Marco Diego Aurélio Mesquita (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 6:12 pm

E o que isso tem a ver com linux ou software livre?

phess em 19/03/2009 às 6:56 pm

Por exemplo, o Check Point R70 oferece um console cliente para Linux.

Além disso, os produtos da Check Point há muitos anos estão disponíveis para plataforma Linux.

Por último, trata-se de um produto do líder mundial da área de segurança, e muitos leitores do Br-Linux trabalham justamente nessa área.

Luis (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 7:20 pm

Jabá meu filho

Paulo Brasil (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 7:21 pm

Ainda bem que eu não sou o único que percebo essas estratégias de publicidade viral que assolam o br-linux.org. Alias, já não é de hoje que essas revistas usam o maior portal da comunidade brasileira para promover marcas e produtos. É uma pena :(

welrbraga em 19/03/2009 às 8:41 pm

Não entendo qual é o problema do Augusto publicar propagandas no blog dele. Afinal de contas o blog é dele e ele publica o que quer. Quem não quer ver simplesmente não acesse!

Queria que meia-duzia de empresas me pagasse para colocar notas assim no meu também. :)

Augusto Campos em 19/03/2009 às 8:57 pm

Não recebi nada para publicar isso. Quando é nota de patrocinador daqui, eu também não cobro nada pela publicação, mas marco como “Nota de anunciante do BR-Linux“, para evitar confusões.

Essa notícia do produto da Checkpoint, enviada pela Linux Magazine, eu publiquei porque achei interessante. Não sei se a empresa é patrocinadora da Linux Magazine mas, se for, espero que eles sinalizem adequadamente.

Rafael Peregrino da Silva (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:47 pm

Oi Augusto,

Em 19/03/2009 às 8:57 pm, Augusto Campos escreveu:

Não sei se a empresa é patrocinadora da Linux Magazine mas, se for, espero que eles sinalizem adequadamente.

Não é patrocinadora. Estivemos em coletiva de imprensa da Check Point, achamos interessante o novo conceito, que tem muito a ver com virtualização e deve ser uma nova tendência em segurança no mundo, como já aconteceu diversas vezes com tecnologias lançadas pela Check Point.

Se a empresa fosse nossa patrocinadora, teríamos naturalmente sinalizado, mas não creio que há problemas em divulgar algo que deverá cedo ou tarde fazer parte do cotidiano profissional de muitos dos nossos leitores. Uma coisa é anúncio pago, outra é editorial. Tomamos muito cuidados para separar uma coisa da outra.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine

Augusto Campos em 19/03/2009 às 9:53 pm

Obrigado pelo esclarecimento!

tux (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:06 pm

Rafaeeeel cade as revistas da minha assinatura de dois anos que não chegaram meu fiiiilho ???

Flavio (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:21 pm

A mesma liberdade do Augusto e da Linux Magazine de publicar a informação me dá a liberdade de comentar aqui que não gostei da notícia. Nota zero pra Checkpoint e digo o porquê.

Conectar-se a uma VPN via Checkpoint VPN-1 (que roda em Linux) é uma tortura quando o cliente é Linux. Fizeram um software que compila no kernel 2.4 e nunca mais deram suporte a ele.

Conectar-se utilizando ipsec + racoon é possível (segundo alguns) mas é um festival de malabarismos e até hoje não consegui. Não tem documentação e o cliente oficial disponível é só pra Windows.

Reforço: nota zero. Fazer publicidade e angariar clientes corporativos em cima do Linux pra rodar seus serviços é fácil neste momento de crise. Eu quero ver é suportar os usuários finais.

Augusto Campos em 19/03/2009 às 10:30 pm

Seu comentário é bem-vindo, Flavio, e espero que no balanço geral eu publique mais notícias que você goste do que notícias que você não goste. Eu publico as que eu acho interessantes, e tenho certeza de que a preferência de cada um dos leitores não é igual!

Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 12:24 am

Engraçado é que qualquer notícia de produto é criticada de alguma forma. Se você é contra produtos “fechados” não compre carro pois a tecnologia usada neles é fechada, não coma “Big Mac” pois a receita dele é fechada, não beba “coca-cola” pois a fórmula dela é fechada.

Portanto qualquer produto que não é software de código aberto é criticado por alguém, não especificamente o Flavio, mas sempre é assim. Religião, todo mundo aqui gosta de “ter” coisas, de poder comprar coisas, mas a maioria nem participa com nada no software livre, nada mesmo.

