Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Caçadores de recompensas: FSF oferece “GNU Bucks” assinados pelo Dr. Stallman a quem denunciar código não-livre nas distribuições que ela chama de livres

A lista de distribuições que a FSF chama de livres tem 9 integrantes: BLAG, Dragora, Dynebolic, gNewSense, Kongoni, Musix, Trisquel, Ututo e Venenux.

E agora o contingente de pessoas que tem interesse nelas pode comemorar algo para ocupar seu tempo livre: a FSF está oferecendo recompensas para quem delatar código não-livre que tenha sido incluído (por engano, é claro) em alguma delas.

A recompensa toma a forma de uma cédula de dinheiro do “United System of GNU”, emitida pela própria FSF, no valor de π “GNU Bucks”, e assinada pelo Chief GNUisance* em pessoa: Dr. Richard Stallman. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 9:53 am

    Oba, já tô baixando o Ututo!!!

    Maicon Faria (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 9:57 am

    Embora o assunto do texto seja interessante, acho que este tipo de sarcasmo:
    “agora o contingente de pessoas quem tem interesse nelas pode comemorar algo para ocupar seu tempo livre”,
    não tem graça nenhuma, e é desrespeitoso em relação ao software livre.

    Aliais FSF significa: Free Software Foundation, logo não existe nada de anormal nesta campanha.

    A frase que redigi aqui para o meu blog expressa o que penso a respeito.

    De fato acredito que as pessoas que se interessam pelas 9 escolhidas da FSF irão comemorar esta oportunidade de ocupar seu tempo livre com esta atividade.

    E compartilho com você a opinião de que não tem graça nenhuma.

    Insano (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 10:31 am

    Também discordo dos forks 100% livres, nada pragmáticos. Acho que seria muito mais produtivo financiar o trabalho de pessoas capazes de remover (permanentemente) os blobs do kernel e assim gerar uma versão 100% free do que criar estas distros e campanhas como esta.

    Mas chamar o Stallman de Insano pega mal para um veículo como o br-linux. O mundo todo sabe que ele não é um cara polido, mas todos também sabem que o Linus é um cara de ego grande (e destila grocerias para todos os lados), que o Icaza parece ter várias caras (com interesses ocultos), ou que o lula não é um bom presidente. Mas lembrem-se: o Stallman, tão insano quanto os outros, merece todo respeito do mundo e representa peça fundamental na história… e pelo que me consta, ele é insano desde o início!

    Cabeçudo (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 10:47 am

    Já testei essa Gnewsense numa máquina virtual, é até boazinha. Mês retrasado eles tiraram o mono-commom da nova versão e deixaram ainda mais free. As outras oito é a primeira vez que vejo falar.

    Vi na Wikipédia que o Stallman não acessa a internet, será que é verdade?

    Cabeçudo: não, não é verdade. Ele acessa a Internet (mas consta que tem algumas idiossincrasias no que diz respeito ao acesso à web).

    Insano: Não sei se chamar o Dr. Stallman de insano “pega mal para um veículo como o br-linux”, mas o BR-Linux não o chamou de insano. Curiosamente, entretanto, você chamou.

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 11:34 am

    “…mas todos também sabem que o Linus é um cara de ego grande (e destila grocerias para todos os lados), que o Icaza parece ter várias caras (com interesses ocultos), ou que o lula não é um bom presidente.”

    O que o Lula tem com isso??Que mania enjoada essa…

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 5:15 pm

    [OFF topic]
    O que a Kombi tem a ver com a notícia? Acho que não entendi a piada.
    Mas achei legal a cédula com o Sr. Madruga, se existisse queria um!
    [/OFF topic]

    Voltando ao tópico, isto que é pagar para ver se há código não livre nas tais distribuições (que eu não conheço).

    Acho bonito tudo isso, mas infelizmente para minhas necessidades não tenho como prescindir de códigos não livres. Quem sabe um dia.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 7:11 pm

    “A recompensa toma a forma de uma cédula de dinheiro do “United System of GNU”, emitida pela própria FSF, no valor de π “GNU Bucks”, e assinada pelo Chief GNUisance* em pessoa: Dr. Richard Stallman.”

    Ou seja, NADA. A nota de seu madruga ilustra bem a natureza do prêmio: algo de valor agregado, sentimental ou financeiro, tão baixo que nem vale a pena desperdiçar seu tempo. Desrespeito? Desrespeiro da FSF, com essa chacota pra cima de seus representados.

    O legal se eu utilizasse uma destas distros é que não conseguiria acessar a internet, pois preciso de drivers proprietários para minha máquina funcionar o adaptador de wi-fi. Eu, hein?

    Harry (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 8:31 pm

    A FSF é uma entidade sem fins lucrativos que vive de dinheiro de doações. O que é que vocês querem? Que ela pague R$100,00 por cada bug!? O valor da cédula é mais sentimental que qualquer coisa. Assim como os cheques de pouco mais de 2 dólares que Donald Knuth mandava para quem achasse erros em seus livros. Ninguém jamais sacou o dinheiro dos cheques.

    Lucas A D (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 8:46 pm

    Apesar de não concordar diretamente com seu extremismo, tenho que admitir que esse cara é um visionário.

    Pelo menos ele não está cobrando pelo autógrafo ;-)

    Brindes (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 9:39 pm

    …concordo com o harry…

    “A FSF é uma entidade sem fins lucrativos que vive de dinheiro de doações. O que é que vocês querem? Que ela pague R$100,00 por cada bug!?”
    Não, mas que não caia no ridículo com essas coisas. Tá cheio de entidades sem fins lucrativos que remuneram bem justamente por…não ter fins lucrativos.

    Bremm (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 9:34 am

    Realmente tenho que concordar com “E agora o contingente de pessoas que tem interesse nelas pode comemorar algo para ocupar seu tempo livre”. Isso só vale para quem usa uma das distros supracitadas e/ou pessoas notoriamente ociosas.

    William S. (usuário não registrado) em 6/10/2009 às 10:08 am

    “[...] Não, mas que não caia no ridículo com essas coisas. Tá cheio de entidades sem fins lucrativos que remuneram bem justamente por…não ter fins lucrativos [...]“

    Desculpe-me, mas acho que é você que está confundindo alguns conceitos aqui. ‘Sem fins lucrativos’ é só um lado da moeda, que tem a ver com o destino final do valor arrecadado como seus produtos e serviços, e se isto se realiza como lucro ou dividendo. Há entidades nesta categoria que geram receita (e sim tem condições de arcar com prêmios), bem como há outras entidades que sobrvivem de doações apenas (e não geram receita própria), ainda que ambas sejam “sem fins lucrativos”. Pense em empresas públicas, autarquias, fundações, todo o terceiro setor – todas não visando o lucro como objetivo primeiro. No caso daqueles que sobrevivem com doações não seria eticamente correto distribuir dinheiro para serviços não essenciais prestados por terceiros, pois neste caso o que seria esperado é um certo tipo de trabalho voluntário para estas atividades e o “prêmio” seria apenas simbólico.

    De qualquer maneira, não acho que se deva levar esta iniciativa muito a sério (ainda que tenha lá um certo mérito) a ponto de enxergar ali uma atividade minimamente indispensável para o software livre, qualquer que seja a sua vertente ;-)

Este post é antigo (2009-10-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.