Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Beta 3 do Firefox 3.1 é adiado para permitir correções adicionais

A Mozilla atrasará o terceiro beta do Firefox 3.1, alegando um grande número de bugs ainda existentes no navegador. O adiamento, contudo, não afetará o lançamento da versão final do browser.

“Não planejamos deixar que isto afete nossa meta de lançamento no final do primeiro trimestre”, disse o diretor do Firefox, Mike Beltzner.

O Firefox 3.1 Beta 3, que seria lançado no dia 26 de janeiro, chegará aos usuários uma semana depois, no dia 2 de fevereiro – segundo agenda temporária do site da Mozilla.

Em uma nota, a empresa declarou que há 15 bugs que impedem o lançamento do terceiro beta. Entre as falhas, há uma relacionada com a opção de navegação privada do Firefox 3.1, enquanto outras têm a ver com a possibilidade de arrastar as abas do browser. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 10:20 am

    Estou super ansioso para o lançamento final do Firefox 3.1, essas intempéries não vão me desanimar. As melhorias agendadas para a versão 3.1 vão ser históricas para os desenvolvedores WEB.

    Nessa hora podemos ver a diferença entre o software livre e o proprietário. O livre é lançado quando esta pronto. O proprietário é lançado em intervalos regulares para manter a venda, estando bom ou não.

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 11:50 am

    É um bug bem chato (não sei se o único com abas) … a clicar na ABA, com o mínimo movimento do mouse (pentelhésimo de pixel), a aba é movida para uma nova janela que se abre.

    É só colocar as janelas lado a lado e arrastar a aba de volta.

    cardoso (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 12:03 pm

    É pra isso que serve beta.

    Se bem que outro dia um idiota apareceu pra xingar a Microsoft achando um ABSURDO eles lançarem um patch de correção pro BETA do Windows 7.

    A culpa, além do Stallman, é do Google, que subverteu o conceito de BETA e agora tudo que é capenga mas mais ou menos funciona é lançado com a tiração da reta do “beta”.

    Que bom que pelo menos o pessoal do Mozilla ainda respeita o CONCEITO de software beta.

    De vez em quando a Mozilla adia um lançamento pra corrigirem alguma coisa que não deu tempo. Vê-se que o pessoal testa bastante.

    Damarinho (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 12:26 pm

    (*_*)
    alfa, beta

    Alguem iniciou um círculo vicioso com essa clasificação.
    A tradição conceitual apela por RELEASE, após o estágio alfa.
    No Unix, Linux, Mac, há denominação “gama” para programas ou sistemas em
    efetividade, sem intervenções contingenciais, definitivo, mas evolutivo.

    o/

    tenchi (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 12:36 pm

    @anakinpendragon, concordando com o cardoso, isto não tem lá muito a ver com o fato de ser livre ou não.

    Eu mesmo gosto de baixar as versões em desenvolvimento de vários programas, para ver “como andam as coisas” (já baixou o Windows Media Player via Subversion? Eu não :-)). Neste caso é algo que só existe se o código-fonte estiver disponível (mesmo que eu nem olhe no código, só dê um autogen.sh make make install) e por vontade do usuário, mas se eu achar algo não funcionando não vou reclamar com o desenvolvedor.

    E quando você disse “intervalos regulares”, não se referiu ao Windows, não é? hauhau O Vista demorou 5 anos para sair enquanto que o seven sairá em menos de três anos…

    O próprio KDE foi lançado com um “ponto-zero” no final mesmo não sendo uma versão final. O Ambiente gráfico enlightenment dr17 (tá, não só o ambiente) está em versão alpha há uns dez anos, mas eu estou usando ele normalmente como se fosse estável, embora não seja considerado estável (0.17) porque não foram implementados todos os recursos que os desenvolvedores querem implementar (além de que a API da coisa muda toda hora :-)).

    O fato de ser estável/beta/rc/alpha tem mais a ver com prazos. O pessoal do KDE se comprometeu a mudar o segundo número a cada seis meses. Não sei o que aconteceria se não cumprissem o prazo, mas se não houver uma exigência destes, os desenvolvedores lançam quando querem. Se quiser obter o programa na data em questão mesmo que não tenha terminado, os desenvolvedores disponibilizam meios para que você faça isto. Inclusive no caso do firefox, embora a compilação do mesmo demore pra caramba (no meu PC velho demorou uma madrugada inteira e comeu mais de 3GB de disco!).

    O Google? O google não liga muito se o serviço é beta ou não (há algo estável no google além do chrome?). Os caras fazem um negócio bom e em constante mudança (talvez devesse ser alpha, pois beta é só para correção de bugs e não para implementar novos recursos), tanto que frequentemente quando usamos algum de seus serviços (no meu caso o gmail) aparece uma coisa nova. A nova do google que saiu do google labs é o autocompletar quando você faz as buscas, mais ou menos como feito pelo sistema de buscas do firefox, mas mostrando informações como quantidade de buscas daquele termo, etc.

    Damarinho (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 12:55 pm

    (*_*)
    Referencia 1: Modo de Concordância com os Padrões (Standards Compliance Mode)
    Referencia 2: Modo de Compatibilidade (Quirks Mode)

    Na linguagem HTML, há o recurso “accesskey”, que permie navegar e paginar com Função Defina (accesseky de 0 a 9) e a tecla ALT (ALT-0 a ALT-9).

    Antes, poderia teclar ALT-0 a ALT-9 tanto para um LINK, como para o item de Menu ou Botão (forward, backward).
    Agora, este recurso acessa ABAS.
    Comprometeu invasivamente o recurso “accesskey”.
    Após o lançamento de um Plugin (complemento) com esta função, o Firefox absorveu em sua programação a função desvirtuada do HTML-accesskey.

    2. Esta abordagem poderia retroagir para uma leitura das Referecncias supra citadas.
    O accesskey não funciona mais em Mozilla, Firefox, Epiphany, Seamonkey.
    Que mais o digam os usuários do Opera e W3M.

    3, Podem inonar, otimizar, evoluir, mas com recursos não invasivos.

    o/

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 2:18 pm

    Parabéns por presarem pela estabilidade do software, se o lançamento da release estável fosse adiado também por questões de estabilidade, eu apoiaria. Quem desenvolve software, sabe muito bem os benefícios dos projetos de escopo variável. =]

    zer0c00l (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 2:57 pm

    “Nessa hora podemos ver a diferença entre o software livre e o proprietário. O livre é lançado quando esta pronto. O proprietário é lançado em intervalos regulares para manter a venda, estando bom ou não.”

    É, o KDE 4.0 está ai pra provar esse argumento ufanista.

    alberto (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 3:54 pm

    damarinho, uma accesskey no firefox é com shift+alt. No opera é com shift+esc

    Damarinho (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 4:37 pm

    (*_*) alberto

    Grato pela oportuna informação.
    SHIFHT-ALT (accesskey) funcionou no Firefox e Seamonkey.

    http://br.geocities.com/omlinux/Inacio/TigreH/Firefox.html#ff
    constante de: 17-Tigre – Teclado-Informativo e Guia de Referẽncia
    http://br.geocities.com/omlinux/Inacio/ideo11index.html

    Se o usuário ficar ilhado, encontrará o CAOS da informação:
    CAOS-Contribuição aleatória a organização subversiva

    Grato,
    o/

    Rafael (usuário não registrado) em 16/01/2009 às 6:01 pm

    Estou ansioso. :D

Este post é antigo (2009-01-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.