Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Defesa dos EUA libera uso de código aberto pelos militares de lá

O memorando é bem curto (são apenas 2 páginas em PDF). Recomendo a leitura do original, e a divulgação na sua caserna – mesmo naquelas que já usam código aberto há anos ;-)

Trecho da notícia do James Della Valle na Info:

O Departamento de Defesa dos EUA publicou um memorando favorável ao uso de software livre pelos órgãos militares do país.

Segundo o H-Online, o texto foi criado para esclarecer a posição de outro documento, publicado em 2003, não deixava clara posição do departamento, a chegando a dar a impressão de que o código aberto não era permitido.

O novo memorando aponta diversas vantagens no uso dos softwares, incluindo a liberdade para alterar o código e baixo custo, por exemplo. (…) (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    marcio (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 9:43 am

    adorei a montagem

    Não só o baixo custo, mas, a auditoria que é bastante importante para órgãos que são responsáveis em defender a “soberania” de um país =)

    Não é montagem, aquele é o pinguim Nils Olav, que é mascote e oficial honorário no exército norueguês: http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/scotland/edinburgh_and_east/7562773.stm

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 10:09 am

    Aqui os militares também usam SL, inclusive eu ouvi falar que alguns servidores rodam um sabor de BSD, se eu não me engano é na FAB.

    >>> se eu não me engano é na FAB.

    Na FAB eles padronizaram o Debian, como “flavor Linux”.

    o Exército Brasileiro também usa intensivamente código aberto há tempo!

    >> Exército Brasileiro também usa
    >> intensivamente código aberto há tempo!

    Sim. Meu pai é “Comunicante” do exército, e afirmou que usou Linux por lá. O problema são algumas estações de trabalho, que o pessoal insiste em usar o “Kurumim 7″ ou mais antigo…

    self_liar (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 11:04 am

    Apesar que eu odeio as instituições militares dos EUA.DoD,DARPA,CIA e outros são somente instituições das corporações que adoram acabar com toda a democracia dos países.

    >> corporações que adoram acabar com toda a democracia dos países.

    Agora eu te pergunto Troll anonimo self_liar. Porque vc não entra no ASSUNTO que é “Software de Código aberto em instituições militares” ao invés de ficar dando uma de playboy revoltado anti-ditadura?

    Acho que todo mundo aqui SABE um pouco de história, e dos erros do militarismo ;)

    Paulo Estrela (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 11:54 am

    Eu acho que os militares dos EUA usam software livre a muito tempo. Mesmo que em cima de Solaris, AIX e etc. Duvido que eles nunca usaram o Apache! Esse documento vem apenas reiterar essa posição, agora que a massa está tomando conhecimento do que é software livre, inclusive com governos se manisfetando sobre o assunto.

    rpm (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 2:02 pm

    Os militares tendem a ser muito mais receptivos ao software livre do que uma grande parte dos CIOs de grandes empresas, especialmente as multinacionais, porque quase sempre são “Microsoft shops”, totalmente dependentes de tecnologias MS como Exchange, Active Directory, MS Office, etc. Alguns são tão dependentes que nem usam linux em servidores não críticos.

    Além do mais, o histórico de segurança dos produtos Microsoft, especialmente o windows, e o fato de ser um produto americano e com possibilidade de backdoors faz com que militares sempre olhem com um pé atrás os produtos da empresa.

    ewerton (usuário não registrado) em 3/11/2009 às 5:48 pm

    O Exército Brasileiro adotou o linux sim, eu ainda estava lá quando começou a acontecer, ao contrário de varios orgãos do governo e ministérios, no exército não houve renovação dos computadores, para vocês terem idéia a maquina mais rápida que tinha na minha unidade era um pentium ll 450 mhz,numa m748(pcchips) com 64mb de memória, na época recebemos doação de uma empresa de callcenter de vários computadores e foram estes que modernizaram a unidade,como eu manjava de muito hardware e era usuário do kurumin, ajudei muito na implantação/migração.

Este post é antigo (2009-11-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.