Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Condenação bilionária na Europa: entenda o processo contra a Intel

“Investigações começaram em 2000 e resultaram em processo judicial só em 2007. Fabricante tentou adiar audiências várias vezes.

Nesta quarta-feira (13/05), a União Europeia aplicou uma multa recorde à Intel de 1,06 bilhão de euros, pela prática de truste dentro do bloco econômico. A fabricante de processadores é acusada de conceder descontos para grandes compradores – como governos e universidades – e de pagar redes de varejo para retirar das lojas produtos equipados com processadores da rival AMD.

O processo, porém, vem se desenrolando desde muitos antes. As primeiras investigações aconteceram em 2000, mas foi só em julho de 2007 que a UE acusou formalmente a maior fabricante de chips do mundo de conceder “descontos substanciais” a empresas de computadores em troca de que estas comprassem grandes volumes de seus processadores.

A Intel promete recorrer. Veja os detalhes no link.”

Enviado por Julio Pacheco – referência (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Robertosantosc (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 8:45 am

    WINTEL! Setor de informática recebeu as maiores multas da história! Tem muitas pessoas e empresas ruins neste mundo. Mas os piores da toda história é o casal WINTEL e ninguém fica preso!

    Tarcísio (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 9:29 am

    É triste, e a AMD acumulando prejuízos a cada ano fiscal. Acabando com a concorrência ganha a Intel, mas perdemos todos nós consumidores.

    Smaug (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 9:47 am

    Alguém ainda acredita que existe CONCORRÊNCIA LEAL neste sistema? Conheço casos em uma empresa qualquer cobra preços baixos até matar a concorrência e, em seguida, passa a cobrar até mais do que os cobrados pelos concorrentes falidos. Vale tudo, meu, vale tudo!!!!

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 9:55 am

    Isso é crime de concorrência desleal no Brasil, Europa, Asia e EUA, felizmente.

    Vamos ver como isso continua a se desenrolar.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 9:58 am

    Smaug, sempre foi assim, por isso existem as leis antitrust, mas nós consumidores devemos fazer a nossa parte evitando adquirir produtos e serviços de empresas que agem assim.

    Carlos (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 10:41 am

    A AMD tem um produto horrivel acima de tudo … acho que isso é o mais importante, pois a Intel nunca teve um concorrente à altura.

    Tire um cooler do AMD, adios placa mãe + procesador + memória !!! tudo queima em questões de segundos !!!

    Eu não instalo servidores e Desktop com AMD desde que perdi um ótimo cliente, quando uma porcaria de um Athlon com um pouco de sujeira no cooler detonou a máquina toda !!! Consegui a garantia, mas meu cliente me indagou o pq de ter vendido uma porcaria destas !!!

    Fato, pode até ser crime o que a Intel fez, mas que mantenham a qualidade de seus processadores, pq AMD ninguem merece !!!

    marcio (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 11:23 am

    Carlos, ai fica a questão: e porque o processador deles, na sua experiencia, foi tão ruim? como eles podem desenvolver produto de qualidade se não conseguem ter lucros a altura para os investimentos? e principal.. você teria um produto muito, mas muito em conta, tanto em termos financeiros quanto tecnológicos, se não existisse essa concorrência predatória. essa é a questão. uso AMD e nunca tive problemas..

    @Carlos,

    Tire um cooler do AMD, adios placa mãe + procesador + memória !!! tudo queima em questões de segundos !!!

    Pra que diabos você tiraria o cooler de um processador, mesmo que fosse intel? Que sentido faz essa reclamação?

    Quanto a sujeira no cooler, duvido que tenha sido isso. Lá em casa, estão sempre super empoeirados (aquela poeira preta, grudenta) tanto o dissipador e a ventoinha e meu Athlon XP 2600 “overclockado” nunca deu nenhum problema nos últimos 3 anos.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 11:49 am

    A AMD tem um produto horrivel acima de tudo [...]

