Lucas Timm (usuário não registrado) em 9/10/2009 às 6:01 pm

Não entendi muito bem o propósito da idéia, ao substituir o IOS por Linux num roteador e transformá-lo num servidor, você não terá mais um roteador, a não ser que houvesse algo virtualizado por cima – mas aí, o poder de processamento dos roteadores seria diminuído E muito… E a CISCO só seria uma grande fornecedora de servidores Linux caso TODOS os seus ativos se tornassem servidores da noite pro dia, coisa que provavelmente não acontecerá.

Acho que o autor viajou na maionese, pra não falar coisa pior.

Augusto Campos em 9/10/2009 às 6:45 pm

Timm, mas o que acontece não é isso. Não se trata de ir lá e substituir o IOS por Linux. Sugiro ler o link dado, para saber mais sobre o AXP: http://www.cisco.com/web/solutions/axpdev/gs.html

EmanuelSan em 9/10/2009 às 7:15 pm

O Linux é um excelente roteador e mais um excelente servidor de propósito geral, coisa que o IOS não é. Não vejo pq usar máquinas virtuais para rodar os dois, a CISCO pode adaptar o software dela para rodar sobre o Kernel Linux, com qual nível de integração é que seria a pergunta.

Poderia haver um aplicativo/”compilador” da linguagem que a CISCO usa nos roteadores atuais para traduzi-la em comandos route/iptables/etc usados comumente nos GNUs/Linux da vida. Ou, numa integração maior, eles substituiriam estes comandos pelos deles, fazendo um CISCO/Linux.

ghost man em 9/10/2009 às 8:53 pm

A Cisco se não me engano, entrou no mercado de servidores alguns meses atras.
Deve ser este o motivo do interesse.

Augusto (usuário não registrado) em 10/10/2009 às 1:22 pm

@Augusto

Eu li, apenas não entendi mesmo :-)

timmeh (usuário não registrado) em 10/10/2009 às 3:56 pm

Timmeh está errado com tanta frequência…

TIMMEH!

Ironmaniaco em 10/10/2009 às 5:19 pm

A mesma Cisco que já violou a GPL?

http://br-linux.org/2008/fsf-processa-cisco-por-violacoes-da-gpl/

Bom, não se pode julgar a empresa por uma ação apenas, mas também nem “abraçar a causa” por ela ter feito algumas ações que envolvam o Linux…

luiz (usuário não registrado) em 10/10/2009 às 9:05 pm

Inpressão minha ou o Lucas Timm errou o próprio nome.

kayo (usuário não registrado) em 10/10/2009 às 9:57 pm

Pois, não é bem assim, o Linux tem sua forma de gerir uma rede, mas existem outros servidores com mais ferramentas somente para esse proposito.

Como nosso amigo Linux é geral, de tudo e de todos, certas coisas que são mais ‘hard’ acabam ficando de fora, mas são coisas claro que qualquer um pode implementar.

Basta você ver como os outros sistemas, bsd & cia, fazem para gerir a rede dentro deles.

Rafael (usuário não registrado) em 11/10/2009 às 8:07 am

Pessoal,

linux pode ser usado como um otimo roteador mas o IOS da cisco é feito somente para isso, tem tecnologia de ponta e é adequado para roteamento de GRANDE porte coisa que o linux não é por isso não existe uma adaptacao do IOS para linux…

bom senso!

livre (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 12:12 am

Concordo com o Rafael, acho que o pessoal por falta de conhecimento acaba generalizando achando que o Linux é um ótimo roteador. É que são acostumados a fazerem roteadores de pequeno porte com o Linux.

Roteadores de grande porte como a Cisco faz o IOS com certeza é a melhor solução. Na verdade há muitas diferenças entre os dois.

2cents (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 2:52 pm

Sei não, mas o que eu acho é que a cisco esta dando uma forma de EXPANDIR os produtos dela. Não transformar os roteadores em plataforma Linux.

challado (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 12:23 pm

Concordo!

O linux como roteador é muito poderoso, mas ainda peca em muita coisa. Até hoje procuro uma boa solução para QoS com voip em minhas redes com roteadores linux e não consegui resolver o problema sem colocar uma banda exclusiva para o serviço. A documentação não é tão boa (principalmente do HFSC, que já procurei exaustivamente na net) e as listas que existem estão quase mortas (a LARTC já faz tempo que não tem mensagens). Já da parte da cisco, sempre ouço grandes elogios, inclusive nos meus materiais de pesquisa!

Vai o meu voto para que a contribuição da cisco seja significativa e traga uma grande adição para o linux neste sentido.