rev. Beraldo (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 3:19 pm

haeuaehuaehuaehuehaehaeuhaeuhuaehuaeh

(sem comentários.)

Profeta do Caos (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 3:29 pm

Empresinha vagabunda e traidora!!!
MAs acho que ela nao aguentar o tranco com os outros gigantes como HP, Dell e Acer.

Weber Jr . (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 3:40 pm

Participação da Asus é lógico que teve, afinal não é assim para usar o nome de uma empresa.

Mas fica claro que a MS deve ter entrado com muito dinheiro para isso.

Os mais exaltados gostam de afirmar como o Linux é “inútil” e outros “elogios”. Mas infelizmente a MS não pensa como eles, e procura bloquear (e gasta muito dinheiro para isso) todas as frentes onde o Linux se destaca. O OLPC, embora um fiasco, demonstra isso.

No mais, lamentar uma empresa como a ASUS se dispor a um papelão desses. Mas também é bom para vermos com quem se lida.

desconfiado (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 3:46 pm

Mais um dos motivos pelos quais prefiro esperar os netbooks da Freescale/Pegatron ou TI/AlwaysInnovating para adquirir um netbook. Essas empresas com certeza dificilmente “trairão” o Linux, mesmo por razões técnicas (vá portar o Windows XP ou 7 para arquitetura ARM, vá…)

O Leão do Norte (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 3:49 pm

Por isso não é bom confiar em distro de fabricante.

Smaug (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 3:53 pm

Chorar prá que? O capitalismo é assim mesmo.

Desde o ano passado que a ASUS já havia demonstrado sua preferência pelo Windows, exibindo seus netbooks com XP e a propaganda “It’s Better With Windows” (um leitor deste blog chegou a comentar isso aqui). Na época, isso foi visto como saudável concorrência (meu Deus, que ingenuidade!), mas é claro que a MS não ia dar de bandeja esse mercado pro Linux e a MS só entra prá ganhar.

O que eu acho bobagem é ficar chamando a ASUS de traíra, vagabunda etc (ela, antes tão boazinha e tão competente…), porque o jogo é esse mesmo: a empresa vai aonde a grana está, independentemente de sistema operacional, ideologia, simpatia pessoal etc.

Capitalismo é isso aí, “duela a quién duela”, como dizia aquele nosso ex-presidente em vistoso (hé, hé) espanhol.

desconfiado (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:03 pm

Ué, e no capitalismo não temos liberdade de escolher de quem vamos comprar? ;) Eu pessoalmente prefiro comprar de uma empresa que apóie o software livre.

Só para citar, a Freescale está entre as Top10 origens de contribuição para o código fonte do Linux. (OK, Ela é só a fabricante do chip, e a Intel também contribui bastante. Mas a Freescale trabalha primariamente com Linux como SO.)

Weber Jr . (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:15 pm

“Chorar prá que? O capitalismo é assim mesmo.”

@Smaug, concordo que não se deve “chorar”, é perda de tempo, não vai render nada. E como falei antes, serve para ver com quem se lida.

Frases como “O capitalismo é assim mesmo” ou “XYZ é uma empresa, ela visa o lucro, nada de errado nisso” passam um pouco de conformismo.

E por vezes (Não afirmo isso de você no caso) se usa essas frases como justificativa para todo tipo de comportamento.

Tem ainda a clássica “está dentro da lei, tudo bem”. Essa é usada para justificar as brechas legais encontradas para algum comportamento “estranho”.

p.s.: Adorei a categoria “bino” do post, nunca tinha notado. :D

Luciano.M (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:18 pm

Bom, parece que a mobo do novo micro que estou planejando montar não vai ser ASUS. Aliás, será que ela vai ser coerente e deixar de lado o FreeDOS?

santo em 31/05/2009 às 4:29 pm

Não acho que a Asus esteja assim tão errada, afinal para um usuário não técnico que esta acostumando a utilizar o windows no seu pc/notebook é realmente mais facil ter um netbook com o windows. O contrário também é verdade se no seu pc principal for com o linux o melhor parceiro támbém um netbook com o linux.

