Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Download do novo Emule 0.49c já está disponível

“eMule é software livre para baixar arquivos peer-to-peer. Após alguns meses de desenvolvimento, foi lancado a versão 0.49c do Emule. Para evitar que os provedores de Internet tentem detonar seus downloads (o famigerado traffic shaping), recomendo que vocês liguem a opção de ofuscamento de protocolo em Preferências -> Segurança.”

Enviado por Cristina Araújo (crisoaraΘgmail·com) – referência (hephesto.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    R- p2p.

    =op

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 3:35 pm

    Existe alguma interação entra as equipes de desenvolvimento do aMule e eMule?

    haroldo (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 4:16 pm

    qual a razão de publicar uma notícia sobre um software que não funciona na plataforma Linux aqui no br-linux ???

    Salvo engano, trata-se de um software livre.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 7:18 pm

    Touché…

    Fernando (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 8:18 pm

    Podia falar o que tem de novidade…
    eu sei que tem no changelog, mas eu sou preguiçoso…heheh

    alberto (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 8:37 pm

    @haroldo, funciona no linux, é só usar o wine. ;) E provavelmente fica mais rápido que o aMule. :P wine FTW!

    este é um software de qualidade.usava ele quando eu era usuário de windows (há uns 4 anos).pena que é feito em “Microsoft Visual C++” que dificulta um pouco a portabilidade para linux,tem alguns projetos como aMule lmule xmule que visaram portar esse software para C/C++ porem estes softwares ainda não amadureceram o suficiente.

    Nerivaldo Costa (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 9:00 pm

    Podem não ter amadurecido o suficiente, mas funciona que é uma maravilha.

    Abs.

    Damarinho (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 10:20 pm

    (*_*)

    Uma vez, o emule. Outras vezes, o amule.

    Decidi voltar para o gtk-gnutella. PERFEITO. Ve-se até 5 conexões ativas.
    O SEARCH é rápido. Download de MP3 : ÓTIMO.

    Info-Extrato:
    Name : gtk-gnutella Relocations: (not relocatable)
    Version : 0.96.5 Vendor: openSUSE Build Service
    Release : 31.1 Build Date: Sáb 27 Dez 2008 20:20:13 BRST
    Install Date: Qui 12 Fev 2009 23:14:28 BRST Build Host: build17
    Group : Networking/File transfer Source RPM: gtk-gnutella-0.96.5-31.1.src.rpm
    Size : 25749254 License: GPL
    Signature : DSA/SHA1, Sáb 27 Dez 2008 20:20:44 BRST, Key ID dc9fce9ee0219c29
    Packager : Andreas Burnickl
    URL :
    http://sourceforge.net/projects/gtk-gnutella/
    Summary : A GUI-based Gnutella Client
    Description :
    gtk-gnutella is a GUI based Gnutella p2p servent. It’s a fully featured
    servent designed to share any type of file. gtk-gnutella implements
    compressed gnutella net connections, ultrapeer and leaf nodes and uses
    Passive/Active Remote Queueing (PARQ) and other modern gnutella network
    features.
    Distribution: home:burnickl_andreas / openSUSE_11.1

    o/

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:46 pm

    Sinto mais comentar que é feito em Visual C++ não justifica a falta de portabilidade do código. Os desenvolvedores do eMule tomaram a decisão a muito tempo atrás que só fariam para o Windows, pois ficaria mais fácil o desenvolvimento.

    Sistema com um pouco de padrão é muito mais atrativo do que um sistema sem padrão, como o caso do Linux. Por isso que o Linux não tem boas guis, um exemplo disso é um conversor de formatos que não há uma gui fácil para ser usada.

    Mas também o que eu quero!!! Para alguns o aptitude é uma gui!!! Faça o favor!!! É por isso e outras que o Linux é conhecido como o sistema de modo texto.

    esbrolbus (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 9:13 am

    HAROLDO…. HAROLDO…. TU SI TORÔ TAMBÉM MANEZÃO!

    Cainã Costa (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 11:33 am

    É software livre, mas não roda no Linux nem em qualquer sistema operacional aberto.