Nem código, nem tradução, nem manuais, nem relato de erros, nem nada… mas na hora de falar de algum produto que faz parte da vida de quem é de TI, não tem a mínima noção de mercado de trabalho, carreiras e empregos e que pessoas trablham com o produto que as empresas lhes entregam nem sempre os que eles preferem.

Se acha que tudo deve pertencer a todos e que qualquer coisa relacionada com comércio, propaganda e capital não é bom, doe seus bens a todos os que estão a sua volta e vá viver num pais socialista onde se vive com ajuda do governo…rsrs (se ainda existir algum assim)

Se não gosta das notícias e comentários crie um blog pra você e só publique o que você gosta. Desculpe o desabafo Augusto, mas ler comentários pseudo moralista de software livre me exalta o ânimo.

Cleverson (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 12:36 am

Realmente a versão do SecureClient para Linux foi jogado às traças. Portanto, nem aqui, nem na China os produtos da CheckPoint são uma boa recomendação para usuários desse SO.

Cleverson (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 12:45 am

Vagner, tente usar o cliente VPN desse software proprietário em uma distribuição atual e depois volte aqui para nos contar sua experiência e se ele é apropriado para entusiastas do Linux e software livre.

Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 12:49 am

Não concordo nem discordo do produto, não tenho necessidade de usá-lo, discordo apenas da postura apresentada quando algo desse tipo é anunciado aqui.

Dizer apenas “mais um anúncio” ou “isso é uma merda” não é uma forma de mostrar o porquê não, não tem fundamento, argumento ou explicação…

Dizer o porquê do produto não atender as expectativas, ou qual a razão do anuncio não valer a pena é que agrega valor a notícia.

Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 1:00 am

Se o software é bom ou não, não me importo. Não estou apoiando o software ou o produto tal.

Apenas quero mostrar que dizer “uma merda” “ninguém em sã consciencia deveria usar” parece discussão de adolescente e não comentário de profissionais de TI ou pessoas adultas que possuem um mínimo de instrução para poder lidar com TI.

Não é do produto que eu estava falando, e sim sobre criticarem a postagem de anúncios ou notícias de produtos. Se pagassem para quem critica aqui R$10.000,00 por semana para fazer anúncio (Neste caso não houve pagemento ao Br-Linux) o cara ia ficar o dia inteiro vestido com um cartaz do produto na Av. Rio Branco (a Av. Paulista em SP) e ia ficar felicíssimo da vida.

Tive uma troca de comentários semelhantes quanto aqui anunciou sobre o Mirax Freedom que viria com o Insigne. Não foi sobre a qualidade da distribuição, foi sobre como todo mundo atirou pedras e nem se lembraram que não contribuíram em nada para o GNU ou o Linux melhorarem, nem pra mandar uma crítica ao pessoal do SO para sugerir melhorias ou correções…

Essa é minha postura, se é pra criticar venha com fatos, argumentos e se possível a solução do problema ou o caminho para melhorias, seja no trabalho ou em simples comentários no blog do Augusto.

Adilson Sansos da Rocha (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 9:03 am

Trabalho no Departamento de Ti de um grande Banco Mundial, mais especificamente na área de proxy, vpn e firewall, e claro há heterogeniedade nas soluções há proxys squid e BlueCoat, firewalls BSD e o Checkpoint, que é um excelente firewall rodando sobre um BSD alterado. O suporte da empresa é muito bom (e caro é claro). Porém o que se discute aqui não é a qualidade do produto e sim a notícia em si. Como o produto esta lançando um novo conceito no mercado que provavelmente será referência no mundo corporativo, acho importante que o profissionais de TI estejam antenados.

Linus (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 1:23 pm

O blog é do Augusto, ele segue uma linha pensada por ele, e muitos gostam do blog e se identificam, outros talvez não se identifiquem, não vejo nada ruim na noticia, com certeza é uma informação importante para os profissionais da área. Porque não criar uma igreja, colocam o Tux de Santo e o Richard de Jesus Cristo e codigo do kernel como a biblia e o resto tudo fica impuro. Eu gosto do Software livre, o que odeio são os puristas de plantão que acham que as pessoas devem fazer tudo grátis. Falso de uma figa.

Cleverson (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 2:03 pm

Sim, é uma notícia interessante e uma ótima plataforma. A versão anterior eu particularmente conheço e o cliente VPN funciona no meu Windows 7 que é uma maravilha.