Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


‘Carisma’: Java sai perdendo com Oracle, diz entusiasta

A compra da Sun pela Oracle não é uma boa notícia para a comunidade Java, segundo Dalton Camargo, fundador da comunidade JavaFree.org.

Segundo o desenvolvedor, se a compra da Sun pela IBM já era uma notícia ruim para a comunidade, a aquisição pela Oracle é ainda pior.

“A Oracle não tem carisma na comunidade Java”, opina Camargo. De acordo com o desenvolvedor, a IBM conquistou a simpatia da comunidade com o Eclipse, ferramenta gratuita de desenvolvimento gratuito em Java. (…) “Nosso medo é a Oracle trazer o Java para um caminho sem volta. Hoje a comunidade pode opinar, mas com a Oracle, não sabemos como vai ser”, diz o entusiasta. “Para comunidade open source, a Oracle está anos-luz atrás da IBM”, ele completa. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo padula (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 4:13 pm

    E o que será do MySQL, GlassFish, OpenOffice ?

    Creio que essa aquisicão será muito negativa para o mundo Open Source!

    Zezé Camargo (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 4:49 pm

    O glassfish utiliza para persistencia componentes da oracle…
    E o Dalton Camargo é um zé ruela que no fim de contas, nada sabe…
    Ficar dando de mãe diná é foda! Antes que a empresa seja incorporada a outra e a tecnologia sobriviva do q se caia em decadencia, com falencia e por fim morte da linguagem.
    Quanto aos produtos, a empresa esta pagando esta “bagatela” por ver futuro neles! Ou vc pagaria isso tudo, sabendo que sua concorrente esta em situação dificil (com possibilidade de falir inclusive) para acabar com os projetos? Fala sério…
    “Carisma” quem não tem é o zé ruela do Dalton. Cara mala!

    Marcio Tavares (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 4:57 pm

    Acho que essa afirmação é um tanto negativa, pra não dizer irresponsável, principalmente vinda do competente líder de uma das maiores comunidades Java do Brasil. É uma opinião meramente pessoal e só serve para levar temor à comunidade Java em geral, até porque ninguém sabe ainda o que vai acontecer exatamente após essa aquisição. A Oracle deu algumas pistas sobre isso (vejam o PDF em http://www.oracle.com/sun/sun-faq.pdf), mas só o futuro dirá exatamente o que vai acontecer.

    As opiniões em geral da comunidade estão divergindo bastante: muita gente gostou, outros nem tanto, e tem mais um bocado em cima do muro. De qualquer forma isso não significa muita coisa, porque são somente opiniões pessoais.

    Talvez o projeto que mais saia perdendo com isso é o OpenOffice, mas outros, como por exemplo o MySQL, possuem um segmento de mercado BEM diferente do Oracle, o que talvez signifique que ele não corra riscos (a Oracle disse que irá mantê-lo). Lembrem-se de que o MySQL é a base para milhões de sites e sistemas espalhados pelo mundo, então a Oracle não jogaria isso no lixo de uma hora pra outra.

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 5:29 pm

    É apenas uma opinião e, como tal, não faz do autor um irresponsável. De modo algum.

    A falta de “carisma” da Oracle deve-se à qualidade questionável de alguns produtos por ela produzidos. Quem pensa que Oracle produz servidores de aplicação (i.e.) com a mesma qualidade do Oracle DB, está longe da realidade. O qualidade dos produtos beira o descaso. O suporte técnico deles é solicitado a fazer milagres o tempo todo. Que não se realizam. Infelizmente.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 5:53 pm

    Felizmente nem só a base de carisma as coisas funcionam :)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 6:27 pm

    @Rodrigo Padula:

    “E o que será do MySQL, ”

    -Se passe a fazer mais aplicações “multibancos”.

    Postgres tem muito mais recursos. Firebird é mais fraquinho, mais simples, talvez mais adequado para usuários com perfil dos que usam mysql.

    “GlassFish,”

    -É tão bom assim o GlassFish ? Tem o JBoss e Gerônimo. São os que lembro de cabeça, mas servidor de aplicações em java deve surgir um por semana. Ô povo que adora isso.

    “OpenOffice ?”

