jackson?

    Maicon Saul Faria (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 11:07 am

    Não vejo a hora de testar no virtual box !

    Sou bastante cético quanto a essa onda de “nuvem”. Posso estar errado, mas não vejo como alguém ficar com os meus dados pode ser melhor para mim. Na verdade, meu maior medo é ter o google cada vez mais monitorando o que faço, mas, pela empolgação dos comentários, acho que devo ser paranóico mesmo.

    Mas nuvem não significa necessariamente que seus dados estão no Google ou em outra empresa. Eles podem muito bem estar em um servidor seu e você acessá-lo do seu notebook, celular, videogame e televisão. O próprio Google oferece esse serviço.

    Vinícius (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 11:59 am

    A Guerra literalmente começou :( …

    a minha preocupação é com o Ubuntu, espero que ele não seja afetado.
    e não confio nessa moda de “Cloud Computing”.

    Ricardo (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 12:20 pm

    A Google me decepcionou colocando seu sistema open souce, esse sistema nunca vai conseguir concorrer com o windows ninguém conseguiu, imagina um sistema open e ainda kernel linux Traduzindo vai ser um lixo como o linux é!

    Open souce e perda de tempo!

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 12:44 pm

    Pessoal, concorrência é sempre bom, inclusive para usuários do Windows. Vejam que o XP sobrevive até hoje somente porque existe um pouquinho de concorrência no mercado de Netbooks. Se fosse monopólio neste mercado, 1- Não haveria Netbooks, 2- Não haveria XP. Então a concorrência é saudável.
    O nome LINUX está, IMHO, marcado no mercado. Os usuários que testaram Linpus, Insigne, não querem nunca mais ver Linux na vida. Logo, viva o “Android”. Sinceramente, em poucos dias o pessoal começa a portar os pacotes pro Android, e aí teremos o mesmo Linux de sempre, o meu rodando KDE4.3, o teu rodando GNOME, maioria rodando o que receber pronto do Google. Liberdade de escolha, é uma beleza.
    E todos nós sabemos que o problema do Linux é, e continua sendo, suporte a dispositivos, ou seja, drivers. Com mais gente trabalhando com Linux, melhor será o suporte a dispositivos. Logo, o Ubuntu vai melhorar!
    E no futuro poderemos ter o UbuntuDroid, uma distribuição feita pela canonical a partir dos sources de uma plataforma Android (que é Linux, que bagunça). Nada mais simples.
    Eu me lembro um pouco de 2001, por aí, com o anúncio da morte das distribuições, quando algumas pararam de liberar os CDs de instalação (Mandrake, SUSE, RedHat). em dois dias tinhamos distribuições iguais, e com outro nome, que eram cópias exatas das que não liberavam a imagem para gravar e instalar. Ou seja, a licença de software livre garante o que ela se propoe a garantir, liberdade e competição.
    Tomara que o google tome o mercado de Netbooks, para que estes possam evoluir, sem ficar refem da M$ e suas exigencias absurdas de Hardware.

    link (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 12:45 pm

    Dá-lhe Google ! Não esqueçam que a Microsoft provocou a Google ao criar o mecanismo de busca Bing e até pagando gente para usar esse serviço.

    A Microsoft é como um câncer em metástase e só aplicando muita quimioterapia e radioterapia para acabar com ela ou pelo menos evitar que ela se espalhe ainda mais por todas as áreas da informática.

    Lembrem-se: o inimigo do meu inimigo é meu amigo. A Google pode ser outra empresa americana querendo o monopólio mas no momento ela está sendo boa para o linux ao combater a Microsoft.

    Renan (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 1:09 pm

    Eu estou usando o Chrome nativo agora neste momento. Aliás, é meu browser padrão já há algumas semanas.

