Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


DIA – Gabaritos extras para o seu diagrama de rede

Enviado por Benjamim Góis (benjamim·goisΘgmail·com):

“O DIA, editor de diagramas do Gnome está em nova versão (0.97), mais poderoso do que nunca. No site oficial do projeto, existem alguns shapes extras que podem ser adicionados ao DIA, porém até o presente momento, só existem pacotes RPM para Opensuse. Aproveitei um tempo livre para criar um pacote deb com todos os shapes oficiais. Com a autorização do Thiago Ribeiro inseri o excelente RIB-Network. Acredito que seja um pacote indispensável para todos que trabalham com diagramas de redes.” [referência: jubarte.googlecode.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    asm (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 6:55 pm

    dia r0CKIZ, já usei ele pra fazer um diagrama, pensei q o projeto estava parado, até ver o lancamento da versao nova esses dias o/, unica coisa que me fez realmente falta nele foi salvar imagens do diagrama com AntiAliased :/

    Giorgio (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 8:54 pm

    Eu acho o dia um software extremamente amador , o MS visio 2007 da um banho em recursos etc.

    Ele realmente ficou um bom tempo parado, ainda bem que voltou. Das alternativas ao MS Visio, o dia sempre foi o que chegou mais perto.

    Benjamim (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 12:07 am

    Realmente o desenvolvimento do DIA é bastante lento. Uma dica para os usuários da versão linux é executar o DIA com o comando “dia –integrated” , desta forma você tem acesso a nova interface integrada. Não sei porque esta nova interface não foi colocada como Default.

    @Benjamim, uma interface deste tipo pro GIMP cairia bem, né? Já imaginou? gimp –integrated?

    antoniobarros (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 1:15 am

    Um DIA, o DIA chega lá.

    fernando (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 8:13 am

    Eu já trabalhei bastante com o DIA, e garanto que ele é um software excelente, até melhor em alguns aspectos que o próprio VISIO.

    Um exemplo é sua área de trabalho, que não é limitada a apenas uma única página, permitindo com isso a criação de gráficos realmente grandes e complexos, com possibilidade de salvar o arquivo no formato EMF no Windows.

    Franklin Anderson (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 10:22 am

    Eh aquela velha questao de conceitos e habitos! Nego usa os programas ‘top de linha’ e acha que qualquer outro que nao seja igual, nao eh tao bom, o Dia, inkscape, gimp. Todos sofrem dessa cegueira dos usuarios. O Dia eh um otimo programa !!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 10:27 am

    O fato de ser um “ótimo programa” não faz dele melhor que o Visio. Comparar com outros programas é absolutamente normal, visto que os que você citou são considerados referência pelos profissionais de cada área.

    O mesmo vale pra carros, perfumes, etc.

    “O mesmo vale pra carros, perfumes, etc.”
    Sim, vale mesmo. por exemplo, de que adiantaria ter uma ferrari numa grande cidade do Brasil? Além de ela não poder andar nas ruas por causa dos buracos haveria o constante risco de que ela fosse roubada assim que vc a estacionasse em alguma rua menos movimentada… Nestas horas aquele fusquinha 85 funciona muito bem, obrigado.. auahauha

    Eu nunca usei o Visio, por isso não posso falar mal ou bem, embora saiba que, sendo da microsoft, provavelmente é um ótimo programa, mas que, por ser da MS, peque por não ser multiplataforma nem ser interoperável com outros programas não me valeria nada.

    Já usei o kivio (do koffice 1, ainda não portado para o Koffice 2) e o Dia, todos no Linux. E não tive limitação naquilo que precisava que era… Criar diagramas!

    Não preciso de um programa que modele e exporte um banco de dados (o mysql workbench funciona bem para mim), mas onde eu possa simplesmente representar visualmente alguma coisa em mente.

