Renato (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 4:39 pm

Esse fechamento do texto da Info tem mais intenção de criar polêmica. Ainda é muito, muito cedo pra tentar prever o que vai acontecer.

Dinho em 4/12/2009 às 4:51 pm

Sério, eu não vivo sem o gmail e o greader, mas convenhamos, não tem como apostar tudo no Google. Os caras estão exagerando em quantidade de serviços prestados! E quanto a Microsoft, se fosse pra desbanca-la já teria acontecido quando o gtalk foi integrado ao orkut…
Enquanto isso continuo no meu Kubuntu e vou sendo feliz.

Jeferson Martinho em 4/12/2009 às 5:53 pm

A gente não pode pensar no mercado de hoje apenas. O Google não está vislumbrando a computação de agora. E eles estão dando um passo importante. A núvem não é só um buzz. Muitos de nós já a usamos sem realmente pensar a respeito. Gmail, GCalendar, SyncML, IMAP, LDAP… A necessidade de acesso à informação a partir de qualquer lugar já é uma realidade para muitos de nós. Com os governos transformando a banda larga em serviço público (Espanha e se não me engano, Noruega, já fizeram isso. O Brasil caminha para a implantação de projetos de banda larga popular…) esse tipo de solução, muito em breve, deixará de ser apenas uma promessa.
Somos usuários prá lá de avançados. O usuário médio não quer saber de aprender isso ou aquilo, instalar, testar, se é Windows ou Linux. Se está local ou na núvem. Ele precisa que funcione. Na memória recente, está o Windows porque o sistema reinou único durante muito tempo. E convenhamos, neste tempo, por ser só ele, com todos os defeitos e vulnerabilidades, ele entregou o que o usuário queria ou precisava.
Se o Chrome OS fizer isso com rapidez e confiabilidade quando começar a ser distribuido em netbooks, notebooks etc, sim, ele representará uma séria ameaça a qualquer outro sistema operacional. Meu único receio é que, de tudo isso, terminemos como começamos no mundo da computação: de novo, na mão de uma única empresa…

Aluísio (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 6:05 pm

Eu queria saber pq todo mundo falta tão mal do Windows.

OPS, já sei. é pq ele é o melhor…
Linux é bom? com certeza mas para um desktop nao troco meu Windows por nada

Cesar Gimenes em 4/12/2009 às 6:20 pm

@Jeferson

Discordo apenas do final da sua ultima frase, eu acredito que colocar os aplicativos na web cria possibilidades para que mais empresas ofereçam serviços e consigamos sair do marasmo de mais de 90% dos desktops do mundo dependendo da mesma empresa.

Falando sobre aplicativos “na nuvem” muita gente já usa e não percebe, por exemplo, eu não ponho os pés em uma agencia bancaria a muito tempo, resolvo tudo acessando o banco via web.

Também concordo que nós não somos referencia para medir o usuário tipico, somos programadores, analistas, o leitor tipico desse blog não serve como parâmetro. Por isso observei os programas que minha esposa usa, ela não é programadora nem sabe diferenciar um RJ45 de um RJ11, e tudo que ela usa, tudo mesmo é na web, para ela não faz a menor diferença se esta local ou na web… e pior quem toma bronca se a rede cai sou eu.

Tony Stark (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 6:47 pm

Aluísio (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 6:05 pm
Eu queria saber pq todo mundo falta tão mal do Windows.
OPS, já sei. é pq ele é o melhor…
==================================================================

Errou.
Ele é o pior.
Por isso é tão esculachado.

André Machado (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 10:21 pm

Sinceramente, tenho minhas dúvidas se um sistema operacional projetado para ser usado 100% online, como é a proposta do ChromiumOS dará certo aqui no Brasil, onde a qualidade das linhas telefônicas e das conexões ADSL deixa a desejar.

Smaug (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 10:29 pm

O Chromium OS ( e não Chrome OS) vai fazer sucesso entre os nerds e… só. Não vai ganhar nem do Ubuntu. Quem viver verá!

