devnull (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 8:10 am

Essa notícia vai mudar o mundo como conhecemos…

cardoso (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 8:51 am

Sem gerar polêmicas mas apelando pra pirataria? O artigo original direciona para uma cópia ilegalmente distribuída do Windows Live Messenger, no Rapidshare.

Que tal ao invés de piratear da Microsoft, usar os excelentes clientes nativos do Linux?

Nícholas André Pinho de Oliveira (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 8:59 am

Como se pirateia um software Freeware?

Rodrigo Manga (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 9:02 am

com wlm 2009 não rola ainda né?

tentei aqui, mas não funfou

Manoel Pinho em 26/02/2009 às 9:21 am

Eu realmente queria saber que tanta coisa os usuários precisam num messenger da vida para apelarem para o wine, quando há tantos clientes nativos que suportam até mais redes e não são “compatíveis” com os inúmeros problemas de segurança do windows live messenger.

Eu acho que estou ficando velho mesmo.

Thiago (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 9:33 am

“Como se pirateia um software Freeware?”

Violando a EULA, como em qualquer software proprietário (pago ou não).

Eduado "Trialforce" Bonfandini (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 9:44 am

Eu adoro o Pidgin, acho que ele serve muito bem para conversar mesmo na rede da Microsoft, ele é leve, fácil, simples, prático, multi-conta e multi-sistema.

Em alguns momentos preciso utilizar o windows (para testar aplicações ou sites) e quando se torna necessário, mesmo no windows, utilizo o pidgin, pois mesmo passando pela camada do gtk ele ainda é mais leve que o WLM. Detalhe: a opção do pidgin de desabilitar smiles é muito boa quando se conversa com pessoas enchem a tela.

Mas a matéria se torna interessante se olharmos pelo outro lado, que demonstra como a equipe do wine esta se esforçando e conseguindo alcançar altos níveis de compatibilidade com o Windows.

Muito válido.

Abraço

Marcelo Ulianov em 26/02/2009 às 9:49 am

Manoel Pinho… Ora bolas, vc consegue descrever suas emoções sem “emoticons” ??? E consegue passar sem “winks” ??? Colega, é a vitória da “forma” sobre o “conteúdo” !!! Não dizem nada, mas fica “bunitinhu miguxo” !!!

Qdo quero falar com alguém prefiro o telefone. Se estiver longe, mando um e-mail. Se não tiver jeito, abro o pidgin e fico ali por 5 minutos, não mais !!!

Qto a instalação em sí, acho legal como teste para o wine, nada mais do que isso.

Augusto Campos em 26/02/2009 às 9:49 am

Vou editar para fazer referência ao teu comentário, Cardoso.

marcon (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 10:22 am

Manoel Pinho, o problema não são os messengers para linux, o problema é a MS. A cada versão do messenger alguma coisa muda e a troca de mensagens entre o messenger e os softwares para linux fica prejudicada, assim como transferencias de arquivo e videochat. Isso nao acontece com o yahoo messenger, mas 99,99% dos meus amigos usam o messenger. Que posso fazer, ficar sem amigos? Particularmente eu prefiro o Skype. Tá, não é livre,mas funciona sempre do mesmo jeito, de uma versão para outra, tanto em linux quanto em windows. para substituir o messenger uso o aMSN. Eu sou teimoso, mas a maioria nao quer problemas e fica no mais fácil mesmo, ou seja, usa o messenger da MS.

Uia (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 10:31 am

Olha,
Eu acredito que a última vez que a MS modificou o protocolo de comunicação do MSN e que isso tenha gerado incompatibilidade com os aplicativos de terceiros faz mais de dois anos.
Então, acredito que isso não seja desculpa para usar o winw para emular o MSN do windows.
Ao vencedor as batatas.

Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 10:46 am

Eu larguei o protocolo MSN como um todo. Cheguei à conclusão que é tipo de um Orkut dos Instant Messengers: 90% dos usuários são uns imbecis (incluindo meus contatos) e só te fazem perder tempo.

Os outros 10% também mantém outras contas no Google Talk, que é meu IM de uso no momento.

Mas eu sou daqueles chatos que acha que IM é para manter contatos profissionais e técnicos e não pra bater papo ou ficar xavecando…

Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 10:55 am

Vocês não entendem, como que os miguxos vão usar o Linux sem winks pulando na tela?

cardoso (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 10:58 am

Pois é, eu não acho que o mundo precise de mais um sistema operacional suportando emoticons animados, winks e aquele MALDITO efeito da janela tremendo, quando um corno qualquer tenta ‘chamar sua atenção’.

