Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Direitos autorais: Indústria tem que aprender com os serviços de compartilhamento informais?

Em encontro anual, que aconteceu no sul da França, executivos demonstraram otimismo pela primeira vez em anos, após estabelecerem parcerias com a Nokia, a Amazon e o MySpace.

Muitos críticos desse mercado, entretanto, afirmam que ainda é necessário renunciar a tanto controle e, talvez, aproveitar algumas idéias dos “piratas” – pessoas que criaram serviços para download não autorizado de música – com quem estão brigando.

Depois de anos tentando proteger os direitos autorais e precessando qualquer um que baixasse músicas de forma ilegal, as gravadoras agora estão dispostas a firmar acordos com varejistas online, estimuladas pela brusca queda nas vendas de CDs.

Em 2008, cerca de 95% das canções baixadas pela internet – o equivalente a 40 bilhões de arquivos – não eram consideradas legais pela indústria, o que os envolvidos apontam como causa para o mercado de música registrar uma receita 7% menor do que a de 2007. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 21/01/2009 às 1:14 pm

    Eu prometo uma coisa.Não vou ao estados unidos.Mas que povo é esse que deixa a democracia tão podre e os deputados se transformarrem em prostitutas?

    Graças a deus que temos esperança no br.Não temos patentes e nem extensão de copyright.

    Falando nisso , mickey tem mais de 100 anos e não caiu em dominio público.Isso é uma vergonha da mais podre e suja.Essa SONNY BONO maldita quer eternizar o copyright e eternizar a ganha excessiva dfe dinheiro.

    O que é triste é que o povo americano não faz nada quando ve esse lobby na cara dura.

    Pessoal por favor apoiem magnutune e jamendo pois os empresários da warner,disney e universal são os caras mais podres e que poem os seus direitos acima dos direitos dos cidadãos americanos.

    Deus proteja o Brasil.Pois temo que se a gente não mudar nada, provavelmente vão tentar destruir a democracia daqui.Que afinal é uma das melhores.

    @self_liar

    Depois do . existe espaço viu :-P A sua professora do primário agradece…

    kayo (usuário não registrado) em 21/01/2009 às 1:52 pm

    Deixa o cara clecio. :)

    Vamos fazer uma previsão do futuro. As gravadoras, como conhecemos hoje, não existirão mais. Os artistas lidarão diretamente com o público, e suas obras pertencerão exclusivamente a eles mesmos. Porem, fazer isso sozinhos seria muito complicado, então os “artistas” contratariam pequenas empresas especializadas em “agilizar” as coisas, como um “despachante”, ou um empresário mais bem preparado. Essa empresa contratará uma gravadora para fabricar seus Cds, montará seu site para distribuir suas mp3 (mp3 de graça, lossless pago) subornará a mídia para que você apareça na TV, rádio, etc e cuidará de outros detalhes. Tudo porém, sairá do bolso do artista e este terá total controle sobre sua carreira, ficando com todo o lucro dos shows (fora, é claro, a parte do dono da casa de shows).

    As gravadoras como conhecemos hoje estão fadadas a desaparecer. Processar “baixadores” de mp3 é como tentar tapar o sol com uma peneira. Quanto mais você processa, outros aparecem para tomar o lugar daquele. Algumas pessoas estão questionando se vale a pena pagar por música, a maioria já decidiu que não vai pagar, então meu amigo, seu negócio já era. O artista que for esperto, vai abandonar esse barco, pois o iceberg está bem visível na proa. Quando alguns grandes nomes ($$$$$$$) perceberem que ficar abraçados com as gravadoras os fará afundar financeiramente, eles começarão a fazer o que eu disse acima.

    jotaB (usuário não registrado) em 21/01/2009 às 2:04 pm

    self_liar disse:
    Falando nisso , mickey tem mais de 100 anos e não caiu em dominio público

    Na verdade, não tem mais de 100 anos, não. Mickey foi criado em 1928 (por Ub Iwerks e Walt Disney). Portanto, só tem 80 anos. Leia na Wikipédia.

    self_liar (usuário não registrado) em 21/01/2009 às 3:01 pm

    É foi mal engano meu .

    Mais sobre a sonny bono

    http://en.wikipedia.org/wiki/Copyright_Term_Extension_Act

    sem@email.org (usuário não registrado) em 22/01/2009 às 1:19 am

    Vender barato para vender sempre. Preço acsessivel. Preço real e justo. Lucro ao longo prazo, nao o instavel lucro rapido.

    No futuro a ideia eh vender musica on-demand pelo celular ou pela internet. Creditos prepagos (como no celular) que voce compra em bancas de jornal e padarias. Cada musica custando entre 50centavos e 1 real (nao mais que isso). Pelo celular eh o caminho mais rapido. Com a nova rede 3g baixar uma musica sera questao de 1 minuto ou menos. O valor vai ser creditado ou na conta do celular de conta ou nos creditos do celular pre-pago.Pela Internet a mesma coisa: creditos pre-pagos comprados em padarias etc (como sao os creditos de celular). Entra no site, compra a musica, paga com os creditos, baixa a musica e fica tudo bem. Mas preço eh a chave do sucesso!

    A troca “nao autorizada” de musicas vai continuar se o preço do download for alto. Entre 20 centavos (por musicas muito antigas) e 1 real por uma top hit do momento. Nao pode ser mais do que isso!!!!!

Este post é antigo (2009-01-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.