    -Talvez se todo mundo que tentou cooperar com o OOo e a Sun não deixou cooperasse com o Koffice, teríamos algo tão bom quanto o OOo em features e com certeza mais rápido e menos comedor de memória, já que ele não é feito em java.

    dk (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 7:36 pm

    Sou mais a IBM msm.

    Armando Felipe (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 7:38 pm

    Isso q dá ficar usando tecnologias q são atreladas a empresas, se usasse C++ provavelmente não ia passar por isso. Quem precisa de Carisma, comece a pensar nas tecnologia suportadas pela comunidade pura sem empresas q de uma hora pra outra podem sumir. Se o código é de todos isso não seria problema, viva Python, viva C e viva C++

    DStolf (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 8:13 pm

    - Sou mais a IBM msm.

    tá louco… já imaginou a pitada de burocracia da ibm em todos os produtos da sun?

    o que ia começar a sumir de cara eram os servidores e o solaris. o resto viria em seguida.

    no entando, servidores e sistema operacional da sun tem um histórico de bom relacionamento com os produtos da oracle. bem como o java…

    Paulo Braga (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 8:28 pm

    O que está envolvido nesse caso, não é ideologia, patriotismo, ou software livre que ficará orfão. É apenas dinheiro.

    melqui (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 8:34 pm

    Puxa agora que eu ia migrar pro Java.. vamos esperar para ver o que acontece .!

    ejedelmal (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 9:10 pm

    Para mim está ótimo. Minha única crítica é que o Oracle deve seguir o padrão SQL-92, de 17 anos. A própria Oracle apoia a ao software livre, e continuará a apoiar ao Linux, mesmo sendo dona do Solaris, uma vez que tirou proveito de ambos (ao contrário do que passa com o Wieandles)

    ejedelmal (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 9:32 pm

    Quanto ao MySQL, a Oracle passará a ter “O” banco Corporativo (Oracle), e “O” banco da Internet (MySQL). O que estaria incoerente seria a Oracle apoiar o PgSQL (meu preferido), que possui características similares ao Oracle, e serve muito bem a projetos de médio porte.

    Quanto a Java, NetBeans (o Developer é baseado no Eclipse), OpenOffice, VirualBox, etc. ela só tem a ganhar. Ganha só de ter o logotipo da empresa em produtos utilizados por milhares de pessoas, ganha por divulgar a marca através deles, e ganha por ser um monopólio do software muuuito mais legal e bonzinho que a MSFT.

    Milton (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 10:59 pm

    No último Oracle OpenWorld , um dos palestrantes, que eu não lembro o nome(mas a palestra era sobre virtualização), falou muito em Linux, Linux, Linux e mais Linux.

    Previsão por previsão, eu não acredito que a Oracle irá simplesmente dar fim nos produtos que tem apoio da comunidade OSFS. Acredito que eles perceberam que o Linux é realmente melhor que o Windows para o tipo de soluções que os caras querem vender. E que vale muito mais a pena investir em algum OracleLinux da vida do que depender das “melhorias” que vem com cada versão nova do Windows.

    Alguém falou no post da compra da Sun que a Oracle não é mais só o SGDB, e isso é a mais pura verdade. Nesse mesmo evento tiveram algumas palestras do pessoal da Sun falando sobre o desempenho maravilhoso do Oracle nos Sparcs da vida, também teve coisas sobre o OracleVM , etc …

    Quer dizer, essa compra talvez já estivesse há um bom tempo engatilhada.(teoria da conspiração)

    []‘s

    Limão (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 11:30 pm

    “-É tão bom assim o GlassFish ? Tem o JBoss e Gerônimo. São os que lembro de cabeça, mas servidor de aplicações em java deve surgir um por semana. Ô povo que adora isso.”

    cara, tu não tem a menor ideia do que é um bom SA hein!?!?
    dizer que surge um por semana é um sandice sem tamanho… Competitivos, no mundo gratuito, só existem os três. O resto, é pago, e bem pago. Pergunte pra própria Oracle se ela vai te vender barato o WebLogic.

    Fábio (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 11:31 pm

    A Oracle já tinha comprado a BEA, que desenvolvia o servidor de aplicação mais parrudo do universo… Já tinha o toplink, o JDeveloper, o ADF Faces, dentre tantos outros produtos deles que usam Java. Isso sem contar o pŕoprio SGBD. Pra mim essa aquisição vai elevar e muito o Java, porque a Oracle tem interesse nisso. Quanto ao Openoffice, creio que deva sobreviver, pois só de ter a marca Oracle já vale o investimento. Já o MySQL e o Netbeans já não sei, vamos ver no que dá.
    Off-topic: pra mim Oracle Certified Enterprise Architect soa bem, e pra vocês?