Pra mim isto é pura e simples questão de propaganda, pois se você é leigo quando você recebe um email com um arquivo você só quer dar um duplo clique e abrir o arquivo, se não abrir você simplesmente diz que “não funciona”, ai vem a propaganda negativa o eepc não abre isto nem aquilo ele é muito fraco.

machado de assis (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:34 pm

Ué, e no capitalismo não temos liberdade de escolher de quem vamos comprar?

Bom, tem gente que ainda acredita nisso; mas eu, pessimista de nascença, acho que todos nós somos manipulados prá comprar de determinados fabricantes, marcas, tipos etc (e não falo só de items de informática, não).

Outra coisa: com tanta fusão acontecendo no mundo, em todas as áreas, daqui a alguns anos só haverá uma empresa para da produto (tá bom, haverá duas, mas ambas do mesmo grupo, prá simular cocorrência). Quem viver verá!! No fim, vai dar Marx, por incrível que hoje pareça!!!

Smaug (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:39 pm

@ Weber Jr.,

Como dizia meu professor, ironia é uma arma de dois gumes. Pode ser entendida como tal ou não.

Meu post era baseado na ironia, eu acho essas coisas do capitalismo (falsa competição, levar vantagem em tudo, eleger grana como bem supremo, nem querer saber o que significa “ética” etc) revoltantes. Mas a maioria das pessoas veem como normal, fazer o que?

desconfiado (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:43 pm

“Bom, tem gente que ainda acredita nisso”

Bom, pelo menos por enquanto ainda podemos escolher, então façamos isso ;)

machado de assis (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:49 pm

Errei:

só haverá uma empresa para da produto

Leia-se: só haverá uma empresa para CADA produto
————————————————
cocorrência

Leia-se: concorrência

Perdão, leitores…

Wilfredo (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:49 pm

Vi o sítio http://www.itsbetterwithwindows.com . Propaganda simples, bem-feita e impactante. E o melhor: o vídeo “foi compatível” com meu Ubuntu 8.04.

Nadal (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:51 pm

Não entendo o problema.

O custo para os usuários do windows (est. 95%) instalarem esse SO caso ele não venha preinstalado é absurdamente superior ao custo para os usuários do linux (est. > 5%) instalarem esse SO caso ele não venha preinstalado.

Vir com os EEE PCs uma versão devidamente licenciada do windows parece-me uma solução melhor do que vendê-los com um linux capenga (e.g. Xandros) para que nos pontos-de-venda ele seja substituído por um XP pirata.

Eduardo Barreto Alexandre (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:54 pm

http://www.itsbetterwithoutwindows.com/ =)

Ricardo (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 4:55 pm

Que ridículo esse pessoal que veste camisa de empresa/SO/marca/etc.
Presta atenção no que você tá falando:

“Vamos aguardar para ver. Pessoalmente, prefiro escolher minhas compras de hardware baseado nas especificações que melhor atendam minhas necessidades, mas a Asus já não era a melhor candidata a fornecer o sucessor do meu Eee PC mesmo antes desta iniciativa antipática.”

o Asus EeePC 1000HE por exemplo, é a melhor opção atualmente se for olhar bateria, teclado, especificações e preço. Você deixaria de comprá-lo porque a empresa está defendendo seus interesses econômicos e não apoiando a Microsoft? Haja imaturidade. Se você gosta de Linux, parabéns, use Linux, mas não seja um bitolado patético.

O que estraga tanto no Linux quanto no Mac é justamente o fanboysmo.

self_liar (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 5:01 pm

Oh meu Deus, é a primeira vez que a microsoft declara publicamente ataque a concorrência!

Antes era só nos papeis comes vs microsoft!

