Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Detalhes do Android 2.0 começam a ser divulgados

Do iG Tecnologia:

A versão atual do Android, o sistema operacional do Google para smartphones, é a 1.6, mas já circulam pela internet imagens e informações sobre o Android 2.0, codinome “Éclair”, seguindo a tradição do Google de nomear as versões de acordo com sobremesas.

O site Boy Genius Report publicou uma galeria com várias imagens e informações sobre o sistema. Entre as novidades estão a integração nativa com servidores Microsoft Exchange e o Facebook, upload facilitado de vídeos para o YouTube, exibição de “camadas” de dados (como por exemplo informações de trânsito) sobre os mapas no Google Maps e mudanças de acessibilidade, como um sistema de síntese de voz capaz de ler em voz alta e-mails e mensagens.

O navegador web também ganhou melhorias, e agora tem desempenho “próximo ao do iPhone 3G” na renderização de páginas web. Outra novidade é o suporte a gestos, como no aparelho da Apple, e uma interface otimizada para uso em veículos com ícones grandes e reconhecimento de comandos de voz.

O Android 2.0 ainda não tem data de lançamento definida (a 1.6, foi lançada no início deste mês). (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vinicius (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 9:35 am

    Realmente em pouco tempo o Android vai dominar o mercado de dispostivos móveis. Um bom site “indexador” de notícis sobre dispositivos móveis http://www.seidimobile.com.br/. Neste site dar para ver a maioria das empresas de teconologias estão investindo no Android. Acer, Dell, LG, Sony Ericson, HTC, Huawei, Motorola, Samsung, etc, etc….

    Welington (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 9:44 am

    Será que alguém se lembrar daqueles tempos em que os telefones serviam apenas para falar? :)

    Wallacy (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 10:15 am

    Bem que algumas distros podiam usar o “padrão” de segurança do Andoid. Achei muito banaca a forma que eles isolaram cada software sem consumir muitos recursos, como acontece com algumas sandboxes.

    zer00c0l (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 11:19 am

    Faz um grep Apple ai… já diz tudo né…

    Felix (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 11:24 am

    Não há como negar.. Os Androids são os celulares do futuro.

    Sds,

    Curioso (usuário não registrado) em 20/10/2009 às 10:18 pm

    Ja dominam pesquisas na internet, vão dominar os celulares, estão para lançar um SO, …

    Vamos sair de um monopólio e vamos cair em outro.

    Não vejo com bons olhos este domínio.

    Wallacy (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 12:12 am

    O Google não possui o monopólio dos mecanismos de busca, porém é sim lider de mercado.

    Hoje o Symbian é o mais utilizado no mundo, se vier a ser o Andoid será pela qualidade da plataforma.

    Uma coisa é ser “lider de mercado” outra é ser monopolista, o Symbian por exemplo que é lider, provavelmente perdera sua posição para um produto melhor: Andoid.

    Diferente do Windows, que é lider de mercado, porém usa praticas monopolistas. Em algumas areas é a unica opção.

    E entre sair de um “monopolio” proprietario, e ir para um que usa como tecnologia base livre, bem… Se só existir essas duas opções a segunda é melhor! Porém como a segunda, na pratica, pela licença utilizada não permite que use de praticas de monopólio, bem… Então ela se torna uma excelente opção.

    Que um exemplo? Ubuntu… Digamos que ele em sua próxima versão não só seja a distribuição mais usada pelos Linuxers, porém consiga a incrível marca de 95% dos usuários? Ou seja, lider absoluto de mercado? Deixaremos de usar ele justamente por isso? Se ele se tornar, de fato a melhor opção, não existe motivos lógicos para isso.

    O problema seria se o Ubuntu (sobre essa analogia) usasse de sua posição dominante no mercado para impedir que outras distribuições, no futuro possam adquirir uma parcela desse mercado.

    Enquanto o Google, não usar de tais artifícios, otimo! Exemplo: Bing! O Bing criou um mecanismo de busca de imagem superior ao do Google, e o google foi lá e melhorou o seu. É diferente de ele usar de sua posição no mercado para impedir que o Bing seja utilizado.

    Semelhante ao caso da GVT com a Telefônica, que no lugar de melhorar seu serviço vai lá e compra a concorrente que é mais competente.

    Não que o Google não compre varias empresas, porém no caso do Android, as coisas são um pouco diferentes. Até porque o Android não é só do Google, o consorcio possui cerca de 50 empresas.

    Lourival Carlos (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 7:29 am

    Android…
    Robot …
    Cyborg …
    podem lançar o sistema operacional que quiserem, aqui no Brasil, todo mundo tem o pré-pobre, 99.999% da população não tem como bancar um pacote pós pago e acesso a dados.
    eu por exemplo uso um motorola w175.

    http://www.motorola.com/Consumers/BR-PT/Consumer-Product-Services/Mobile-Phones/W175-BR-PT

    utilizo apenas para receber chamadas (pai-de-santo) e o despertador, esse ultimo não pode falhar de modo algum, pois pobre tem de acordar cedo, pegar o busão e trabalhar para no fim do mes conseguir por 15,00 de credito naquele plano que garante não sei quantos minutos na operadora que fez a promoção bola da vez, (pré-pobre).

    a realidade é essa, feliz de quem não a vive, que continue sem vivê-la…

    @Lourival Carlos,
    se fosse assim o N95, iPhone e outros celulares mais avançados não venderiam bem no Brasil. Nossa classe média não é tão pequena quanto se pensa.

    Além do mais, as vendas desses celulares acima de 1500 reais já saiu pesquisa mostrando que são vendidos a maioria para pessoas de menor renda do que as de classe alta.

    Paulo Celso (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 5:58 pm

    Marcos Alex,

    Tudo bem… pode até haver muita gente da dita classe “c” que compre celular tipo n95 e similares. São pessoas que pagam em n vezes no cartão de crédito e que, 99,99 % das vezes, ligam a cobrar. Ou seja, gente que quer andar “de carrão”, mas sem gasolina ou com o ar-condicionado desligado! Exibem o celular como ostentação e vaidade pura e simplesmente.

Este post é antigo (2009-10-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.