Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comunidade de Prática e as Comunidades de Software Livre

“Escrevi um artigo sobre Comunidade de Prática no Blog Chapa Branca, o qual julgo interessante para quem participa de Comunidades de Software Livre. Veja um trecho do artigo e leia ele na íntegra no link abaixo:

“O termo “Comunidade de Prática” surgiu em 1991 no livro Situated Learning, escrito por Jean Lave e Etienne Wenger. Curiosamente, esse foi o ano em que surgiu a World Wide Web (WWW), o kernel do sistema operacional GNU/Linux, a linguagem de programação Python e muitas outras coisas marcantes no mundo da tecnologia. Uma das marcas desse período (talvez um pouco antes) foi o surgimento das Comunidades de Software Livre como ecossistemas criados em torno do desenvolvimento de softwares, potencializados pelas vias da Web, trazendo características marcadas pela colaboração e compartilhamento de conhecimento.

Hubert Saint-Orange e Debra Wallace, no livro Leveraging Communities of Practice for Strategic Advantage, definem Comunidade de Prática como um grupo de pessoas que compartilha um assunto, uma série de problemas ou a paixão sobre um tópico, e aprofundam seus entendimentos e conhecimento nesta área para interação em uma mesma base. Embora o conceito de Comunidade de Prática seja muito utilizado para a gestão de conhecimento em organizações, é possível trazer suas características paralelamente às Comunidades de Software Livre para melhorar a compreensão sobre como elas se constituem e se organizam.””

Enviado por Jean Rodrigo Ferri (jeanrodrigoferriΘyahoo·com·br) – referência (comunicacaochapabranca.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-03-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.