“or major compatibility issues”

Claro ,ela mesmo cria problemas de compatibilidade e a culpa é do concorrente em não seguir padrões.

Sempre o concorrente cria protocolos proprietários , padrões de documentos proprietários ou navegadores sem padrões.

Nossa como o concorrente é mau!

Augusto Campos em 31/05/2009 às 5:03 pm

Ricardo, o que eu disse é justamente o contrário do que você me acusa. Eu disse justamente que prefiro comprar hardware baseado nas suas especificações.

Já tenho um Eee, penso em fazer um upgrade, pesquisei minhas opções (com base nas especificações e nas minhas demandas), e nenhum modelo da linha Eee ficou nem mesmo entre os top 3. O fato de a empresa ter sido antipática não muda isso.

Meus critérios certamente não são os mesmos que os seus, mas são baseados em especificações técnicas tanto quanto os seus.

self_liar (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 5:04 pm

Isso é capitalismo selvagem usar frases anti éticas e falsas e não deixar o mercado equilibrado pois a dona microsoft cobra valores abusivos pelos software e não se contenta em ter um POUCO mais de 85% do mercado.

self_liar (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 5:11 pm

Interessante.Enquanto isso o nosso “ex-empregado” Bill Gates bate um papo com cada representante de algum país e depois esse representanto anuncia alguma mega instalação de windows nas escolas.

O que $erá que aconteceu???

jotaB (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 5:12 pm

Pelo menos na Inglaterra, a página It’s Better With Windows parece que é falsa (ou então, é teoria da conspiração, mesmo):

http://linuxinexile.blogspot.com/2009/05/better-with-windows.html

Ricardo (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 5:15 pm

Algusto, apesar de ter citado o seu texto, a mensagem foi mais focada aos comentários falando sobre “traição”, “confiança” e baboseiras do gênero que eu li nos comentários.
Acho engraçado como as pessoas esquecem de aproveitar as vantagens de cada lado em detrimento da “religião” que é um determinado SO, marca, etc.

A campanha é somente uma propaganda, o que esse pessoal quer é dinheiro. Nesse tipo de negócio não cabe a nós culpá-los.

Tércio Martins (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 5:40 pm

Para quem desrespeitou os direitos dos animais com o slogan “É melhor com a borboleta“, isso é refresco! XP

sem@email.org (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 7:07 pm

Que trairas,hein?
Usaram Linux para testar o conceito e agora o descartam como se fosse uma laranja chupada.

Lamentavel, desonra da tradiçao Koreana de fidelidade.

Ronald (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 7:56 pm

A hora que o Kim Jong-il joga uma bomba em cima da sede da ASUS eu nem vou achar ruim…

Ronald

Andrew (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 8:17 pm

O Windows é melhor para usuarios, porem para profissionais o Linux é melhor, e essa é a verdade. O site traz inumeros mentiras, e absurdos. Eu nunca recebi qualquer suporte da Microsoft, porem a comunidade do Ubuntu sempre esteve presente, e em português, diferente do site brasileiro da Microsoft que é porco. Ou seja o confiabilidade é mentira.

O Windows mal sabe que eu tenho um Linux instalado, e no Linux eu posso ate hackear o usuário administrador do Windows. Ou seja, Windows não tem o minimo de suporte em compatibilidade, somente roda produtos para ele, nada mais, garante segurança somente em ambientes com ele mesmo, não é nem ao menos capacitado para garantir segurança contra outros sistemas. Ou seja, compatibilidade é outra mentira.

Ter um EeePC que deve ter apenas um Sistema Operacional, ter algo desatualizado com o Windows XP, ou algo pesado como o Vista, que absurdo. Só mesmo pra quem não sabe usar Linux, pois a escolha é obvia.

Manoel Pinho em 31/05/2009 às 8:29 pm

O Windows é melhor para usuarios ?! Que tipo de usuários ?

