Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cursos gratuitos on-line de PHP Orientado a Objetos

Enviado por Ribamar FS (ribafsΘgmail·com):

“Após o curso do framework CakePHP, percebi a importância de conhecer a base do framework, que são a orientação a objetos e pelo menos o padrão de projetos MVC. Então também me meti a estudar estes dois. Cheguei a criar um aplicativo básico, com uma grid e CRUD para uma tabela, com pequena estrutura para template (cabeçalho e rodapé) e tudo orientado a objetos, usando os conhecimentos básicos de OO em PHP5. Também consegui dissecar um pequeno exemplo de PHP com MVC e melhorar, chegando também ao CRUD.

A minha intenção foi a de simplificar esse mundo do OO no PHP e inclusive também aprender. Espero estar colaborando. O resultado foram dois cursos na seção PHP: * Curso de PHP5OO * Curso de MVC em PHP – http://cursos.ribafs.org/” [referência: cursos.ribafs.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cristo (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 8:17 pm

    Tentei muito usar o cakePHP, mas tive tanta bronca que resolvi deixar para segundo plano, tentarei novamente outro dia, por enquanto quero me dedicar ao Spaghetti* (http://spaghettiphp.org/), ao Yii e o PhP Coupé (www.phpcoupe.com/) que são bem mais simples e diretos ao assunto.

    Troller (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 9:44 pm

    “bem mais simples”? Você está louco!

    Brayan (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 11:17 pm

    Cara, não tenho a minima exp. com o cakePHP, mas pelo que li por ae o melhor é o Zend então acho que mesmo que seja mais dificil vale a pena aprende-lo, visto que ele eh o mais usado e mais divulgado tb.
    E no meu caso que mexo com Adobe Flex, a zend tem uma parceria com a adobe hehe
    vlw
    *Mas vou ver os cursos sim, gosto de poder aprender antes de comentar alguma coisa hehe.
    parabéns pelo trabalho!

    Chrys (usuário não registrado) em 30/09/2009 às 5:41 am

    @Troller

    Por favor poderia então exemplificar com o código o que você diz? E funcionando?

    @Brayan

    Eu resolvi pesquisar em relação ao Zend, realmente é bastante poderoso, contudo fui pesquisar mais a fundo e encontrei isto: http://blog.cakephp-brasil.org/2008/12/25/benchmarks-entre-frameworks-php/ ao qual explica muito bem sobre o Zend e outros frameworks usados, além da simplificação do código.

    Mesmo sendo poderoso e tendo recursos pra caramba tenho pouco tempo para quebrar a cabeça e entender a fundo seu funcionamento, arrebento a minha cabeça com outras tecnologias como C/C++/Java/.Net, mas para PHP se tenho algo que evite o excesso de possibilidades de falhas então vou usar isso.

    Mas no seu caso que a Adobe tem uma parceiria com o pessoal da Zend, então compença bem mais usar o Zend Framework com o Adobe Flex que procurar usar outras tecnologias para isso.

    Também já passei um tempo me dedicando ao Adobe Flex, no caso um amigo meu gostou tanto desta tecnologia que hoje ele trabalha com ela, contudo eu acabei desconsiderando devido a alguns problemas que acarreta, ao fato de só ter apenas o FlashDeveloper e Flash Builder para trabalho, da necessidade do plugin do flash e da complexidade que existe em codificar algo bom e funcional.

    Assim prefiro mais focar meus esforços para JQuery e frameworks que possa usar melhor de recursos já existentes como Echo2 e 3, Yii, Grails e outros que já são legados, contudo sua opção tecnologica realmente é compensadora.

    Fadel Damen Schreiner (usuário não registrado) em 30/09/2009 às 10:55 am

    Ola, acho sensacional a sua iniciativa, mas so acho que deveria tomar mais cuidado no seu site, ja que ao tentar se cadastrar os email nao sao enviados para confirmacao do cadastro. ja faz tempo acho que peguei a dica aqui mesmo do seus cursos mas nunca foi possivel efetuar o cadastro, acabei de entrar novamente e nao consegui novamente.

    verifique meu email fadel.damen@gmail.com

Este post é antigo (2009-09-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.