Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Beta: GNOME 2.28 está pronto para testes

A versão definitiva deve sair em setembro. Trecho da nota do James Della Valle, na Info:

A equipe de desenvolvimento do projeto Gnome disponibilizou a segunda versão de testes de sua interface para sistemas baseados em Linux.

O GNOME 2.28 Beta 2, que chega apenas 20 dias após o primeiro teste oficial, traz uma lista considerável de bugs eliminados e diversas melhorias de desempenho. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 4:23 pm

    Uau!
    Ta quase chegando o revolucionário Gonme. ZZzZZZzzZZ

    Grobsch (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 4:38 pm

    Bom, vou pular o 2.26, vou do 2.24 pro 2.28…

    Flavio (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 4:49 pm

    Nova versão com suporte nativo a MS .NET Framework.

    ssss (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 4:58 pm

    Parafraseando o comercial que o pessoal da antiga deve se lembrar:

    “Gnome: A minha cara continua a mesma, mas os meus cabelos quanta diferença !”

    luiz (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 5:40 pm

    É impressão minha ou o pessoal não gosta muito do Gnome.
    Pode não ser o melhor ambiente grafico do mundo, mais na minha opinião é o mais simples e prático para ser usado no dia a dia.

    Habeas_Corpse (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 5:58 pm

    nesta versão eles devem ter adicionado mais um miniaplicativo inutil.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 6:00 pm

    Que isso galera, o gnome é mto bom, embora eu prefira o kde4 rsrs

    Flavio (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 6:01 pm

    Na nova versão vem com o botão “Iniciar” no canto esquerdo da tela sobre uma barra cinza.

    Rômulo Silva (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 6:43 pm

    Vaaaaaaaaaaaaaaaaai que é tua monooooooooooooooooooooooo!!!

    m/

    foobob (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 7:05 pm

    @Flavio e outros KDE-whores:

    http://library.gnome.org/misc/release-notes/2.26/#rndevelopers

    Dentre as novidades para desenvolvedores, nada sobre mono. E GTK e outras bibliotecas do Gnome ainda em C, como serão até Icaza reescrever do zero em C#. Mas acho que eles estão mais ocupados com bindings para várias linguagens e aplicativos escritos com esses bindings do que com a idéia de reescrever infraestrutura sólida em uma linguagem que muda de acordo com o humor do Ballmer.

    sergio (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 7:33 pm

    beleza…
    em um mundo de geeks (que é este aqui pelo que parece..) o KDE com suas infinitas possibilidade é o software preferido..MAAAAASSSSSS
    no mundo real onde o usuario acha o maximo a interface do ruindows XP e… NAO CONSEGUE (ou nao quer) aprender, desfrutar de coisa melhor (leia-se 99%) da populacao…o Gnome é ideal… imagine que os usuários ainda acham complicado!!!! nosssa… nao tem DRIVE!!! cade o autiluque?? Meu deus!!!! nao tem anti-virus???? arrastar o icone???? sera’ que funcinona??? e vai por ai…
    Voces acham mesmo??? que um usuario destes (os 95%) vao conseguir operar o KDE4????

    The Phantom (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 8:21 pm

    Caro amigo “foobob”, o link que você passou é sobre o GNOME 2.26 e não do 2.28 que é o que está sendo comentado aki.

    ssss (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 8:55 pm

    @foobob

    Por favor me explique o que é tão complicado e diferente assim no KDE 4 para um usuário anta, ops, leigo não conseguir usar ?!

    Até a posição do menu do KDE 4 é mais parecida com a do windows do que o Gnome, que tem 2 barras e o menu fica no topo !

    E o dolphin é tão semelhante ao nautilus no uso que quem não consegue usar um não usa o outro também.

    Acho mais complicado entender o conceito de letras de unidades de disco e partições do windows do que explicar para o usuário que é só cliar no home, na “casinha” para guardar os documentos.

    Mas como os usuários aprenderam a usar o mais difícil (windows) ficam achando que linux é mais complicado só porque é diferente. Ficar instalando e atualizando antivírus, anti-spyware, limpadores de registro e tal e coisa é bem mais complicado do que manter um desktop linux, mesmo que com KDE 4.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 10:04 pm

    Prefiro o KDE, mas é fato que o gnome é mais simples. Só que particularmente, quando quero uma IDE simples, prefiro o Xfce, que além de simples é leve.

    KDE: mais complexo e mais pesado
    Gnome: simples e pesado
    xfce: simples e leve

    Edinho (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 11:15 pm

    Caraca, o pessoal que gosta de KDE é tão nerd que não consegue entender que um desktop simples é tudo que um usuario leigo quer.
    Gostem ou não KDE so faz sucesso com alguns nerds, tanto é verdade que a maioria das distr que ganha dinheiro com linux ignora o kde e as que insistem estão em situação financeira ruim.

    Bem, o GNOME 3.0 será na verdade o 2.30 (ou o contrário?), portanto parece q não veremos uma “revolução” na mudança de número como ocorreu com o KDE.

    Talvez isto seja bom, assim o GNOME não passa pelos mesmos sufocos que o povo do KDE passou e passa :-)

    marcio (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 11:26 pm

    uso o gnome, nao tenho o que reclamar dele funciona redondo comparado ao kde tem muito menos bugs. me corrijam se eu estiver errado

    Flavio (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 12:08 am

    Me expliquem o que é um desktop simples, pois todos os KDE que já vi instalados por padrão de sua distribuição, vinham com o menu K e uma barra na mesma posição que a do Windows XP.

    Não entendo como algo pode ser mais simples que o menu K vejam as opções:

    Configurações; Desenvolvimento; Escritório; Gráficos; Internet; Multimídia; Sistema; e Utilitários.

