Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cronograma: Firefox 4.0 sai no fim de 2010

Trechos da nota da Info sobre o cronograma previsto para a versão 4.0 do navegador:

De acordo com o cronograma desenhado pela equipe do Firefox, a versão que receberá o nome de 4.0 deve ficar pronta entre outubro e novembro do próximo ano. Versões para testes, naturalmente, devem surgir antes disso, possivelmente entre julho e agosto do próximo ano.

A expectativa dos desenvolvedores do browser é que ele conte com versões intermediárias até chegar na 4.0. Assim, é possível que a fundação libere antes as versões 3.6 e 3.7. Entre as principais características em desenvolvimento estão inovações para tornar mais veloz o uso do aplicativo.

Uma das ideias é que os plugins adicionados pelos usuários sejam processados de forma separada da abertura e carregamento de páginas e aplicativos web, de forma que os plugins não afetem a velocidade de navegação do internauta. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tenchi (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 1:07 pm

    - Multithread;
    - Menor consumo de memória (estão prometendo isso desde que me conheço por gente e ele ainda está um comilão de recursos)
    - Menor tempo de boot (no meu note, um turion x2, o chrome (chromim) demora um segundo para iniciar. o firefox 3.5 demora pelo menos 25s), o opera demora nem três segundos.
    - Aplicar novas extensões e temas sem a necessidsade de reiniciar o navegador. Esse negócio de ter q reiniciar sempre me lembra o Windows…
    - Execução de jacascript mais rápida. Hoje o chrome bate o firefox em 10 a zero na velocidade de execução de programas em javascript mais elaborados.

    Com tudo isso volto a dizer que o firefox é o melhor navegador do mundo, mesmo eu gostando muito dele (uso muito o webdeveloper e firebug, dentre outros), mas ele está muito defasado se comparado aos concorrentes, inclusive em alguns aspectos do IECA8, que, por incrível que pareça, ficou muito bom e eu aprovei. Pena que não funciona em Linux :-) (ou :-( )

    Tilt (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 1:18 pm

    Bem, se não fossem as extensões, já tinha me livrado do Firefox há tempos.
    O Opera, Chrome e até mesmo o Konqueror (que não é um bom browser) são infinitamente mais rápidos.

    Cadê o Firefox em QT4? Outra promessa que não saiu do papel.

    Suporte a multi{thread,processos} já é essencial há anos. Não entendo porque ainda fazem aplicações sem estes recursos. Antes tarde do que nunca.

    @Tilt parece que dá pra compilar o Firefox com QT4. Eu tentei mas não consegui “de primeira” e desisti. Se quiser tentar é só baixar os fontes e compilar com a opção certa no configure.

    Tem também as novas propostas de tema padrão (https://wiki.mozilla.org/Firefox/4.0_Windows_Theme_Mockups) que podem deixar usuários “finais” desavisados, confusos com a mudança de lugares das funcionalidades na Interface Gráfica

    JPayne (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 1:47 pm

    Firefox tá crescendo muito em marketing e tendo poucas novidades que valem a pena. Aliás nem precisava de novidades, se ele fosse rápido como os concorrentes e com o suporte a extensões, seria imbatível. Mas a cada versão eles prometem N coisas e no final a gente acaba se sentindo frustrado devido à não ser o que eles prometiam.

    A versão 3.5 com sites que tem flash e várias abas simplesmente fica impossível de usar no linux. Praticamente trava.

    Torço muito pelo Firefox desde sempre, mas vejo futuro mesmo é no Chrome.

    JPayne

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 1:48 pm

    Narcelio, (Firefox com QT4) eu já tentei fazer isso varias vezes, mais sempre esbarrava em erros na hora da compilação…
    Mas em breve tentarei novamente…

    Fire (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 1:54 pm

    Mas o chrome nao tem nem 10% dos recursos do firefox… por isso eh mais leve, obviamente.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 2:31 pm

    Um outro detalhe a ser levado em conta é que deve-se confrontar os desempenhos de Firefox e Chrome com instalações zeradas de ambos. O que acontece é que grande maioria das pessoas testou um Chrome zerado com um firefox com dados de vários meses e cheio de extensões.

    Seria interessante alguém relatar como está o Chrome depois de vários meses de uso contínuo.

    João Marcus (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 2:52 pm

    - Menor consumo de memória (estão prometendo isso desde que me conheço por gente e ele ainda está um comilão de recursos)

    O Firefox melhorou muito o consumo de memória, especialmente na versão 3.5.

    E sobre o Flash no Linux, a culpa não é do Firefox não. O plugin Flash no Linux é excepcionalmente ruim mesmo.

    Thiago (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 4:21 pm

    tenchi, o firefox é multithread, ele não é multiprocesso.

    alberto (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 4:23 pm

    Por que vocês acham que o Firefox não tem suporte a threads? Uma verificada agora mostra que há neste momento 27 threads no meu Firefox.

    Até uma página pode criar uma thread em JS!

    Talvez você estejam se referindo a divisão em vários processos igual ao IE8, mas daí já é completamente diferente.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 4:26 pm

    “Firefox 4.0 sai no fim de 2010″…

    Ou seja, podem desligar a luz do Firefox que acabou pra ele, caixão e vela preta.

    Eu usei o Netscape desde o início no Win e continuei usando o Mozillão desde os primeiros milestones. Demorei para adotar o Firefox porque estranhava ele ser tão… leve… e simplezão demais, em relação o Mozillão! Dava a sensação de estar usando o IEca!