    A Intel tem vários produtos horríveis. Os processadores Prescott eram um lixo, com um envelope térmico absurdo. O firmware das placas de rede sem-fio é cheio de bugs e as placas de vídeo integradas não servem pra nada, não suportam pbuffers, nem OpenGL 2.1, nem GLX 1.4. A linha de processadores XScale era tão ruim que a Intel vendeu para a Marvell. O Atom é uma piada na melhor das hipóteses, ele só é mais vendido do que o Nano porque a Intel continua ainda hoje a coagir as fabricantes de computadores, pois o Nano é muito melhor (o C7 já era melhor).

    [...] a Intel nunca teve um concorrente à altura.

    Em que mercado?

    Tire um cooler do AMD, adios placa mãe + procesador + memória !!! tudo queima em questões de segundos !!!

    Quais AMD, os antigos? Isso vale para muitos processadores Intel antigos também.

    Eu não instalo servidores e Desktop com AMD desde que perdi um ótimo cliente, quando uma porcaria de um Athlon com um pouco de sujeira no cooler detonou a máquina toda !!! Consegui a garantia, mas meu cliente me indagou o pq de ter vendido uma porcaria destas !!!

    Você perdeu o cliente por pura inépcia, quem é que monta um computador com um cooler que pára “com um pouco de sujeira”?

    Fato, pode até ser crime o que a Intel fez, mas que mantenham a qualidade de seus processadores [...]

    Um crime é uma coisa muito grave, não é simplesmente “tudo bem, amanhã é um novo dia, negócios como de costume”.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 2:19 pm

    Também usei e uso processadores da AMD e nunca tive problemas, muito pelo contrário. E para aqueles que preferem os processadores da Intel, ter opções de outros fabricantes é bom porque isso reduz o preços devido à concorrência e todos saem ganhando.

    bruno (usuário não registrado) em 17/05/2009 às 12:50 am

    Uso AMD desde o K6-II e nunca tive problemas. As placas-mãe sempre queimaram antes do processador…

    Imagino um mundo sem AMD com processadores custando 90% do preço de um computador graças à falta de concorrência.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/05/2009 às 5:31 pm

    Senda a AMD ruim ou boa ,temos o direito de fazer escolhas no mercado.
    É importante ter escolhas no mercado ,mesmo que alguns produtos sejam ruins,temos que sempre algumas vez compra um produto que não seja somente da marca conhecida.

    E a AMD tem produtos bons sim.E não justifica a intel fazer esses truques microsoftianos.

    Sempre avisei as pessoas .Intel é uma empresas doente e SEMPRE

    self_liar (usuário não registrado) em 17/05/2009 às 5:33 pm

    Senda a AMD ruim ou boa ,temos o direito de fazer escolhas no mercado.
    É importante ter escolhas no mercado ,mesmo que alguns produtos sejam ruins,temos que sempre algumas vez compra um produto que não seja somente da marca conhecida.

    E a AMD tem produtos bons sim.E não justifica a intel fazer esses truques microsoftianos mesmo que o concorrente não tenha produtos bons.

    Sempre avisei as pessoas .Intel é uma empresas doente e SEMPRE teve parcerias com a microsoft.

    O jeito para acabar com a Intel é boicotar os produtos dela.Já faço isso primeiramente porque ela é uma empresa estúpida e segundo é que fiquei com muita raiva da intel 945 não ter um opengl decente.

    Cristiano (usuário não registrado) em 17/05/2009 às 11:51 pm

    A AMD SEMPRE PENSA NO CONSUMIDOR FINAL, MAIS UMA PROVA É O LANÇAMENTO DOS PROCESSADORES AM3 QUE SERVEM EM PLACAS ANTIGAS COM SK AM2, A INTEL POR USA VEZ AMARRA O PROCESSADOR AO TIPO DE CHIP DA PLACA MÃE, E OS NOVOS COOLER DA INTEL 775??? COM CONEXÃO ORRIVEL E DISSIPADOR COM FRESTAS FINAS QUE ACUMULAM PÓ FACILMENTE. INTEL É PURO MARKETING!!!! TB USO AMD DESDE OS K6II, NUNCA TIVE PROBLEMAS!!!!

    Vits (usuário não registrado) em 18/05/2009 às 10:30 am

    Alguém aí acredita que o Core2Duo seria o que é hoje se a AMD não tivesse lancado o x2?

Este post é antigo (2009-05-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.