Marco (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:28 am

Tsc.. como sempre o pessoal fica reclamando de tudo..

O problema é que nenhum cliente alternativo mostra nicks em chats de grupos (que eu uso muito) e que eu saiba só o aMSN tem suporte pra cam, mas o aMSN é feio d++++… entre outras coisas

fiquei animado, vou testar..

Henrique Lechner em 26/02/2009 às 11:44 am

Po augusto acabou me transformando em um defensor da microsoft. agradeço sinceramente por aceitar meus textos aqui no br-linux.é realmente excelente saber que seus textos são vistos com repercussão nacional. mas aquelas linhas que eu havia posto antes que parecia não ser necessária.sobre que eu recomendava o uso de clientes nativos mas poderia ser usado o WLM no wine como uma alternativa seria pra diminuir o odio gerado,e ser considerado um “pró-microsoftiano”.

no caso o que o cardoso fala (um tanto enraivecido por sinal) não é a real no meu texto,como esse artigo tem referencia a dois textos o primeiro o meu,o meu tem link para softpedia que é um site respeitado com mirror grande.e para você abaixar por esse site tens que aceitar as devidas licenças,eu não redireciono diretamente ao link,mas sim a pagina.

só pra esclarecer aqui,não uso WLM pois não quero/gosto,mas tenho muitas pessoas que por mim acabaram desistindo do linux pelo simples fato do messenger,bobagem? sim realmente mas não muda o fato!

me desculpem então aqueles que estraguei o dia por apresentar esse texto de como colocar um software da microsoft no linux,não vim para fazer apologia a MS nem ao uso de seus softwares,mas se esse era o “empecilho” do não uso do linux agora não é mais

Rafael de Almeida (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:08 pm

Essa notícia é muito boa. Estamos perto da migração em massa.

welrbraga em 26/02/2009 às 12:20 pm

Gostei, agora só falta o Paint, o WordPad e os vírus.

Ioca100 (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:42 pm

Quem quiser firulas , use o Mercury Messenger.

Ricardo (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:49 pm

Achar que as opções para linux são “ótimas” é tapar o sol com a peneira. Eu uso Linux há 5 anos, sou anti-microsoft mas considero o windows live messenger é o melhor comunicador.

Entrando no faq do maravilhoso Pidgin lemos que eles não pretendem dar suporte a audio/video por muito tempo. Poderíamos usar Skype ou Ekiga mas teriamos que convencer todos a usá-lo. Por que não lançam um cliente decente de msn para windows?

O Pidgin é todo gtk, todo bonitinho, mas está longe do ideal. Poucos usam protocolos exoticos, como jabber, gtalk e msn. Espero que o suporte wine para o msn melhore com o tempo. Muita gente vai deixar de torcer o nariz pro linux. Porque esperar por um cliente bom estamos esperando faz muito tempo.

Manoel Pinho em 26/02/2009 às 12:49 pm

Henrique,

Seu artigo é válido apesar de muitos não concordarem com a real utilidade e necessidade do programa. Tanto é válido que o br-linux publicou.

Usar o wine é sempre um último recurso e perfeitamente válido e recomendado em muitos casos de aplicativos legados. O IEs4Linux, por exemplo, quebra o galho em certos sites IE only feitos por webmasters incompetentes.

A crítica não foi a você, mas a quem argumenta que recursos cosméticos como winks e beleza são “essenciais”. Para mim ficar preso ao windows por causa do MSN é uma desculpa para não migrar.

andersonvom (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:58 pm

Há opções nativas melhores que o próprio WLM, na minha opinião. O Mercury e o aMSN.

Acho o Mercury pesado demais, prefiro o aMSN enquanto o emesene não tiver suporte a webcam, depois disso troco de vez!

Para quem acha o aMSN feio, é só usar este skin. Argh, chega a dar nos nervos…

Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 4:32 pm

“Achar que as opções para linux são “ótimas” é tapar o sol com a peneira”
Também acho. Gostantou não, concordando ou não, querendo ou não, 99% dos usuários de IM gostam de winks, animações, firulas, “chamar atenção” (que pode ser desabilitado por quem não quer receber).

Negar isso só contribui pro Linux ficar nos seus 0,8% de mercado.

E, como já falaram, é mais fácil usar o msn do que convencer todos os seus amigos a aderirem a seu IM favorito.

Lucas Timm (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 7:28 pm

para que os bugs de execução deste messenger sejam corrigidos mais rapidamente é necessário que você vote no aplicativo para mostrar aos desenvolvedores a importância deste software para você,pois softwares mais votados acabam tendo mais prioridade,entre no website appdb do link abaixo e cadastre-se para você poder votar.