    Hoje, o Firefox já está mais pesado e desengonçado do que era o Mozilla naquele tempo. Talvez esteja na hora de fazerem outro fork simplificado, como foi na época que o Firefox foi forkeado do Mozilla…

    Rogério Garcia - RoG. (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 4:35 pm

    @tenchi, concordo!

    Aliás, até mesmo o Windows não fica querendo reiniciar depois de cada atualização (7).

    Sobre o tempo de abertura dos navegadores, aqui num Celerdon D 330 o Firefox demora uns 7-8 s, com umas 3-4 extensões (claro, vai depender das que usa). :)

    Gedarius (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 4:51 pm

    O Firefox realmente demora p/ carregar, mas quando carrega é melhor que os concorrentes,…, mas ainda acho que o Chome vai bater o FF legal daqui um tempo, o FF tah ficando “velho” e batido.

    PauloRcCanuto (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 6:43 pm

    Sou muito mais o Chromium do Google, opensource, leve e muito rápido. Tô usando no Jaunty 64 a versão alpha, muito mais rápido que o firefox!

    zina (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 8:20 pm

    nunca duvidem de quem tem 10% do mercado de navegadores.
    A mozilla não vai se entregar assim tao fácil.

    O IE por mais que melhore SEMPRE vai ter a imagem de browser arcaico.
    Agora… eu concordo que o firefox tem que repensar o seu consumo de memoria e inicialização.

    OU aplicar um controle de extensões? Eu pelo menos tenho umas 15 instaladas.. e não faço ideia de quanto elas influenciam no desempenho.

    pimentel007 (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 8:59 pm

    corrigindo,o firefox tem 20% de mercado,na atualidade ele ainda é o melhor e mais completo,daqui a alguns anos poderá ser o Chrome,mas por enquanto,é Firefox na cabeça.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 11:07 pm

    O Firefox melhorou muito o consumo de memória, especialmente na versão 3.5 [2]

    Por que vocês acham que o Firefox não tem suporte a threads? Uma verificada agora mostra que há neste momento 27 threads no meu Firefox. [2]

    Arora rocks!

    self_liar (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 12:13 am

    Acho uma infelicidade culpar o firefox pelas suas falhas ou ficar comparando a navegadores como o chrome,que possui um forte suporte da google.

    Cabe lembrar que o mozilla foi o primeiro projeto livre de um navegador de alta qualidade ,onde nao tinha google, nem opera free e nao tinha muitos kits de desenvolvimento de software livre como tem hoje.

    As falhas nao sao o mal do mundo .O importante é que as pessoas utilizem software livre e que respeite a liberdade e privacidade do indivíduo . E que nao fique preso como um escravo da em software e em seus padrões proprietarios “extendidos”.

    Em comparação aos seus pontos positivos , tem libertado as pessoas de navegadores estaganados por anos e com seus padrões proprietários “extendidos”.
    E além disso ele oferece um grande número de recursos que quase nenhum navegador livre oferecia alguns anos atrás.

    Denis (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 1:18 am

    Em todo lugar se compara Firefox com Chrome, colocam o Chrome como maior rival do Firefox.. e ninguém fala nada do IE. Acorda gente. Eles não estão concorrendo entre si, estão concorrendo diretamente com o IE. E entre o Chrome e o Firefox, fico com o segundo pq é open-source e não é “filhote” de um grande monopólio, seja ele Google ou Microsoft, portanto seu desenvolvimento está + nas mãos dos usuários, e não de uma grande corporação. Minha opinião.
    Abs,

    Ted (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 9:18 am

    O Chrome foi escrito do zero! Eu ficaria muito surpreso se ele não fosse, pelo menos, um pouco melhor do que o que já está aí no mercado. O opera é um ótimo navegador, mas não é livre.

    Vejo o firefox passando pelo mesmo estágio do IE: Um grande projeto procurando evoluir ao se ver pressionado por browsers mais jovens e rápidos como o safari e o chrome.

    Habeas_Corpse (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 9:49 am

    bom, todos tem alto consumo de memória, a questão do firefox ser lento é somente no Linux, pq no Windows ele é perfeito, na minha opnião, mas como já disse anteriormente, isso deve ser por causa do GTK ou X não sei o que é, pois o Chrome no Linux consegue ser 15 vezes mais lerdo que o firefox no linux.
    eu sou muito mais o firefox q qualquer outro browser.
    o Opera se acha muito.

    self_liar (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 10:56 am

    “Vejo o firefox passando pelo mesmo estágio do IE: Um grande projeto procurando evoluir ao se ver pressionado por browsers mais jovens e rápidos como o safari e o chrome.”

    Está enganado em um detalhe. O IE não evoluiu ,nao mudou nem melhorou .Ficou quase 6 anos parado pois a microsoft se achava no trono .No fim , ficou cheio de falhas e nenhuma melhora apareceu durante esse tempo.

    O IE teve lá suas melhoras só na época de firefox 2 e 3.

    Glauco (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 8:37 pm

    “O Chrome foi escrito do zero! Eu ficaria muito surpreso se ele não fosse, pelo menos, um pouco melhor do que o que já está aí no mercado. O opera é um ótimo navegador, mas não é livre.”

    @Ted
    Como é? O Chrome foi escrito do zero? O que vc chama de “zero”?
    Quer dizer entao q o WebKit utilizado pelo Chrome, Konqueror, Safari, entre outros navegadores, foi criação do Chrome e os outros copiaram?

    Interessante o quanto as pessoas são cegas, acham q pq é do google, é tudo novo e inovador.

Este post é antigo (2009-09-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.