    How cool is that?

    e…?

    haroldo (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 12:31 pm

    desulpe, eu soh achei q o nome desse site era br – L I N U X :)

    E é, mas não estou entendendo o seu ponto. Você quer dizer que devido ao nome do site, menções a softwares livres para outras plataformas devem ser vetadas?

    haroldo (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 12:40 pm

    não quero causar discussão desnecessária, mas fico chateado quando desenvolvedores de software livre não consideram prioridade desenvolver para sistemas operacionais livres…

    E por isso eles não devem ser mencionados?

    Clésio luiz (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 12:45 pm

    Dizer que não fazem GUI em alguns porgramas pra Linux por falta de padronização é uma tremenda desculpa esfarrapada. Simplesmente escolha entre QT, GTK ou outra coisa e pronto! Seu programa rodará em qualquer distro Linux, desde que as dependências estejam satisfeitas. Não é por falta de padronização que não vale a pena fazer uma GUI para o seu programa.

    De duas uma: ou o programador tem preguiça de fazer a GUI, pois geralmente sempre aparece alguem com uma, ou simplesmente ele não está nem aí, já que fez um programa para atender as suas necessidades pessoais e uma GUI não fará a menor falta. Se outros usuários querem uma GUI, eles que botem a mão na massa para satisfazer o desejo de usar o mouse.

    haroldo (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 12:47 pm

    Augusto, acho que pode ser mencionado sim, mas no caso temos uma alternativa de software livre: o aMule, que considera plataformas livres como prioridade – seria bom ao menos mencionar isso junto com a notícia.

    Creio que temos várias alternativas em software livre, mas não tenho o hábito a fazer listas delas a cada menção a algum aplicativo livre para outra plataforma.

    De qualquer forma, a menção a elas nos comentários também teria sido bem-vinda desde o princípio.

    Que bom que você mudou de opinião sobre seu questionamento inicial.

    touche (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 2:40 pm

    Pra que um usuário de SOFTWARE LIVRE vai precisar de um software que somente roda sob a plataforma proprietária?

    A mais é SOFTWARE LIVRE!!!, bah… balela, isso esta me parecendo mais falta de conteúdo pra disponibilizar no site, isso sim, e outra, divulgar um software, por mais livre que seja, somente por isso não basta, tem que ter responsabilidade, não é isso que prega o br-linux?

    Mais ainda, um usuário de Linux e SOFTWARE LIVRE, precisa do emule, amule, etc… pra que? pra baixar musicas e videos piratas, cracks, keygen, etc…? e onde ficam os princípios do software livre? ser livre é muito diferente de obter uma cópia pirata de uma música de graça…. dai “alguém vai dizer, a mais pode-se baixar distribuições pelo emule…. pode, mas há necessidade?

    Tá foda, além dessas “coisas” a gente ainda tem que aguentar propagandas e mais propagandas, assim que o “senhor” quer ajudar o Linux? ganhando muito dinheiro?

    Quanta revolta, hein, touche? Nas suas frases cheias de trechos em maiúsculas, você fala como se fosse raridade o uso ou disponibilização de softwares livres em plataformas proprietárias. Se você não percebeu ainda, eu aviso: não é rara esta disponibilização, e o número de leitores do BR-Linux que usa softwares livres sobre plataformas proprietárias não é pequeno.

    Não vejo problema em usuários de plataformas proprietárias terem interesse em softwares livres, e nem tenho absolutamente nenhuma razão para deixar de me dirigir também a eles. Longe de mim achar que eles têm menos direito do que você de ser informados sobre softwares livres para a plataforma que usam.

    Não sei onde ficam os princípios do software livre com relação a aplicativos e protocolos P2P, mas tenho certeza de que eles não são incompatíveis com a existência (e a divulgação) de programas e redes P2P – afinal, até o projeto GNU divulga a sua própria alternativa.

    E você não tem que aguentar propaganda nenhuma. O uso do BR-Linux não é obrigatório, e mesmo que você queira usar o BR-Linux sem vê-las, é só desativá-las, seguindo as sugestões do FAQ do site. Para mim elas são bastante positivas, porque além de me dar um bom retorno financeiro, me permitem fazer contribuições periódicas a uma série de projetos e instituições cujos serviços eu aprecio, como a própria FSF, a Creative Commons, Linux Foundation e Wikimedia Foundation.