    Pra ver como é tão simples: outro dia minha namorada tava aqui em casa, quando fui ao banheiro e voltei, vi que ela tava usando o Konqueror (tenho Firefox instalado – ela não sabia o que era isso) vendo Orkut. Detalhe: ela nunca tinha visto um GNU/Linux.

    Perguntei pra ela como ela tinha achado o navegador e ela disse que clicou no menu iniciar diferente foi na opção internet e clicou em navegador de internet. Ainda mandou pra mim: Viu como sou hacker!?

    Não tenho nada contra o Gnome, só não tenho instalado no meu computador.

    foobob (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 1:40 am

    ops, foi mal o link sobre Gnome 2.6

    mas ainda nenhuma menção a mono/C# em:
    http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/platform/2.27/2.27.91/NEWS
    http://download.gnome.org/bindings/2.27/2.27.91/NEWS
    http://download.gnome.org/devtools/2.27/2.27.91/NEWS

    lembrando que 2.27.91 é o 2.28 beta…

    Neguinho simplesmente não entende: Gnome/GTK é escrito em C e provê bindings para diversas linguagens, incluindo C#, Python e Perl. Quem tem medo de bindings?

    E sobre complexidade: KDE oferece menus e opções de configuração sem fim. A filosofia por trás do Gnome é outra, voltada para usuários finais, em HIGs ao invés de dar poder a usuários mais técnicos.

    Eu não gosto do Gnome por sua filosofia simplista, gosto dele simplesmente porque é escrito em simples e padrão C usando GTK, que possui uma das mais bem pensadas e simples APIs para toolkits gráficos que existem. Palavra de quem já programou Swing e Fox. Qt é barroco como C++… :)

    Diogo (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 4:43 am

    Não acho que o Gnome seja desktop simples, desktop simples não é a mesma coisa que desktop “feio”.

    Eu uso Linux a tanto tempo e até hoje não acho o Gnome simples, pq um usuário que nunca usou Linux na vida vai achar? Se com o KDE e Windows, seu mouse anda “1Km”, no Gnome ele anda “3Km” pra fazer a mesma coisa! Esse negócio de clica em cima, clica em baixo, enche o saco! Mas… Eu torço pelo sucesso do Gnome, se 40% das pessoas gostam dele é pq ele tem coisas boas. Quero ver o Gnome cada vez melhor! Mas esse negócio de C# não é verdade não né?

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 10:29 am

    Pois chore Diogo,

    Acho que a Microsoft está metida nisso até o fundo do poço. Quem sabe eles não queiram que o Icaza reescreva todo o Gnome em C#, só para aumentar a futura relação do Linux com o Windows (do jeito que a Microsoft quer, e não do jeito que a comunidade Linux quer…)?Não acredito que o Windows queira apenas mais uma “Skin”… o buraco é muito mais embaixo!

    E se ninguém percebeu (ou nao quer ver), a Microsoft está abocanhando o Linux aos poucos, bem devagar, e do jeito que ela quer. É o que vemos nas relações dela com o openSUSE e com o Gnome…

    Tremei mortais! hahahahahahaha

    kuruma (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 12:34 pm

    No tempo do Kurumin a galera novata do linux usava o KDE 3.5 e NUNCA ouvi nenhuma reclamação por dificuldade de usar o KDE.

    Desde essa praga do Ubuntu que as pessoas ficam nessa insistência tola e sem argumentos concretos de que o KDE é difícil e de que o Gnome é tão mais fácil assim.

    No Brasil quase ninguém teve contato com o MacOS antigo ou o MacOSX e por isso aquele menu na parte de cima é MUITO menos amigável para um usuário vindo do windows. Além disso, aquele modo espacial do nautilus e aquele troço que imita o regedit para configurações mais avançadas do Gnome são altamente não intuituivos e muito mais difíceis do que o do KDE.

    É que nem aquela lenda do MS Office ser mais fácil do que o broffice: o MS Office 2007 tem uma interface radicalmente diferente e menos intuitiva do que o uso de menus simples e o broffice usa o mesmo tipo de menus de todas as versões anteriores do ms office e mesmo assim ainda tem gente que continua jurando que o broffice é difícil. Pelo amor de deus !

    Gente ignorante em informática vai ser idiota em qualquer sistema operacional ! Até mesmo o windows muda toda hora a interface e não vejo ninguém deixando de usá-lo.

    zina (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 12:54 pm

    concordo KURUMA.
    FOi um chora-chora no vista.
    Vai ser um chora-chora no windows 7.
    Foi chora-chora no KDE4
    vai ser chora-chora no gnome 3.0

    O que o POVÃO quer é windows XP e office 2003. NÃO MECHAM NOS PILARES SAGRADOS DA INFORMATICA!

    Agora o slogan do gnome é: “Somos “simples”, somos mais parecidos com o windows XP do que o KDE4!”
    lol que comedia.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 30/08/2009 às 8:46 am

    Eu divirto-me vendo as infrutíferas discussões entre a suposta superioridade de diferentes desktops. Não que não se possa compará-los, mas não existe um argumento definitivo em favor de um ou contra outro. Lembra-me muito as brigas TK x MSX, depois TK + MSX x Amiga, e muitos outros de décadas atrás. O tempo vai passar e tudo isso vai acabar perdendo sentido.

    Eu uso o Gnome porque satisfaz todas as minhas necessidades atuais. Nunca usei o KDE, deve ser excelente para muita gente e respeito isso, mas o Gnome, com seus méritos e defeitos, é o que me tem servido até o momento.Que venha o 2.28, especialmente as correções de bugs.

Este post é antigo (2009-08-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.