sem@email.org (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 8:35 pm

Eu sei o que eh biometria, ate ja vi alguns “biometrico sensores” em funcionameto. Mas nunca usei.

A pergunta que que nao quer calar eh:

Estes sensores biometricos para impressoes digitais tem algum tipo de mecanismo de segurança para garantir que soh dedos vivos (devidamente conectados a seres humanos…VIVOS!) sejam identificados??????

Se nao existe maneira de prevenir que um dedo amputado seja usado para acessar algum tipo de serviço eu ja vou avisando que despenso o uso destas coisas veementemente!!!!!

Caso exista algum mecanismo de segurança, por favor AVISEM AA BANDIDAGEM!!!!! Antes que alguem acabe sem os seus dedos… e aneis!

observador@a.co (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 8:42 pm

existe, e é o mesmo mecanismo que permite que as telas de login recebam a senha do seu legitimo dono.
:)

Augusto Campos em 31/01/2009 às 9:12 pm

Sim, existem vários tipos de leitores de impressões digitais que só são ativados por dedos vivos. Nem todos se baseiam na simples captação da imagem da digital.

Marco Aurélio (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 1:21 am

O maior problema que vejo nos sistemas biométricos, mais especificamente os baseados em impressão digital, é a imprecisão. Digo isso porque minha digital não é capturada direito em nenhum dos aparelhos que encontro no mercado: academias, Unimed, notebooks HP.

Rafael Wagner (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 1:22 am

Há três tipos de dispositivos para esta coleta: ótico (funciona através da reflexão da luz), capacitivo (mede o calor que sai da digital) e ultra-sônico (envia sinais sonoros e analisa o retorno deles como se fosse um radar).

Rafael Wagner (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 1:27 am

Cada leitor tem uma precisão e um custo! claro que vai da necessidade do cliente, estou desenvolvendo estes sistemas para portaria de prédios em linux, e dependendo do prédio, optamos por leitores mais precisos (e mais caros), eu particulamente prefiro os leitores do modelo típico de notebook, quebram menos. Salvo que cadastrada a digital em um modelo, só será possível a autenticação no mesmo, em outras palavras, se trocar o modelo do leitor, será necessário o recadastramento da impressão datiloscópica novamente.

curioso (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 3:20 am

Dependendo do modelo, esses leitores de digitais possem ser enganados com relativa facilidade (os MythBusters provaram uma vez).

jotaB (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 9:51 am

Se a experiência dos mais velhinhos (acima dos 55 anos) diz prá não confiar na biometria, então não vou confiar mesmo.

Na minha humilde opinião, a leitura da íris é mais segura e menos sujeita a possíveis fraudes.

nivel9 em 1/02/2009 às 11:41 am

“sem@email.org”, essa paranóia eu também tinha, mas pensa bem, é muito mais fácil sequestrar a pessoa e obrigar a colocar o dedo na máquina do que cortar o dedo fora. O que pode acontecer é pegar o dedo de um defunto…

Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 11:42 am

Não é apenas pela proteção de dados, mas vejo isso como um risco para a proteção para o cidadão. Acho que as pessoas mais velhas enxergão da mesma forma.
Afinal os dados biométricos devem ser de conhecidos no máximo pelo estado, quando muito.

Daniel (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 11:58 am

Leitores biometricos existem a varios anos e diversas melhorias desde então ja foram desenvolvidas. Um caso pratico de utilizaçao de leitores biométricos (de digitais) é na Policia Federal durante o processo de emissao de passaporte. Se não me engano, os leiotres utilizados são da Siemens.
A questão é a tecnologia envolvida. Quanto maior a precisão, maior o custo e a escolha entre um modelo ou outro depende diretamente da finalidade (riscos envolvidos).

kristiang (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 1:14 pm

Uma coisa que me preocupa muito e que ninguem pensa a respeito e sobre a salva-guarda dos dados (seja impressao ou iris) em banco de dados de terceiros. Quem garante que nossos dados pessoais nao seram repassados a terceiros (venda de cadastro) ou outros pelas instituicoes que colhem estes dados? Como trabalho com seguranca de TI, afirmo que alegar que a biometria e mais seguro para o usuario e apenas um lado da moeda. Em 10 anos se for tudo por biometria, nossos dados estaram em dezenas de banco de dados de pequenas empresas terceirizadas e sera um verdadeiro PERIGO para todos caso estes dados vazem. Por isso, na minha opiniao pessoal, nao acredito que a biometri seja segura, olhando pelo segundo lado da moeda…

Rafael Wagner (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 1:25 pm

A evolução tecnologica é inivitável! mais cedo ou não, esses leitores serão padrão de autenticação. Ja estão dominando aos poucos o mundo (prefeituras e orgãos publicos já usam para ponto, entrada em área segura e etc…) Auto Escolas aqui em São Paulo, cartórios e etc… Vejam bem, isso já está ocorrendo.