    Não vejo qualquer incompatibilidade entre disponibilizar gratuitamente (e sob licença livre) o BR-Linux para você e ao mesmo tempo ganhar algum dinheiro com isso. E, incidentalmente, até acredito que posso estar ajudando o Linux com isso – bem mais do que quem pensa que ajudar o Linux é fazer comentários anônimos criticando a divulgação de softwares livres para outras plataformas, ou a sustentabilidade econômica de iniciativas que fazem divulgação.

    haroldo (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 4:37 pm

    Augusto, sim seria mais educado da minha parte referenciar o aMule como comentário.

    Mas eu ficaria mais feliz, como leitor desse blog, se a página principal desse prioridade para projetos que rodam em plataformas livres – especificamente o Linux. Procurando no google por br-linux + aMule ele retornou uma referência para o eMule…

    Estamos dando passos lentos para que o Linux seja considerado uma plataforma importante para o desenvolvimento de software e acho que o apoio tem que partir da comunidade, se a gente não valorizar, o que esperar dos outros…

    Haroldo, creio que valorizo o software livre até bastante, e vou continuar divulgando-o, para todas as plataformas, com prioridade.

    Não compartilho da sua opinião de que a divulgação de softwares livres para determinadas plataformas tenha que vir acompanhada deste tipo de ressalva, mas desde já você está convidado a fazer o que eu realmente acredito que faz diferença: indicar notícias (pelo link lá do alto da página) sobre softwares livres que rodem nas plataformas que você prefira, ou sobre iniciativas que contribuam de fato para valorizar o Linux como plataforma para desenvolvimento, como você mencionou.

    haroldo (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 4:46 pm

    Obrigado, vou tentar participar mais então :)

    esperto (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 6:05 pm

    “mas desde já você está convidado a fazer o que eu realmente acredito que faz diferença: indicar notícias (pelo link lá do alto da página)”

    Hahahahaha, isso haroldo e outros, trabalhem como camelos escrevendo em seus blogs e sites pra depois postar aqui e o nosso “querido” ganhar, como ele mesmo diz, “me da um bom retorno financeiro”, um montão de dinheiro na costa de vcs, bando de camelos, hahahaha

    É só eu que notei, ou alguém mais, que o br-linux não produz nada, tudo o que faz é agregar, e o pior, enviado pelos próprios autores, e depois é só aguardar os visitantes enviados pelo google

    terrível…. bando de camelos….

    “esperto”, creio que de modo geral os autores gostam de ver seu material divulgado aqui. A visibilidade parece ser positiva para eles também. Certamente para mim é.

    E não apenas porque gera faturamento. Eu mantenho o BR-Linux por acreditar que vale a pena fazer a minha parte para divulgar informações sobre os temas cobertos aqui, e levar este material (inclusive o contribuído por outros membros da comunidade) a um número crescente de leitores é a forma como coloco isso em prática.

    Percebo que isso te desagrada, e lamento. Tem vários sites na web que possivelmente te atenderão melhor, sem agregar conteúdo interessante produzido externamente, ou sem serem economicamente sustentáveis. Fique à vontade para procurá-los!

    Analisar se o BR-Linux adiciona algum valor à informação que publica provavelmente depende do referencial. Eu certamente gasto bastante esforço nele todos os dias, e acrescento uma parcela de conteúdo sim. E, felizmente, cada vez mais leitores visitam e apreciam.

    VALTER (usuário não registrado) em 1/03/2009 às 10:03 am

    ACOMPANHO ESTE SITE A VÁRIOS ANOS, INCLUSIVE CONTRIBUO COM NOTICIAS E COMENTÁRIOS, JÁ PRESENCIEI VÁRIAS VEZES, AQUI NO SITE, A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO AUGUSTO, QUANDO ELE DOA DINHEIRO OU ALGUM RECURSO PARA AJUDAR ALGUM PROJETO, POR CENTENAS DE VEZES ELE O FEZ DO PRÓPRIO BOLSO, QDO O SITE NÃO POSSUIA O TÃO FAMIGERADO COFRE DE DINHEIRO QUE DIZEM QUE ELE TEM.