Armando de Oliveira (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 11:28 pm

Sinceramente… acho que vai dar errado isso ¬¬
pq eu falo isso?
1º.: ele é 100% web, vcs acham que a adobe ou corel vai fazer algum software pra ele? e msm assim, já viram como os usuario dessas empresas é fresco com segurança?
2º.: empresas como agencias publicitarias, que só usam o M do Mac, ou um usuario que usa pra jogar (já viram oque o Seven faz com os games?)ou até msm um usuario do Fedora ou outra distro vão trocar por um sistema Web, sabendo que suas informações estaram nos HDs Google??
3º.: eu sou um fãboy Windows mas tambem amo o Solaris e o Fedora, e falo que o Windows Seven é otimo para oque ele foi criado, ENTRETENIMENTO, enquanto o Fedora e Solaris são os tops em servidores !!

Se vc gosta de Linux, então baixe como eu baixei o meu fedora.
Ou
Peça o Live Cd como eu fiz com o Open Solaris

Se vc gosta do Windows, Então compre uma copia original na loja mas perto como eu.
Ou
compre no camelo mais proximo :P

Se vc gosta do mac, então se mata

O negocio não é brigar e sim se ajudar
Eu sou pela paz entre os OS, só o mac tem que morrer ( coisa gay que é aquele OS), e a União faz a força :D

EthraZa em 5/12/2009 às 2:34 am

Armando:
“Eu sou pela paz entre os OS, só o mac tem que morrer ( coisa gay que é aquele OS)”

Que coisa Gay? O sr. por favor faca o favor de se desculpar com os leitores deste otimo Site e principalmente com os usuarios de produtos Apple que em hipotese nenhuma devem ser chamados de nomes chulos como Gay, Frutinhas e coisas do genero, e sim com um termo mais politicamente correto, afinal esse sistema homo-sexual que o Mac, tambem merece nosso respeito indiferente da orientacao sexual de seus usuarios. :P

EthraZa em 5/12/2009 às 2:38 am

Ta bom… vou falar do Chrome OS tb!!!
Eu acredito mais no Android do que no Chrome OS. Assim como os computadores e celulares de hoje nao sao mais 100% off-line, acredito que um sistema 100% on-line seria tao ruim quanto um 486sx com um modem 2400bps sem protocolo de correcao de erro.
Um sistema hibrido como o Android tem mais chance de se dar bem no futuro.

Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/12/2009 às 10:58 am

“Sinceramente… acho que vai dar errado isso ¬¬”
O Google já disse várias vezes que eles pretendem atingir um nicho, não a totalidade.

“1º.: ele é 100% web, vcs acham que a adobe ou corel vai fazer algum software pra ele? e msm assim, já viram como os usuario dessas empresas é fresco com segurança?”
Adobe e Corel já fizeram versões online de alguns produtos. Pelo visto as duas discordam de você. hehehe

“2º.: empresas como agencias publicitarias, que só usam o M do Mac, ou um usuario que usa pra jogar ou até msm um usuario do Fedora ou outra distro vão trocar por um sistema Web, sabendo que suas informações estaram nos HDs Google??”
Na nuvem, na web, é diferente de “no Google”. Você pode acessar pela web o servidor da sua empresa, na Intranet. Ou mesmo do desktop da sua casa acessado pelo netbook.

“3º.: eu sou um fãboy Windows mas tambem amo o Solaris e o Fedora, e falo que o Windows Seven é otimo para oque ele foi criado, ENTRETENIMENTO, enquanto o Fedora e Solaris são os tops em servidores !”"
Gosto é gosto

Pedro Henrique Diniz (usuário não registrado) em 5/12/2009 às 12:59 pm

Qual é ciclo de vida de um sistema operacional?

Assim como todas as coisas do mundo, podemos perceber claramente o ciclo de vida de diversos Softwares e Sistemas operacionais. Quem diria que a rede MIRC seria esquecida?? e o ICQ??? Bom como já devem estar pensando, no meu ponto de vista a Microsoft já passou pelo seu ponto de auge, a tendência agora é cair no esquecimento.