Ramon (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 1:35 pm

Na empresa onde trabalho algumas salas como a de desenvolvimento e a sala que dá acesso ao datacenter, tem controle biométrico. E já provei a eles a ineficácia entrando minha sala (datancenter) apenas com uma fotocópia de meu dedo indicador.

Rafael Wagner (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 2:22 pm

Novamente: O nível de segurança depende do dispositivo e necessidade de segurança. investir em mais segurança, demanda em um custo bem mais elevado.

Francisco (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 3:08 pm

O problema é que segurança é muito mais do que autenticação. Sem uma chave criptográfica segura e uma criptografia segura nos dados, qualquer sistema de biometria é simplesmente um engodo.

sem@email.org (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 9:11 pm

Obrigado por todas as respostas.

Sim, existem vários tipos de leitores de impressões digitais que só são ativados por dedos vivos. Nem todos se baseiam na simples captação da imagem da digital.

Bem, mas existem os que sao so baseados na simples captação da imagem da digital. Ai eu me lembro da maxima “a economia em excesso eh a base da porcaria”. Quer dizer, para “cortar custos” na venda de milhares de detectores de impressao digital a empresa que ganha a concorrencia publica federal usa um modelinho barato, sem salvaguarda nenhuma. Quer dizer, se for usada na previdencia social, vamos ouvir falar de velhinhos e velhinhas que tiveram seus dedos cortados em breve.

A evolução tecnologica é inivitável! mais cedo ou não, esses leitores serão padrão de autenticação.

Nao eh bem assim! Nos anos 50 falavam que no futuro, hoje, todo mundo teria um carro voador movido a energia nuclear! Eu nao tenho, e voce?

Dependendo do modelo, esses leitores de digitais possem ser enganados com relativa facilidade (os MythBusters provaram uma vez).

Pois eh!!!

“sem@email.org”, essa paranóia eu também tinha, mas pensa bem, é muito mais fácil sequestrar a pessoa e obrigar a colocar o dedo na máquina do que cortar o dedo fora.

Nao concordo! Eh mais facil sequestrar, cortar o dedo, descartar o corpo e colocar o dedo na maquina!

Se a experiência dos mais velhinhos (acima dos 55 anos) diz prá não confiar na biometria, então não vou confiar mesmo.

Bom argumento.

Brasileiros confiam na biometria para proteção de dados, diz pesquisa

Brasileiro confia no que esta na moda! Se a moda eh biometria ou usar excremento de pombo para aumentar a libido, nao interessa; somos umas “marias vai com as outras” – por mais chocante que isto possa parecer para os mais jovens!

Alias, nao basta divulgar na bula do aparelho que so dedos/olhos vivos (conectados a seres vivos) vao funcionar na hora da autenticaçao! Tem que avisar holiwood tambem!

No filme “Minority report” o Tom Cruise se vira para invadir um recinto usando um olho e um saco de gelo. Alias, hoje (domingo) no filme da noite (no SBT), o Wesley Snapes vai usar uma caneta e um olho. Criminoso meia boca nao le especificaçao tecnica de nada, mas adora um filme de holywood!

Minha decisao por enquanto:

Vou boicotar o uso destas tecnologias ate que Holywood e as concorrencias publicas no Brasil se predisponham a mais segurança. Isso quer dizer NUNCA!!!!!

Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 2/02/2009 às 7:30 am

@E já provei a eles a ineficácia entrando minha sala (datancenter) apenas com uma fotocópia de meu dedo indicador.

Depende do leitor. É inegável que a tecnologia vem evoluindo e quem precisar de mais segurança, vai optar pelos dispositivos mais sofisticados (que ainda estão caros, mas quem acompanha vê que estão barateando rapidamente graças ao ganho em escala e à própria evolução da tecnologia).

Gostando ou não, é mais seguro que senhas e cartões magnéticos utilizados atualmente.

Pra quem teme que os dados vazem pra empresas de terceiros, os cadastros em sites já fazem isso.

Jack Ripoff (usuário não registrado) em 2/02/2009 às 11:03 am

Biometria tem suas vantagens, mas também tem suas desvantagens e limitações. Recomendo o seguinte ensaio sobre o assunto:

http://www.schneier.com/essay-254.html