    Impossivel !
    vocẽ pode estar usando o Chromium, mas o Google Chrome Nativo pra Linux não, a proposito, quando ele comecar a reproduzir a parte gráfica dos flash eu vou torna ele meu padrão(por enquanto eh so o som :/)

    revolucionario (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 1:37 pm

    Impossivel !
    vocẽ pode estar usando o Chromium, mas o Google Chrome Nativo pra Linux não

    Não seja tão superficial. Pelo contexto é óbvio que é o Chromium ;)

    a proposito, quando ele comecar a reproduzir a parte gráfica dos flash eu vou torna ele meu padrão(por enquanto eh so o som :/)

    Logo deve estar funcionando. No momento os desenvolvedores estão brigando com o X11 :)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 2:02 pm

    Essa é sim uma grande notícia para o mundo do Software Livre. Como sempre se debate, o google é uma empresa, e como tal, busca o lucro. Ótimo, está cumprindo o que se propõe.

    Mas aí entra um fator essencial para mim: o modo como faz isso.

    Que o Google não porta para linux-ou demora muito – alguns aplicativos é verdade.

    Mas também é verdade que o google promete e cumpre o fato de liberar o código fonte de muita coisa que cria. Completamente injusto dizer que seria um “sangue-suga”.

    Só para relembrar alguns exemplos:

    -Criou suporte a voz no protocolo XMPP(Jabber) e disponibilizou (Jingle)

    -Android

    -Chrome(Browser)

    -Google App Engine (usando django modificado)

    São alguns que lembro de cabeça. Além de código, ainda cria especificações onde busca seguir padrões e deixá-las livres.

    A empresa, como nenhuma, não é santa, e sempre cabe ter um pé atrás. Mas que até o momento ela usa, ajuda e promove o software livre, é verdade.

    Cloud Computing é algo útil(além de muito legal para quem gosta de comput. Distribuída :). Mas as preocupações do RMS tem muito fundamento. No fim é a velha história de não apostar todas as fichas em algo ou o velho conselho de “faça backup”.

    Witaro (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 2:33 pm

    Acho que a questão chave é, qual a prioridade do Google? Pra mim, assim como o navegador Chrome não enfrenta o IE, e sim quer influenciar o Firefox e os demais navegadores, o “Chrome OS” não enfrenta o Windows, quer sim é influenciar as demais distribuições Linux. O confronto é indireto. É um manifesto em ação, é a melhor forma de mostrar aos outros como se integrar a ela e tornar seus produtos ainda mais relevantes, é uma prática de persuasão.

    Agora, se acabar conquistando o nicho de Sistemas operacionais, ótimo, é possível imaginar várias oportunidades nesse cenário, só não acho que seja a prioridade agora… Não tem como perder, é quase uma questão de fé. Se as pessoas certas acreditarem, pronto!

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho Chrome! =p

    Paul (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 2:47 pm

    Weber Jr, eu gosto de computação distribuída, mas a atual moda de “cloud computing” se resume a substituir a palavra web por cloud. Além do Ajax, nada de diferente do que se fazia há uma década.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 2:55 pm

    @Paul

    certamente, hype causa isso. Gente querendo entrar na moda mesmo, nem sabendo do que se trata.

    Cloud Computing para mim são os serviços que a Amazon disponibiliza. O Google começa a fazer com sua App Engine.

    O próprio Google as vezes parece distorcer um pouco a palavra aproveitando o hype. Mas nada de prejudicial.

    Continuo achando que é algo bom, mas como sempre, nada de confiar cegamente.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 3:04 pm

    Ué, mas o Cardoso não falou que nenhuma empresa queria usar Linux?

    Cardoso (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 5:16 pm

    Não, nunca disse isso. Quem foi o imbecil que me atribuiu tal frase?

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 6:14 pm

    O google me dá medo hahahaha.
    Mas interessante esta notícia, quer dizer que o chrome pra linux deve sair em breve.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 8:34 pm

    @Igor

    “quer dizer que o chrome pra linux deve sair em breve”

    Pode acontecer, mas nada a ver uma coisa com outra. Chrome OS vai usar só o kernel Linux, são outros 500.

    Smaug (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 9:37 pm

    De repente esse Chrome OS acaba com umas 499 distros, o que não seria nada mau…

    Os desenvolvedores dessas distros podem virar empregados do Google, quem sabe. Assim, fica bom prá todo mundo.

Este post é antigo (2009-07-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.