    NÓS BRASILEIROS, SOMOS ASSIM GOSTAMOS DE METER O PAU NO TRABALHO DOS OUTROS, MAS ONDE ESTAVAMOS, QDO AUGUSTO PRECISOU DE GRANA, PRA PAGAR PROVEDOR, RESGISTRO DO SITE, COMPRAR BRINDES PRA DISTRIBUIÇÃO AQUI NO SITE?

    TOUCHE E ESPERTO, SE NÃO FOR A MESMA PESSOA, SE DISCORDAM DO TRABALHO DO CARA, VÃO A LUTA, E CRIEM SEUS ESPAÇOS CONFORME SUAS IDEOLOGIAS, GARANTO QUE VOCÊS TEM MICROS BONS, TENIS DO BOM E OUTRAS REGALIAS DO MUNDO CAPITALISTA, JA QUE SÃO ADEPTOS FERVOROSOS DO SOFTWARE LIVRE, SUGIRO QUE LEVEM SEUS MICROS E NOTEBOOKS DE GRIFE, PARA AS FAVELAS, PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A SEREM LIVRES TAMBEM.

    PIMENTA NOS MEUS OLHOS É REFRESCO, EU SOU GRATO A ESTE SITE QUE SE TORNOU MINHA LEITURA OBRIGATÓRIA, POR TER ME AJUDADO A ME DESENVOLVER E MANTER EDUCADO SOBRE O MUNDO LIVRE DA TECNOLOGIA, E QUANDO VC VEM, COM SUA FALTA DE EDUCAÇÃO, AGREDIR O EDITOR DO BLOG, VC TAMBÉM ESTA AGREDINDO AOS OUTROS LEITORES, QUE FAZEM DESTE SITE UMA REFERENCIA.

    Rodrigo S. Ribeiro (usuário não registrado) em 1/03/2009 às 3:36 pm

    Bom, eu sou um desses “camelos” que escreve em seu blog e depois vem postar aqui no Br-Linux. E sinceramente, pouco não me importo se o Augusto ganha dinheiro com isso.

    O caso é que considero o seguinte: o Augusto ganha, eu ganho por divulgar meu trabalho e meu blog, outras pessoas ganham fazendo o memso e os leitores ganham também. Em outras palavras, todo mundo ganha.

    Todos os dias recebo várias notícias relacionadas ao mundo do software livre vindas por essa canal (o Br-linux), leio um trecho do artigo e se me é interessante, visito o artigo completo em seu site/blog de origem, nada mais justo. Não fosse pelo fato da notícia/artigo ter sido publicado(a) aqui, talvez eu jamais tivesse conhecimento sobre o(a) mesmo(a) e talvez jamais chegasse a conhecer o site/blog com a notícia/artigo.

    Eu mesmo também faço do BR-Linux um canal de divulgação do meu blog e do meu trabalho. Na realidade, o BR-linux tem sido senão o melhor, um dos melhores canais de divulgação do meu blog.

    Convenhamos, se fosse para ter o conhecimento apenas para mim mesmo, por que então criar um blog? Se eu o criei para divulgar as minhas idéias e contibuir com a comunidade Linux, por que então não divulgá-lo? E que lugar melhor para divulgar o meu trabalho senão um dos sites/blogs sobre linux mais visitados que conheço?

    Enfim, de que adianta produzir algum conhecimento sem compartilha-lo? E se fosse para ter o conhecimento apenas para mim mesmo, então por que produzí-lo? Seria no mínimo, egoísmo. Não seria?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 1/03/2009 às 5:42 pm

    Esta discussão toda me lembrou “os antigamentes” do Br-Linux, quando, o ainda Brain, foi acusado de “vender o site” pra MS, só porque começou aparecer propaganda desta no adsense hahahha.

    Mas olha só, vocês não tem ideia da benção que é ter software livre para outras plataformas fechadas, além de livrar a cara de muita gente que, por motivos diversos, é obrigado a usar uma plataforma desta no seu trabalho, também faz propaganda, já convenci uma meia duzia testar uma distribuição Linux por conta da pessoa já usar SL em seu sistema proprietário.

    E, olha só, se não tivesse a noticia aqui, eu, por exemplo, nem saberia de nova versão deste soft, pois não uso, mas conheço gente que usa e não faz a menor ideia que pode existir novas versões de um mesmo software ( a não ser que este se atualize automaticamente).

Este post é antigo (2009-02-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.