Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox conquista mais 30 milhões de usuários em apenas 8 semanas, diz Fundação Mozilla

Notícia do iG Tecnologia enviada por Celi F.:

“”Após um anúncio no Twitter do CEO da Mozilla, John Lilly, nesta segunda-feira, Tristan Nitot, presidente da empresa na Europa, confirmou ontem ao site de notícias inglês DNet o aumento 30 milhões de usuários únicos na utilização do browser Firefox, nas últimas 8 semanas.

“Notamos um aumento significativo no número de usuários do Firefox”, disse Nitot, que ainda explicou que o browser de cada usuário procura por updates a cada 24 horas. A cada atualização encontrada, o navegador avisa ao servidor da Mozilla que ele “existe”. É contado, portanto, o número de avisos para cada versão liberada do navegador, como esclarece o site de notícias CNET. Como para cada versão nova do Firefox o navegador se “anuncia” apenas uma vez, essa contagem dá uma ideia razoavelmente precisa do número de usuários ativos. Para calcular o número de usuários total, a organização explica que esse número é multiplicado por três – segundo a fundação, a relação entre pessoas que usam o Firefox diariamente e os usuários exporádicos, que os têm instalados mas usam outros navegadores normalmente, é de um para três. (…)”” [referência: tecnologia.ig.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    wallysou (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 10:47 am

    contou comigo?

    =op

    Frank (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 11:26 am

    @wallysou

    Só se você passou a usar nas últimas 8 semanas. =P

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 12:18 pm

    Que coincidência! o meu blog também teve 30 milhões de novos acessos, nas ultimas 8 semanas, segundo eu mesmo…

    na verdade, foram apenas 10 milhões de acessos, mas eu estimo que cada pessoa que acessa repassa a notícia para mais 2, assim eu multiplico o número de acessos por 3. Isso dá uma boa estimativa.

    Párabéns a Mozilla, por conseguir reunir muitas coisas boas em um navegador e manter uma ótima publicidade.

    Thiago (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 3:54 pm

    Só o que estragou foi essa multiplicação por 3. Coisa totalmente arbitrária.
    Mesmo porque, ainda que isso que eles alegam seja verdade, se o cara tem o firefox instalado mas nunca abre (e por isso não é contabilizado pela mozilla), ele não deveria ser classificado como um *usuário* do firefox….

    Hell (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 4:56 pm

    Usuario é aquele que usa alguma coisa independente de ser uma única vez na vida ou todo dia.

    anonymous (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 5:14 pm

    Vou dar um exemplo para vocês. Na empresa onde trabalho tem mais de 4.000 estações com Firefox, entretanto as atualizações são centralizadas nos servidores da empresa e apenas 1 servidor faz sincronismo com servidor externo.
    Ou seja, no nosso caso deve ter contado apenas 1 vez, mas são mais de 4.000 estações utilizando.

    Concordo com o Hell.
    Por exemplo: eu uso o iReport no trabalho, mas não é sempre que tenho essa necessidade. Uma vez na semana, talvez nenhuma, mas nem por isso deixo de ser usuário dessa ferramenta.

    O problema pra mim é o “phone home”.
    Se eles estão contando e diferenciando usuários (se são o mesmo ou não, se vieram nas últimas X semanas) é porque guardam mais alguma informação (nem que seja apenas o IP). Isto, se viesse de outras empresas que não a Mozilla, seria no mínimo uma enxurrada de críticas.

    Eles bem que poderiam centralizar todos os updates num servidor só para isso e não registrar nenhum log, nem mesmo para estatísticas.

    Henrique (usuário não registrado) em 31/10/2009 às 12:02 am

    Então… nossas estatísticas apontam 10 milhões de usuários únicos. Mas nós queremos parecer mais populares ainda, então multiplicamos por 3. 3 é um bom número.

    Fernando (usuário não registrado) em 31/10/2009 às 12:37 pm

    “Para calcular o número de usuários total, a organização explica que esse número é multiplicado por três – segundo a fundação, a relação entre pessoas que usam o Firefox diariamente e os usuários exporádicos, que os têm instalados mas usam outros navegadores normalmente, é de um para três.” Vejam só, eu acho que o jornalista se confundiu, provavelmente o número é dividido e não multiplicado por três.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 31/10/2009 às 2:50 pm

    Indo à fonte (http://news.zdnet.co.uk/internet/0,1000000097,39841085,00.htm?tag=mncol):
    “Nitot explained that counting the requests gives Mozilla the number of active daily users. To calculate the number of monthly users, the organisation multiplies the number of active daily users by three, to adjust for days when people are not browsing.”

    Não deu para entender muito bem, para um mês deve-se multiplicar o número de usuários ativos diário por 30 e não 3. Mesmo que seja para descontar os dias que as pessoas não estão navegando, como dito, isso dá um fator de 1/10, que parece muito!

    A única coisa que deu para entender é que a tradução para o português está completamente equivocada.

    Ale (usuário não registrado) em 31/10/2009 às 8:20 pm

    O que eles quiseram dizer, é que a contagem é diária. Ou seja, quem não abriu o browser NAQUELE dia, não foi contado naquele dia.

    Não deve dar pra fazer uma contagem mensal, já que como os browsers procuram atualizações todos os dias sem se identificar, não dá pra saber quantos dias cada instalações verificou pelas atualizações.

    Portanto, alguma correção é realmente necessária. Se multiplicar por 3 é razoável ou não, não sei. Eles podem ter um estudo bem detalhado que sustenta esse fator. Se foi chutado, não quer dizer nada.

    Fernando (usuário não registrado) em 1/11/2009 às 10:21 pm

    Bem, a única conclusão que eu cheguei é que o repórter que escreveu a matéria tem graves problemas de compreensão da língua inglesa, e, ainda assim, traduziu uma matéria para ser publicada no portal ig. Sem comentários.

Este post é antigo (2009-10-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.