Pode esperar sentado, to indo votar

Henrique Lechner em 26/02/2009 às 8:16 pm

Quero deixar aqui claro que ao você usar Windows Live Messenger você deve aceitar as licenças de uso do mesmo.
ao ignorar as devidas licenças você está pirateando o software.

caso você queira fazer download desta aplicação faça via softpedia (como referenciado no primeiro texto) pois o site informa a licença do software e lhe da um mirror confiável para download

tenchi em 26/02/2009 às 9:18 pm

O MSN é na minha opinião muito bom em recursos, recursos que a maioria do pessoal gosta, como suporte à câmera, compartilhamento de arquivos, etc., embora eu não use estes recursos.

Mas o MSN (como protocolo) é um lixo. A transferência de arquivos dele é muito lenta! Com xmpp (no pidgin, por exemplo) a tranaferência é na velocidade máxima da sua conexão.

Áudio e vídeo? O MSN messenger é bom e fácil, mas a qualidade da coisa é péssima (já que não se trata de um software para audio e vídeo como skype, ekiga, gizmo, etc.).

Suporte à audio e vídeo tem sim no Linux: o kopete mesmo suporte há anos. Mas o problema é que sempre quando vc acha um cliente bom (como o kopete) há algo que o programa tenha de não-tão-legal. Assim cada programa faz uma coisa bem mas não há um que faça tudo bem.

O Pidgin ao que parece está caminhando para se tornar um cliente melhor. Até o 3.0 já terá suporte à audio e vídeo, que já existe, mas não está incluído na árvore principal do projeto. E quando isto acontecer e os desenvolvedores deixarem de ser tão cabeças duras (:-)) o pidgin será o melhor mensageiro opensource…

Tem também o pessoal do aMSN, que está desenvolvendo, ainda a passos lentos, o aMSN2, que promete não ter as deficiências do primeiro. Ao que parece a coisa só ficará pronta daqui a pelo menos uns cinco anos (é, estarei bem velho nesta época), mas será algo bastante diferente de todos os clientes que temos hoje em dia.

Mas o problema maior: que mania de querer usar só o MSN! A maioria das pessoas não conhecem mensagens instantãneas (assim como não sabem navegar na internet ou digitarem texto, mas usar o IE e o Word), e sim o Emi éssi eni. Falta um pouco de vontade de conhecer coisas novas.

José Carlos (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 9:42 pm

Parabéns ao pessoal que desenvolve o WINE. Muito boa notícia!Instale o Live Messenger via WINE no Linux quem quiser; e use quem quiser. Quem achar que é errado usá-lo tá certo, quem achar que é correto usá-lo, também tá certo. Ninguém é dono da verdade. O mais importante é ter o software funcionando e sendo usado por quem quiser usar.

bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 3:02 am

O problema é o mesmo que envolve a Apple, que vende um SO atrelado a um hardware sendo ambos fabricados pela mesma, ou seja, constitui venda casada. Basicamente, se você fizer essa “gambi” está protegido, pois a contituição está acima da EULA da Microsoft. O problema é que o MSN é dado e não vendido, ao contrário do Leopard.

Marco (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 10:42 am

Consegui usar o MSN 7.5 aqui e funciona bem melhor que o Live. Pelo menos tem o auto-scroll que não da pra ficar sem.

Sem contar que o 7.5 era meu cliente preferido =D

Sezaru (usuário não registrado) em 1/03/2009 às 11:52 pm

Otima noticia, nao sei porque o pessoal reclama tanto, se nao gosta nao usa ue, eu por exemplo nao vou usar, nao gosto do WLM, mas minha mae, meu pai e minha irma usam linux e sempre reclamam porque ele nao tem suporte a conferencia de audio no msn, eles nao ligam para winks, nao ligam para smiles, alias, acham isso um saco, eles so entram para falar com familiares, mas eles querem conversar, com video e especialmente audio, qual client linux tem suporte a audio do msn? nenhum ate onde eu saiba, se tivesse pode ter certeza que eu ja teria instalado!
Serio, eles usam linux porque querem, eu nao forcei, simplesmente eles cansaram de pegar virus e ter aquela paranoia de win user quando abre algo, mas infelismente todos os contatos deles sao win users e gostam mais de conversar com som do que teclar, entao uma noticia dessa para mim e otimo, so esperar ficar um pouco mais estavel e com a conferencia funcionando que instalarei com certeza nos ubuntus felizes deles :)