Os usuários comuns que conheço toda hora me pedem suporte para instalar/reinstalar, configurar, retirar malwares, etc. Um sistema em que um usuário leigo consegue detonar o sistema em pouco tempo por fazer tudo como administrador e não instalar softwares adicionais de terceiros para ter o mínimo de segurança não pode ser considerado um produto feito para leigos. Está longe de ser como um eletrodoméstico e por isso vemos tantos deles apelando para “técnicos” consertarem problemas gerados pelo simples uso por leigos.

Na hora que tivermos um wine ainda mais compatível e integrado às distribuições, como neste projeto noticiado recentemente

http://www.osnews.com/story/21573/Linux_Unified_Kernel_Aims_to_Combine_Linux_NT_Kernel

http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_Unified_Kernel

a única vantagem do windows, que é a de rodar programas feitos para ele mesmo (o óbvio), deixará de existir.

Lindrix (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 9:00 pm

Mas infelizmente é verdade. Os leigos e certos metidos a conhecedores de informática preferem o windows, mesmo que quebre, trave e o que mais der, além de hardware de baixa qualidade.
Outra consideração é que um sistema operacional mal cuidado vai dá problema mais cedo ou mais tarde mesmo, não importa qual seja (ex.: um cliente soube que o seu monitor precisava ir por conserto, pois o seu filho, quando jogava, dava “pé-no-ouvido” nele, várias vezes). O Linux oferece certas coisas que dificultam essa quebradeira do usuário (de software, é claro. ;-)). Creio que isso é que os leigos não gostam, só pode ser.

Sobre o resto, estou admirado da asus estar mudando a sua politica, pois só via notebooks e outras coisas apenas com os cds de drivers e utilitários para windows, permitindo o usuário escolher o SO de sua preferencia. Parece que as coisas estão mudando…..
Bom, vários componentes seus são problemáticos mesmo…. Tinha uma placa mãe deles que travava o computador vez por outra, se eu utilizasse o mouse e o teclado ao mesmo tempo (por causa das mini-dims). E um notebook meu, que tem placa mãe dessa marca, apresenta uns travamentos esquisitos, congelando o computador durante alguns segundos (10, 20 ou 30 segundos).
Creio que eles deviam tomar cuidado, pois a crise ainda está no ar, e perder preferencia de clientes agora não é um boa ideia, principalmente com produtos não 99,99% perfeitos, e vários sem suporte, como a placa do note……

Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 11:04 pm

De fato… o xp é muito mais famíliar pra maioria das pessoas do que o xandros.
De fato, a compatibilidade de hardware e alguns softwares com o windows é maior que com o windows.
Apesar de ser um usuário louco pelo linux, tenho que admitir este tipo de coisa.

fernando (usuário não registrado) em 31/05/2009 às 11:21 pm

André, concordo com você. O site é falso por que as fontes usadas na página não são as mesmas que a Microsoft usa em suas campanhas de marketing e também não são as fontes usadas pela Asus. A página é uma fraude também por não haver links de contato, apenas um video com poucas informações.

O Leão do Norte (usuário não registrado) em 1/06/2009 às 12:08 am

As pessoas tem direito de terem seus motivos para consumir ou não consumir, acreditarem no que quiserem acreditar, tem livre arbitrio já basta o mundo todo dizendo o que fazer e o que não fazer.

O que estraga o mundo é o dinheiro comprando tudo, pessoas achando que devemos viver como p**** e não acreditarmos no que quisermos acreditar.

Para mim boa parte do que temos hoje os sistemas, os programas, esse grau de liberdade não foi só comprado com dinheiro, mas com luta, amor e paixão. Perseguindo sonhos. Por isso estamos sempre a evoluir rapidamente.

wille (usuário não registrado) em 1/06/2009 às 7:22 am

agora que a asus ficou bem pra trás no ranking dos netbooks… microsoft, sempre há um passo atrás de tudo.