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 12:14 am

    “cara, tu não tem a menor ideia do que é um bom SA hein!?!?
    dizer que surge um por semana é um sandice sem tamanho… ”

    Coisa boa discutir com gente educada…

    Eu falei dos SA mais open source mais “famosos”. Citei esses.

    Quanto a surgir um por semana, exagero, deve ser uns dois por mês. Mas surgem, se são bons, são outros 500. Mesmo na apache.org tem alguns projetos javas que parecem fazer o mesmo que outros ou com pequenas diferenças. Então não tem nada de “sandice”.

    Falou, xingou e não respondeu se JBoss e o tal Geronimo da apache são tão piores assim que o Glassfish. Não foi uma pergunta retórica, eu realmente fiquei em dúvida, já que o Glassfish é novato se comparado com o JBoss.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 12:18 am

    @Fabio

    “Off-topic: pra mim Oracle Certified Enterprise Architect soa bem, e pra vocês?”

    Soa bem e deve ser daqueles títulos que impressiona mais os gestores, dá pra cobrar mais pelo trabalho :D.

    Além disso, para quem trabalha com consultoria assim, vai ser interessante poder oferecer todo o stack da Oracle.

    Isso facilita, com certeza, e mesmo sendo de uma só empresa, tem muita coisa software livre. Menos chance da solução que você investiu ser taxada de obsoleta e forçarem você a atualizar(entenda-se pagar de novo).

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 1:32 am

    O que ferrou a SUN foi apoiar muito o Software Livre e esqueceu de fazer dinheiro. Grandes tecnologias mas sem um executivo de verdade, demorou demais para liberar o Solaris e o Linux comeu o mercado deles.
    Esta é a verdade a ser dita, o Linux ajudou e muito a cavar a cova da SUN. Soube fazer produtos mas não sabe ganhar dinheiro.

    O Leão do Norte (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 2:52 am

    2 escolhas que eu fiz e hoje mais do que nunca não me arrependo:
    * C e Python frente ao Java
    * PostgreSQL frente ao MySQL

    Parece que eu tava adivinhando esse futuro de incertezas…

    O Leão do Sul (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 8:26 am

    Java vai pro buraco isso é óbvio, MySQL já tava indo pro buraco depois q a Sun comprou. O q teremos agora é um grande “êxodo rural” do Java pra Ruby On Rails, afinal afinal javeiros tem quedinhas por Ruby On Rails.

    devnull (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 8:27 am

    O pessoal dá importância demais ao java. Já existia computador antes do java, sabiam? E as pessoas eram felizes e a vida era boa… :)

    Muita gente não sabe, mas a Oracle já contribuiu tanto com código quanto com o dinheiro pro PostgreSQL, ela não é tão integrada à comunidade . E a Sun sempre foi parceira estratégica da Oracle e trabalharam em conjunto pra otimizar suas aplicações aos softwares do outro.

    Conan (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 8:59 am

    @Profeta do Caos,

    eu acho que o que arrebentou a SUN foi sua estratégia para servidores.
    Enquanto HP e IBM vendiam servidores blade, eles continuavam a vender somente box. Quando passaram a também vender blade servers, já era tarde e o estrago já estava feito.

    Em termos de software, o que pode ter contribuído para o fim da SUN foi ter pago 1 bilhão pela MYSQL AB. Eu não conheço ninguém que pague licença de uso ou suporte do MySQL. Será que a empresa valia isso mesmo? Eu duvido.

    system_call (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 10:15 am

    Se o Java fosse jogado nas mãos da comunidade, provavelmente o Java iria morrer afinal javeiro odeia C/C++ (pq tem ponteiro). Já dizia aquela velha máxima, “Não cuspa no prato q vc come”. UP THE CPLUSPLUSERS.

