Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entrevista traduzida com Linus Torvalds

Trecho da entrevista realizada por Chris Smart, traduzida pelo sempre atuante Roberto Bechtlufft:

“Como muitos leitores do DistroWatch Weekly devem saber, recentemente eu passei uma semana na Linux.conf.au em Hobart, na Austrália. Essa popular conferência anual atrai vários grandes nomes do mundo do código livre, incluindo Linus Torvalds, arquiteto-chefe e criador do kernel Linux. Em 1991, enquanto cursava a universidade de Helsinque, Linus lançou a primeira versão do kernel que batizara originalmente de ‘Freax’ – um jogo de palavras com ‘Free’ (gratuito/livre) e ‘Unix’. “Estou fazendo um sistema operacional (gratuito/livre) (só por hobby, nada profissional como o GNU) para clones de ATs 386 (486)… Ele NÃO é portável (usa a troca de tarefas do 386), e provavelmente nunca suportará nada além de discos rígidos AT, e isso é tudo o que eu tenho :-(“, escreveu Linux ao newsgroup comp.os.minix.

Ironicamente, quase vinte anos depois, o Linux suporta mais hardware em sua configuração padrão do que qualquer outro sistema operacional, e é a espinha dorsal de muitos gigantes corporativos como o Google e a Amazon. Na LCA deste ano eu tive o privilégio de encontrar Linus e bater um papo com ele. Dentre outras coisas, ele confirmou que ‘aquele blog’ é dele mesmo, e aceitou responder a algumas perguntas para os leitores do DistroWatch.

Confira o artigo completo traduzido para o português em: http://www.guiadohardware.net/artigos/entrevista-linus-torvalds/

Enviado por – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    .deb (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 10:28 am

    Legal. Gostei.
    Obrigado pela tradução!

    GlimerMan (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 10:28 am

    Muito obrigado pela tradução.
    ;)

    geek (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 11:23 am

    “Ironicamente, quase vinte anos depois, o Linux suporta mais hardware em sua configuração padrão”

    Tá bom, e o NetBSD, onde fica nessa história?
    NetBSD roda até em torradeira, tio!

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 11:26 am

    Marca e modelo da torradeira?

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 11:27 am

    Aaaah mas linux rodou até naquela batata po =P

    Gustavo (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 11:51 am

    Achei interessante o trecho da entrevista no qual ele diz que quer se concentrar apenas nas coisas de seu interesse e que a distribuição cuide das demais coisas, sem fazê-lo perder tempo.

    Às vezes temos a impressão, e muitos dizem que a vontade de querer que as coisas simplesmente funcionem, sem ter que perder tempo procurando respostas na Internet ou aprendendo como as coisas funcionam, é “preguiça” ou algo assim…

    Mas concordo com a opinião de que muitas vezes a gente até tem condição de pesquisar, aprender alguma coisa e conseguir resolver, eu resolvo muitas coisas no Linux pesquisando em fóruns e blogs, mas seria muito melhor se as coisas simplesmente funcionassem, para que não houvesse perda de tempo e cada um pudesse se concentar no que lhe interessa, sem ter que ficar resolvendo problemas.

    As coisas no Linux em geral têm melhorado bastante nesse aspecto, mas ainda falta muito a avançar, espero que continue melhorando e que as pessoas que estão à frente tenham este entendimento que economizar tempo é importante para todos os usuários, sejam aqueles que não têm mesmo capacidade técnica de resolver os problemas por si mesmos, ou aqueles que têm condição, mas gostariam de usar melhor o tempo que têm.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 12:12 pm

    Gostei, legal Linus, meu muito obrigado e tudo de doce para você e todos nós.

    Boa sacada do DistroWatch fazer a entrevista, e melhor sacada ainda traduzí-la.

    Como disse o Roberto ‘Bech’, o Chris Smart, como acabou de entrar neste emprego, foi meio inocente nas perguntas. Mas “tá valendo” :-)

    Ah, o “Enviado por” está em branco. O remetente dessa fui eu.

    Bruno (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 1:50 pm

    Primeiro eu acho a ideia de traduzir bem interessante , pois nem todo mundo é fera no inglês rs
    Foi bom ter traduzido porque certas coisas ficam esclarecidas, ele não gosta do Gnome pela razão x e não porque o gnome é ruim ou sei lá.
    KDE também teve sua explicação.

    Ele é o criador do linux , não acho que ele iria falar bem ou mal do Unix(FreeBSD , NetBSD e outros) de forma aberta. O único que ele até poderia falar mal abertamente , mas acho que ele faria mais para ter debates com o sujeito criador do tal SO.
    Sim dele mesmo que estou falando o Tanenbaum o criador do Minix.
    Do Windows pelo visto ele não disse nada para atacar e tal , achei bacana isso considerando ele um grande cara.

    O comentário sobre netbooks achei muito bacana , porque alguns até mesmo aqui pensam que eles são para substituir desktops ou pesados notebooks.
    Nosso amigo Augusto poderia fazer umas entrevistas dessas com alguns icones do mundo da Informática.
    Ou como uma sugestão fazer certas entrevistas com uma parceria de algum outro blog por exemplo também seria interessante.

    Haha, boa… Legal saber que ele tem possui as mesmas prioridades que eu na escolha da distro… OpenSUSE ou Fedora com Ubuntu em terceiro xD.

Este post é antigo (2009-02-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.