Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BigLinux: Entrevista com Bruno Gonçalves

Enviado por Fabio Farias (fabio_g12vcΘhotmail·com):

“O portal Suporte Técnico estréia com uma entrevista muito completa com o “BIGBRUNO”, isto é, Bruno Gonçalves, a mente brilhante por trás do Big Linux. O Big Linux tem recebido mais atenção do que o normal, pois as pessoas vão com muita esperança de que o Big Linux seja tão bom quanto o Kurumin, e muitos têm afirmado isso. Então nesse momento de auge, o BIGBRUNO dá uma entrevista exclusiva onde ele aborda vários assuntos como software livre no Brasil, Kurumin, BigBusca… Servidos? Acessem o link.” [referência: suporte-tecnico.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vinícius (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 2:12 pm

    Só digo uma coisa, é um clone do KUbuntu, com vários pacotes… só isso…mas como a galera leiga gosta de ver uma infinidade de programas no desktop que quase não usam, eu prefiro usar meu Ubuntu e colocar o que preciso do que usar essa distro criada por 1 entusiasta… quando eu mudar de distro vai ser uma “Like”.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 2:15 pm

    Eu já fui usuário Kurumin à época em que o Morimoto ainda era mantenedor, mas eu não achei o Big tão bom quanto o Kurumin, eu achei ele melhor e decidi adotar definitivamente o BigLinux como S.O. padrão. Claro ambos tem seus méritos, mas me identifiquei melhor como o Big.
    Estamos aguardando o BigLinux 5 que certamente será mais um sucesso.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 2:21 pm

    Vinicius,
    Hoje o Biglinux não é usado só por usuários leigos. Quem realmente gosta de um linux “cru” usa Slackware. E o Slack por ser linux é mais uma que vale a pena se usar.
    Se você frequentar o fórum do Big vai ver que não existe só 1 entusiasta. Praticamente todos que experimentam o Biglinux se torna um entusiasta dele. E muitas das facilidades que fazem parte do Big são sugestão desses entusiastas.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 2:43 pm

    Vinícius, vai lá e faz uma distro melhor! :)

    pimentel007 (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 2:45 pm

    Eu conheço várias pessoas que usam linux por causa do Big,resumir o Big como um mero “Kubuntu enfeitado” é uma tremenda falta de respeito e reconhecimento ao trabalho alheio,pega uma cópia do Kubuntu e entrega nas mãos de um usuário de internet discada pra ver se ele consegue conectar à internet de cara,sem instalar nada,com o Big o camarada consegue,o Big contém vários scripts e recursos pré instalados que automatizavam várias funções,isso é uma coisa super trabalhosa de se elaborar,o cara tem esse trabalho todo em prol de um linux mais palatável aos usuários comuns e depois vem os críticos menosprezarem seu trabalho o rebaixando ao nada,não sei se isso se chama despeito ou ignorância mesmo.

    giorgio (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 2:47 pm

    Vinicius:

    O Big é uma personalização do Kubuntu, ubuntu para o usuário brasileiro, inclusive questão de internet, pois 60% da internet brasileira é discada (IBGE, 2005), eu tentei 10 dias ativar meu softmodem no ubuntu, desisti, no Big foi em 2 minutos, e já estava navegando. Além do mais, o Big é brasileiro, para brasileiros, feito por brasileiro…

    Shikasta (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 4:44 pm

    (…)pois 60% da internet brasileira é discada (IBGE, 2005) (…)

    Estes dados estão muito defasados, não levam em conta a melhora de vida da população, o aumento da renda, o barateamento dos dos itens de informática.

    Hoje a discada deve responder por uns 30% de usuários, se tanto. Eu mesmo não conheço mais ninguém que use discada (até há uns 5 anos eu conhecia muitos).

    Valdomiro (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 5:10 pm

    Shikasta,

    De qualquer forma, em respeito a esses possíveis 30%, é interessante que alguém se preocupe em facilitar a vida desses usuários.
    E só por essa preocupação já vale a pena apoiar um projeto assim.

    Usuário Big (usuário não registrado) em 31/08/2009 às 5:37 pm

    Quem leu a entrevista ou acompanha o desenvolvimento do BigLinux sabe que com a versão 5 está sendo feito um trabalho realmente louvável pela equipe.

    A ferramente BigBashView que veio para substituir o Kommander tornou as coisas mais bem feitas, o método de desenvolvimento fez com que também se torne mais compatível, já existem diversas pessoas adicionando o repositório do BigLinux no Kubuntu e instalando o painel do Big, pois com isso consegue de forma simples colocar para funcionar a conexão discada, configurar o Apache e outras configurações que já estão disponíveis.

    A versão 5 ainda possui seus problemas, pois é uma versão alpha e assim como o projeto KDE a equipe do BigLinux teve coragem de reconstruir para evoluir e nós usuários já começamos a ver resultados, viva o BigLinux e sua comunidade, que continue crescendo e se consolide cada vez mais como a distribuição Linux do Brasil.

Este post é antigo (2009-08-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.