Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Chrome OS, sistema operacional da Google, “deve ser lançado em uma semana”

Rumores são rumores, e vice-versa – leve isso em conta na hora de analisar a notícia abaixo:

O Google Chrome OS, sistema operacional da Google, deverá ser disponibilizado dentro de uma semana, de acordo com informações do site TechCrunch. A previsão anterior era de lançamento para 2010, mas aparentemente a empresa preferiu antecipar a estreia.

De olho nos netbooks (nos quais algumas empresas estão “improvisando” o Android), o sistema será inicialmente compatível com um número restrito de modelos, devido ao desenvolvimento de drivers para os dispositivos, que ainda não foi totalmente concluído. A princípio, a preferência é disponibilizar drivers para as empresas parceiras, como a Acer, Adobe, ASUS, Freescale, Hewlett-Packard, Lenovo, Qualcomm, Texas Instruments e Toshiba, mas outros drivers também serão liberados com o tempo, de acordo com o site Download Squad. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    carlos (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 2:48 pm

    Agora sim a google representou UHUUUUU… assim que lançar vou baixar!!!!

    mangue (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 3:12 pm

    Virtualbox nele.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 3:16 pm

    Isso também quer dizer que o chrome (browser) vai ter sua versão pra linux lançada dentro de uma semana? Estou acompanhando o svn deles e estou vendo que eles estão mandando v nestes dias.

    PS.: Alguém pode perguntar, mas pq vc pensa assim? Eu penso, o Chrome OS é baseado no linux e logicamente eles vão querer usar o navegador oficial deles no Chrome OS.

    Se for verdade o Google sofre e ejaculação precoce.

    benjamim (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 3:34 pm

    O legal é que o desenvolvimento de drivers para ChromeOS na verdade significa desenvolvimento de drivers para Linux, o que acaba por beneficiar todas as distribuições de maneira nunca antes vista.

    Cc2c (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 3:36 pm

    O Chrome OS será voltado mais para netbooks? Será que a experiencia pra desktop não será muito satisfatória?

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 3:41 pm

    Ele sendo voltado para netbooks que possuem uma plataforma restrita de drivers pode não significar tanto ganho em relação aos drivers para linux, mas acredito sim que esta iniciativa do google venha beneficiar e muito os usuários do linux de uma maneira geral. Acho que no mínimo vai ajudar aos usuários comuns a terem menos fobia pelo pinguim.

    Lucas De Marchi (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 4:07 pm

    > A princípio, a preferência é disponibilizar drivers para as empresas parceiras, como a Acer, Adobe, …

    Adobe??? É parceira do google? E que dispositivo ela produz pra precisar de driver?

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 4:32 pm

    Não seria algo para Flash que o Google está desenvolvendo para a Adobe???

    Mas parece mesmo que o Google vai surpreender mesmo nos próximos dias. Sobre o navegador Chrome, ele está bem avançado na versão em desenvolvimento. Então não será novidade nenhuma se eles lançarem tanto o navegador quanto o S.O. no mesmo dia.

    benjamim (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 4:39 pm

    É verdade, o Chrome para Linux ja está bem estável. Acredito que em breve ele será anunciado.

    Dotcom (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 4:44 pm

    “A era Microsoft está acabando, chega uma nova era, a era Google.”

    Hehuhuehuhuahuah… brincadeira!

    Vou baixar também quando sair!

    self_liar (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 5:12 pm

    Entrar uma corporação e sair a outra não faz sentido .

    Todas as corporações devem morrer .Corporações são modelos horríveis de trabalho. É um sistema extremamente centralizado nas mãos de algumas pessoas. Além de tudo, ela nunca fica parada, ela sempre quer mais mercados sempre .

    Se eles correrem mesmo será que conseguem pegar as vendas de natal?

    Rafael Rossignol Felipe (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 5:56 pm

    @self_liar vc diz isso pq não é dono de uma!
    hehehehhe

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 6:52 pm

    Ah, mas quanto a essa história de drivers, tomara que os drivers disponibilizados pelos fabricantes sejam inclusos no kernel (se isso é possível) no lugar de ficarem fazendo CD pra se instalar drivers em Linux. É tão bom simplesmente colocar meu bluetooth, webcam, celular, impressora e sei lá mais o que na entrada USB e já sair usando. =D
    Quando mudei pra Linux joguei todos aqueles CDs fora. huahuahuahua.

    Dotcom (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 7:08 pm

    “Quando mudei pra Linux joguei todos aqueles CDs fora. huahuahuahua.”

    Caramba, eu fiz o mesmo. Estava tão empolgado por utilizar o Linux pela primeira vez que joguei tudo que era windows fora (até o cd do xp pirata que eu tinha na época)… isso já faz tempo.

    bira (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 9:32 pm

    Que bom que vai ser linux. Faz 15 nos que eu tento usar e acho que agora vou conseguir.
    A difereenç é que antes, a gente vendia a alma para o diabo e com o dinheiro, comprava o Windows. Agora, a gente vende logo a alma para o diabo, em troca do OS Chrome.

    FTauscheck (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 11:55 pm

    Sobre o Google Chrome para o Linux (navegador), ele está tão maduro que se você configurar o repositório do apt do Google (aqui), eles já fornecem uma versão beta compilada para Linux. E ela não é chamada de Chromium, mas sim de Google Chrome (versão 4.0.249.0).

