Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Debian adota novo calendário de lançamentos

Texto da Info, enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“”O Projeto Debian anunciou que vai adotar um novo calendário para o desenvolvimento e lançamento das versões do sistema operacional.

A associação informou que as atualizações serão lançadas a cada dois anos. O ciclo de produção deve parar em dezembro dos anos ímpares e o lançamento ocorre entre fevereiro e março dos pares, quando os programadores começam a trabalhar nos novos projetos. A data foi escolhida por causa do sucesso das distribuições Debian GNU/Linux 4.0 (Etch) e Debian GNU/Linux 5.0 (Lenny) em datas similares.

Outros sistemas operam com ciclos de seis meses, mas os desenvolvedores do Debian acreditam que ele só pode ser lançado quando todos os seus componentes estiverem estáveis. A postura vai permitir que os recursos sejam bem documentados e apresentados aos administradores, além de garantir um planejamento estratégico em longo prazo.

Apesar de a última versão ter saído no dia 14 de fevereiro, o novo Debian GNU/Linux 6.0 (Squeeze) deve atender ao novo cronograma, sendo lançado no começo de 2010. Mesmo com o prazo de desenvolvimento equivalente a um ano, o sistema deve trazer funções que vão facilitar a instalação de pacotes de 32bits em ambientes de 64bits, além de um processo de boot muito mais rápido e dinâmico.”” [referência: info.abril.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Excelente notícia, pois era uma coisa que faltava para Debian poder amadurecer mais.

    Ricardo Cardim (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 12:30 pm

    A notícia é boa. Ter um calendário de lançamento faz com que os Manentedores se organizem e planejem as próximas versões. Isso faz com que os desenvolvedores Debian se dediquem com um pouco mais de foco ao saber que possuem uma data final para lançamento.

    O que eu não sei se é bom é o prazo de dois anos. Tudo bem que o Debian quer ter mais estabilidade nos pacotes e tal, mas aí basta não reclamarem mais da falta de uso do sistema em Desktop(principalmente em empresas) e da migração dos usuários finais para Ubuntu.

    bruno buys (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 1:02 pm

    Acho que essa notícia foi mal entendida.

    http://mdzlog.alcor.net/2009/07/29/debian-is-not-switching-to-time-based-releases/

    http://www.linuxtoday.com/developer/2009073000935NWDB

    rpm (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 2:35 pm

    Realmente as notícias não estão completamente corretas mas há sim uma mudança em relação aos períodos de congelamento das versões, que passam a ser fixadas previamente.

    As datas de lançamento da versão final é que podem variar mais ou menos tempo depois do congelamento por causa de bugs nas versões RC. Mas a maioria das outras distribuições costumam também atrasar alguns dias em relação à data prevista para o lançamento por causa de algum bug mais complicado ou detectado de última hora. Então não vejo muita diferença desse novo calendário do debian em relação às outras distribuições.

    O debian precisava disso sim. É uma distribuição muito respeitada pela sua estabilidade mas a falta de previsão no lançamento de novas versões causava a impressão de que fariam como o GNU Hurd ou o Duke Nuken Forever, ou seja, lançar somente quando estivesse 100% pronto, mesmo que um tempo enorme depois.

    bruno buys (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 3:56 pm

    Se eu entendi bem, a política ‘is ready when it is ready’ não foi abandonada.
    Rpm, como voce mesmo falou, o respeito vem da estabilidade. Ás vezes não dá pra ter os dois ao mesmo tempo.

    eddie (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 10:41 pm

    Meu inglês é triste, olha ai o link oficial.
    http://www.debian.org/News/2009/20090729

    Mas pelo que eu entendi, seria congelamento nos anos impares, e previsão de lançamento na primavera do hemisfério norte (de março a junho).

    Agora não sei dizer se é proposta ou é decisão do projeto.

Este post é antigo (2009-07-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.