    Orion (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 10:30 am

    Por isso que mamãe sempre disse para não usar tecnologias atreladas a empresas, com C/C++ e Python nunca aconteceria isso

    Bah…Será que uma empresa do porte da Oracle gastaria grana por uma arvoré sem frutos? Acho que ñ…na minha opinião a coisa irá melhorar pros lados do Java, além de ser bem mais divulgado com o nome da Oracle. Não penso que a Oracle irá “estragar” ou deixar de lado Java e OpenOffice, afinal…é um investimento deles. Só espero que “livre” ñ passe para “$$$$”. 6¬¬6

    Ap0g33 (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 11:30 am

    IBM não tem dinhero nem pro cafezinho, como q ela vai compra a Sun!?

    O Leão do Norte (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 11:31 am

    marcosalex sei que ela já contrubuiu com o PostgreSQL e também tem suas contrapartes.

    Orion pegou no ponto que eu também pensei na época de escolhas.
    Tecnologias atreladas a empresas são problemas principalmente em momentos como agora de incertezas pior se as tecnologias estão sempre como o Brasil e Lost: promessas que estão indo para uma determinada direção, que na verdade já estamos nessa direção e que depois se volta atrás e diz que ainda se está indo para direção… Bom tradução: Não sabemos realmente se estamos no ínicio, meio ou fim, nem mesmo se já saimos do lugar… LOL!

    Indo pro lado mais sério, ninguém pode prever o futuro mas o buraco está mais “aberto” pra N possibilidades e N incertezas. Pouco gente trabalha e gosta de consumir incertezas.

    Analisando com Diplomacia a sensação que Java e MySQL passam agora é a que muita gente tem sobre Linux, programas e sistemas abertos. Não importa se é utilizado por uma esmagadora quantidade de pessoas, eles tem alguma certeza de que vão continuar, continuar da mesma forma, existe uma certeza de um amanhã?

    Rifa (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 11:55 am

    O Glassfish na minha opinião é sim muito melhor e mais moderno que o JBoss. Este último evolui muito devagar, a coisa parece que não vai mesmo. O Gerônimo acho que ainda não dá pra encarar na hora de por uma aplicação séria em produção, ainda precisa melhorar muito. E outros por aí também não conquistaram a confiança da galera. O Glassfish era a melhor escolha até ontem, e talvez, mesmo que fique só na mão da comunidade, ainda seja.

    O MySQL tem zilhões de instalações mundo afora. Talvez vire MyOracle sei lá o quê :) .. mas não acaba de jeito nenhum.

    Estranho vai ser ver tecnologias meio fora do mundo corporativo nas mãos da Oracle, tipo Java ME, Java FX..

    Quanto a questão do “carisma”, se a Oracle direcionar todos os seus esforços em Java (EE) exclusivamente para montar uma suíte enterprise qualquer que custe uma fortuna e os desenvolvedores começarem a apoiar outras coisas (no mobile, no desktop, na web), acho difícil que daqui alguns anos alguma startup comece um projeto em Java, ou as universidades. E, se alguma outra coisa emergir da preferência dos desenvolvedores (como Ruby, sei lá), uma hora acaba invadindo tudo. Daí faz diferença a longo prazo.

    No final, acho que toda tecnologia de sucesso recebeu antes de tudo apoio dos desenvolvedores para emplacar.

    Oracle Certified Enterprise Architect soa pra mim enganador (assim como SCEA), porquê arquiteto de verdade, que entende seu papel, não é orientado a vender suíte de produtos.

    Frank (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 12:57 pm

    Os comentários dos leitores deste post estão cheios de FUD.

    Não seria melhor que todos nós da comunidade Java esperássemos algum tempo para ver o que vai acontecer ao invés de ficar especulando?

    Juliano (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 1:34 pm

    FUD, FUD, FUD!

    Java não vai acabar!
    MySql não vai acabar!
    Open Office não vai acabar!

    E carisma não enche a carteira! :-)

    Concordo com o Frank, vamos esperar.

    devnull (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 2:30 pm

    Sem Carisma, não comunidade que sobreviva. Java ítar de :)

    cafecraft (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 3:14 pm

    Esqueceram de dizer que a Nasa tem um Cluster de Mysql…

    Willian Aldys (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 3:51 pm

    Baaaaaaaaaarbaridade, só falta ter clusters MySQL controlados por apps feitas em Java, ae eu vou acreditar realmente q aquela palhaça de ter pisado na lua é realmente uma farsa. LOL

Este post é antigo (2009-04-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.