    Nada a ver com a notícia, mas alguém sabe como fazer a sincronização de favoritos no Chromium? Estou com ele instalado no Ubuntu Karmic 64bits, aparece a opção para sincronizar no navegador, mas ela está desabilitada.
    Tenho três convites para Google Wave, quem tiver interesse manda um e-mail para erihenrique (a) gmail

    Elessar (usuário não registrado) em 18/11/2009 às 12:41 am

    Eu geralmente gosto muito das coisas que o Google faz, mas fico sempre com o pé atrás com o Google Chrome.

    Acho que pura e simplesmente por eu ser apaixonado pelo meu Firefox. Imaginar que ele possa deixar de ser o “rei” dos navegadores me deixa meio deprimido.

    mario (usuário não registrado) em 18/11/2009 às 8:59 am

    É MUITA INGENUIDADE!!!
    Esse Chrome OS não será uma distro Linux , Mas um sistema fechado que usa apenas o kernel … sem Xorg com novas APis feito do zero em cima do kernel , assim como o Android, e provavelmente usara aplicativos comprados de loja online tipo android ….
    Quem usa Android não pensa que está usando Gnu/Linux …
    On Chrome OS não contribuirá para aceitação do Linux será só um concorrente do Linux(com L maiscuolo e GNU) que conhecemos hoje …

    miranda (usuário não registrado) em 18/11/2009 às 11:41 am

    Infelizmente sou obrigado a concordar com o mario. Ledo engano acreditar que as coisas feitas para o Chrome OS serão utilizadas no GNU/Linux.

    César (usuário não registrado) em 18/11/2009 às 5:25 pm

    Eu não entendo nada de licenças e leis, mas eles podem fazer isso? Chupinhar o kernel, alterá-lo (no caso de escreverem extensões embutidas nele) e não devolverem para a comunidade?

    Oportuno lembrar o que o Stallman disse recentemente na entrevista na TV Cultura: não sabemos exatamente a posição da Google no que se refere ao software livre. Precisamos continuar observando no tempo para formular conceitos mais claros.

    César, as alterações que eles distribuírem e se referirem a softwares licenciados sob a GPL precisam estar também sob a GPL. O que eles fizerem sem ser derivado de algum software sob a GPL pode estar sob a licença que eles preferirem, com as restrições que desejarem. Como ocorre com qualquer outro distribuidor, aliás.

    carlinhos (usuário não registrado) em 18/11/2009 às 7:58 pm

    É MUITA INGENUIDADE!!!
    Esse Chrome OS não será uma distro Linux , Mas um sistema fechado que usa apenas o kernel … sem Xorg com novas APis feito do zero em cima do kernel , assim como o Android, e provavelmente usara aplicativos comprados de loja online tipo android ….
    Quem usa Android não pensa que está usando Gnu/Linux …
    On Chrome OS não contribuirá para aceitação do Linux será só um concorrente do Linux(com L maiscuolo e GNU) que conhecemos hoje …

    Não é ingenuidade não. Acho que o as distribuições GNU/Linux “tradicionais” realmente precisam de um concorrente inovador, senão ficaremos estagnados com Xorg e outras tecnologias meia-boca que temos hoje.

    Desde que seja bem feito e seja de código livre, qual o problema? Estão com medo de ter de se adaptar a um novo sistema?

    Além do mais, se o sistema for bem feito e simples, vai ser muito fácil criar uma camada de compatibilidade para rodar aplicativos dele (se é que vai ter algum aplicativo além do navegador) nas distribuições tradicionais.

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 18/11/2009 às 9:36 pm

    Na verdade creio que o Mario está errado.

    Primeiro, já existem toolkits gráficos que NÃO PRECISAM do X. Exemplo ? Qt. Vários componentes (aplicativos) do KDE, GNOME e outros não precisam do X. Nem por isso acho que o Android rodará um ambiente ou outro, acho que na verdade nenhum dos dois.

    Acho que o Android não vai ter o X, e vai incorporar ao kernel toda a parte gráfica.

    Mas com certeza, será usado no Android uma toolchain baseada em ferramentas GNU (gcc, binutils, ldconfig e afins). Deste modo, com kernel Linux e toolchain GNU, é 99% certo que surgirão distribuições de Linux, no sentido atual da palavra, em meses, e que não virão com a tralha toda de loja Android que você se referiu, e que creio que existirá mesmo. Por isso não creio neste argumento de ingenuidade. Acho que você prendeu-se demais ao fato do Android não usar X (se isto for verdade) para achar que as distros Linux não irão beneficiar-se.

    Só os drivers existindo já representarão 90% dos nossos problemas resolvidos. Colocados no kernel mainstream então, nem se fala.

    mario (usuário não registrado) em 19/11/2009 às 7:41 am

    @Henrique Marks

    Creio que voce não entendeu .. usar o kernel Linux não significa que será um produto Livre e o Android não é … a pouco tempo atraz ficamos sabendo aqui que o Google se valeu de força pra acabar com um fork do android .. se o google quer acabar com Windows não o fará favorecendo o Linux .. é muito facil pegar o kernel livre e cercalos de peças propietárias que serão apenas do Chrome e não poderão ser incorporadas pelo Linux .. ou então lança-las sobre lincenças não compativeis com a GPL e barrar elas de irem pro Linux .. como tambem processar uma canonical se colocar aplicativos Androiod no seu ubuntu ..
    pensem bem creio que pelo menos uma falaha na GPL exista que possibite isso …
    senão já teriamos os aplicativos do Android flutuando em nossos desktops Linux …
    com o Chrome OS não será diferente … o Chrome OS não será mais uma distruição no Distro-Wacht

    Me perdoem a incorreção acima: quem deu a entrevista na TV Cultura foi o Maddog e não o Stallman.

Este post é antigo (2009-11-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.