    Pena que no Ubuntu Jaunty a versão dos repositórios seja a 0.96, tanto que tive que baixar do ppa do launchpad a 0.97…

    Rogério Garcia - RoG. (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 11:57 am

    OFF: @tenchi usando Ubuntu? Até que enfim se rendeu? :-D

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 12:07 pm

    E acreditar que, há quatro anos atrás, o editor de diagramas para Linux mais conceituado era o Kivio… Pena que o projeto evitava colocar mais esquemas para diagramas no pacote-padrão, tudo para que os usuários comprassem os esquemas do site deles. Deu no que deu, o Dia tomando o espaço dele e recebendo todo o destaque agora.

    E a interface integrada do Dia ficou muito boa! Para quem tem preguiça de instalar a última versão, é só visitar este site, que contém alguns screenshots legais da última versão.

    Benjamim (usuário não registrado) em 2/08/2009 às 12:55 pm

    Tenchi, realmente uma interface deste tipo seria fantástica para o GIMP. Vai entender porquê eles fazem daquele jeito.

    Com toda certeza o DIA não tem todas as funções o Visio, mas acho que o DIA cumpre bem o papel dele, no propósito de criar diagramas, o único problema na minha opinião é que os ícones da CISCO são muito feios e serrilhados, uns ícones melhores seriam muito bem vindos, afinal são eles que fornecem o aspecto final do trabalho.

    Eu não sou nenhum artista, nem levo jeito com Inkscape, mas acho que seria de grande utilidade iniciar um projeto da comunidade para criar novos SHAPES para o DIA. O que acham ?

    @Rogério Garcia, quem? Onde? Mas não conta pra ninguém, blz? hauahua

    Na verdade tõ com o Slack current instalado tbm, mas infelizmente não consegui instalar o driver da placa de video nele. Dá um pau na compilação e sinceramente estou um pouco sem saco pra resolver… :-)
    Mas assim que tiver tempo retomo o preguiçoso :-)

    Tiago Cruz (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 9:35 am

    Hum… depois de 02 anos, graças a deus uma versão nova :-p

    Já com o RIB-Network então… mão na massa total!

    Interface integrada? Graças a deus++

    Vamos lá então… configure, make enquanto não sai um .deb :-p

    Tiago Cruz (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 9:54 am

    Opa, já tem .deb sim:

    https://launchpad.net/~dreibh/+archive/ppa

    Só colocar nos repositórios, adicionar a chave e sucesso
    sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 916C56E0

    irado (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 11:21 am

    pena.. pacote *deb, quem não usa êsse pacote fica na roça. Porque os autores não liberam TAMBÉM um *tar.gz da vida para aquêles que usam outras distribuições?

    essa completa falta de padronização no Linux, com o tempo, acaba aborrecendo porque alguém faz um pacote *rpm que só funciona no (ponha nome aqui), aí alguém resolve e cria um pacote *deb contendo um adicional interessante mas que (óbvio) só funciona pra Debian-likes.

    Quem usa outros acaba apelando pro alien (nem sempre eficaz) ou fica sem..

    é fo**a, isso.

    @irado, .tar.gz é código-fonte. Vc pode obtê-lo aqui: http://ftp.gnome.org/pub/gnome/sources/dia/0.97/dia-0.97.tar.bz2

    A página oficial do Dia: http://live.gnome.org/Dia/

    Benjamim (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 12:44 pm

    Irado, sou obrigado a concordar com você. A falta de padronização no Linux dificulta bastante as coisas. Não sei criar pacotes RPM, e como so trabalho com Debians Like acabei criando um pacote DEB. Faça um teste com o Alien. Caso não consiga extraia o conteúdo do DEB para a pasta /usr/share/dia/shapes ; /usr/share/dia/sheets

    Tiago Cruz (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 2:02 pm

    @irado

    http://ftp.gnome.org/pub/gnome/sources/dia/0.97/dia-0.97.tar.bz2

Este post é antigo (2009-08-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.