Jonas (usuário não registrado) em 5/12/2009 às 1:46 pm

@Pedro, “Quem diria que a rede MIRC seria esquecida?? e o ICQ???”

Correção: o ICQ foi esquecido aqui no Brasil. Na Europa ele é muito forte até hoje, ao que me consta lidera absoluto lá. “O ICQ é o mais usado em toda Europa, parte da Ásia e Oriente Médio” (http://www.icqrulez.com/)

marcosalex em 5/12/2009 às 2:19 pm

O auge do Windows foi em 1999, quando era estimado que eles tinham 98% do mercado, contra pouco mais de 1,5 por cento do Mac. De lá pra cá ele vem caindo devagarzinho, nos servidores por causa do Linux e no desktop por causa do Mac.

Curioso (usuário não registrado) em 5/12/2009 às 9:06 pm

A Google na minha opinião esta criando um mercado para os seus usuários, orkut, gmail,…, usuários domésticos, aonde as suas informações não são vitais.

Depender de um link para fazer qualquer trabalho profissional, aonde o mesmo esteja disponível 98% do tempo custa muito, mais muito caro.

Este barulho todo gerado na imprensa é porque envolve a marca Google, uma gigante que esta entrando em vários mercados diferentes, e não pela qualidade do seu SO. Como foi dito acima, o Android é muito mais promissor.

Acho que este movimento do Google, com o Chromium OS, vai trazer benefícios para o Linux, principalmente na questão dos drivers de hardware.

Se o foco do Chromium OS for somente a nuvem, o Windows vai continuar reinando por muito tempo, até porque a Microsoft depois de muito tempo, conseguiu unir a facilidade e simplicidade de uso com uma melhor segurança e estabilidade no Seven. Pode parecer mentira mas uso o Seven RC desde o seu lançamento em um hardware bem modesto de 2007 e não tive nenhum problema com ele, nenhum mesmo.

Acho que o SO tem que unir o que tem de melhor no mundo online como offine, e isso o Windows e o Linux ja fazem e muito bem. O que falta para o Linux é somente ter um “padrão” de configurações e de ambiente gráfico, e claro diminuir o número de distribuições e que as mesmas trabalham num mesmo sentido. Achei que o Chromium OS iria trazer algo novo neste sentido, mas pelo visto me enganei.

Agora dizer que ‘ o Chrome OS fará um baita estrago no “Janelas” ‘ o cara viajou legal, ter um browse aberto rodando alguma aplicação online isso ja faço a vários anos.

Gilzamir (usuário não registrado) em 5/12/2009 às 9:12 pm

“100% online entre aspas”. Na verdade, com o HTML 5, aplicações podem ficar offline e serem sincronizadas quando necessário. O Google já tinha uma solução para isso (gears), mas anunciou que irá abandonar a favor do HTML 5, já que se trata de um padrão. É claro, 90% do tempo vai está online, mas em muitos casos, haverá um pouco no offline no seu browser, digo, SO.

VinIPSmaker (usuário não registrado) em 6/12/2009 às 2:38 am

Esse negócio é muito chato. “… o que falta para o linux é reduzir o número de distribuições … unificar a interface gráfica …”
Distribuições inúteis morrem.

A partir de agora vou considerar qualquer um que fale isso como um usuário n00b.

Lewis (usuário não registrado) em 6/12/2009 às 3:29 am

Afe “Windows Seven”

@Marcos Alexandre

gosto é uma coisa, mas estupidez é outra, colocar Fedora em um servidor não é recomendado nem pela Red Hat.

Solaris sim é questão de gosto, e pra mim tem gosto ruim!

Lewis (usuário não registrado) em 6/12/2009 às 3:30 am

O Google OS, tão esperado, vai ter uma trajetória parecida com a do Android, acredito eu, na minha humilde opinião.

psicoppardo (usuário não registrado) em 6/12/2009 às 11:57 am

é muito cedo para falar do Chrome OS, quando sair uma versão beta, aí sim, mas enquanto não tudo é especulação.