Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Disponível o último ‘release candidate’ do openSUSE 11.2

Enviado por Luiz Fernando Ranghetti (elcheviveΘopensuse·org):

“Segue abaixo a tradução do anúncio do openSUSE 11.2 RC2:

É isto pessoal! Estamos quase lá para o openSUSE 11.2. Hora de baixar o último ‘release candidate’ do 11.2 e descobrir os últimos bugs escondidos para deixar o camaleão pronto para o lançamento final. Este lançamento inclui o kernel, Samba e Firefox atualizados e mais. Fonte: http://news.opensuse.org/2009/10/29/final-opensuse-11-2-release-candidate-available/” [referência: elchevive68.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    rpm (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 3:30 pm

    Em poucas semanas tivemos ou teremos o lançamento de versões novas de ubuntu, mandriva, opensuse e até de windows (evento raro :-) ).

    Lauro César (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 5:45 pm

    Estou usando o OpenSUSE 11.2 RC2 desde ontém (a tualização apareceu anteontém à noite em meu RC1) e está muito bom. Só estou com um pequeno probleminha: quando fecho o Amarok ou o Kopete, uma janela informando que o programa fechou de forma inesperada é aberta “automaticamente”, não causa nenhum problema mas é chato e passa uma impressão que podem haver outros problemas mais sérios…

    Lauro César (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 5:49 pm

    Outra coisa: as atualizações entre as versões estão demandando uma troca de pacotes completa, parece. Da versão RC1 que eu tiha instalado para a RC2, por exemplo, foi mais de 1GB de pacotes. O Luiz Fernando me disse que a cada versão eles estão recompilando todos os pacotes, por isso a grande quantidade baixada, espero que para a versão final isto não aconteça de novo (baixar 2GB em dois computadores não é mole) ;)

    Wallacy (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 6:29 pm

    Nesse caso baixe o DVD oficial que você irá usar o mesmo em “N” pcs… Sem ter que baixar “n” copias.

    Lauro César (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 7:32 pm

    Walacy isso eu tb posso fazer com o live cd + cds de nonoss e traduções. O problema é que eu já tenho o OpenSUSE 11.2 instalado e não pretendo fazer reinstalar…

    Lauro César (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 7:49 pm

    Onde se lê “fazer reinstalar” leia fazer uma reinstalação limpa.

    miranda (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 7:51 pm

    Que venha logo o 11.2…porque o 11.1 foi uma lastima, bugado ate a tampa!!
    Não sei se é impressão minha mas percebi também vários bugs no 10.1. Será que há uma maldição na terminologia “.1″??
    De cara já tô descartando a possibilidade de usar o futuro 12.1 desde agora. :)

    Wallacy (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 8:12 pm

    Uma vez eu tinha inscrito um artigo sobre essas questão dos “.1″, “.2″ e “.3″… Usei como base as versões pré-novell e as versões da Novell…

    Parece que sempre eles fazem isso, eles tentam trazer coisas novas nas versões .0, conseguem… nas versões .1 tentam resolver os problemas e implementar mais funções, dai parecem que se perdem e fica tudo uma bagunça… Nas versões .2 parecem que se concentram em resolver os problemas, inovações aparecem porém poucas… O que ajuda na estabilidade. Fora que depois desse tempo eles conseguem manter uma boa base de dentro da empresa para a nova arquitetura, o que também ajuda.

    Luiz Fernando (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 10:03 pm

    Olá,

    Esta recompilada geral é/foi feita apenas para o RC2 já que este é quase a versão final e somente bugs ‘ship stoppers’ são corrigidos. Do milestone 0 até o RC1 só é compilado o que for mudado (e suas dependências) sendo que as que efetivamente não mudaram mas foram recompiladas por serem apenas dependências de outros pacotes são descartadas.

    Pra quem usa/baixa o DVD minha sugestão é usar os deltaisos (aprox. 800MB) e atualizar o DVD entre os releases

    abraços ;)

    miranda (usuário não registrado) em 30/10/2009 às 10:28 pm

    Estava vendo os screenshots e vi uma coisa que gostei, alias, 2 coisas: A integração do OO e do Firefox com o KDE 4. SHOW de bola!! Pra quem quiser conferir:

    http://en.opensuse.org/Screenshots/11.2_Milestones

    As caixas de diálogos em Qt….atenderam minhas preces!!

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 31/10/2009 às 1:36 am

    @miranda

    Interessantíssima essa opção de dialogos em Qt do firefox, gostei muito!
    Achei legal também eles apresentarem o Arora como uma nova opção de web browser.
    Tenho usado o Arora junto com o konqueror e eles tem me agradado muito.

    Abs!

    Fabio (usuário não registrado) em 31/10/2009 às 9:55 am

    Eu gostei da 11.1 que estava rodando redondinho no meu toshiba…e agora a 11.2 me surpreendeu na questão velocidade. Precisei baixar uns 3GB de ataualização (rs…) mas está tudo bem! o sistema está muito estável agora na RC2. O boot veloz. Recomendo a todos!

    Samuel (usuário não registrado) em 31/10/2009 às 5:30 pm

    Instalei numa vbox, aí fui baixar o flash player, mas para baixa-lo tenho que instalar mais de 1 giga de atualizações, então larguei de mão, porque só tenho 200k de conexão. Já desinstalei. Espero que a versão final não precise instalar tanta coisa. Aliás, o delta-rpm é para diminuir as atualizações, não?

    Lauro César (usuário não registrado) em 2/11/2009 às 1:16 pm

    Instalei numa vbox, aí fui baixar o flash player, mas para baixa-lo tenho que instalar mais de 1 giga de atualizações, então larguei de mão, porque só tenho 200k de conexão. Já desinstalei. Espero que a versão final não precise instalar tanta coisa. Aliás, o delta-rpm é para diminuir as atualizações, não?

    Samuel as atualizações, com vc mesmo disse, são atualizações, não tem nada a ver com a instalação do flash. Este 1GB de pacotes foram explicados nos outros comentários acima e quanto a versão final:
    1. Se é final não devem haver tantas atualizações logo após ela ser liberada.
    2. Como foi dito em um comentário logo acima a recompilada geral dos pacotes não deve se repetir, portanto este problema com a grande quantidade de pacotes é coisa superada ;)

    Um abraço.

    Samuel (usuário não registrado) em 2/11/2009 às 10:31 pm

    Lauro César,

    Obrigado pela explicação, mas quando fui instalar o flash (para ver vídeos do Youtube), eu iria instala-lo pelo gerenciador de pacotes do opensuse, acho que é o Yast, então para instalar o flash pelo Yast tinha que baixar as atualizações de mais de 1G, entendeu? Eu realmente espero que a versão final faça o uso REAL do delta-rpm, pois baixar mais de 1G de atualizações não é pra qualquer um, além do mais tenho problema de ansiedade sério, não gosto de esperar não… eheheh… até mais.

    Valeu!

Este post é antigo (2009-10-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.