Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: Primeiras impressões do Fedora 12

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Publicado no DistroWatch Weekly desta semana, Jesse Smith fez uma interessante mini análise do Fedora 12, que foi traduzida por Roberto Bech:

“Há sete anos eu venho usando o Fedora (e antes dele, o Red Hat Linux) de forma intermitente, e posso dizer que o Fedora é uma distribuição que consegue sempre se manter no limite tecnológico do software de código aberto. Isso significa que volta e meia eu me pego de queixo caído com novas tecnologias, e que estou sempre fazendo novas instalações. De modo geral, minhas experiências têm sido positivas, especialmente com o lançamento da versão 11 do projeto, e passei os últimos meses ansioso pela chegada do Fedora 12, e decidi tentar a sorte com o live CD do KDE. Por Jesse Smith” Leia o artigo completo: http://www.guiadohardware.net/artigos/fedora12/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 3:22 pm

    Legal o relato. Que bom que o Fedora é uma distribuição de vanguarda. Também recomendo o Arch para quem quer manter o sistema sempre com os pacotes mais atualizados.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 7:54 pm

    Gostei do plugin onde não é necessário baixar o pacote todo em uma atualização e sim somente as modificações, isto me lembra muito os delta-packages.

    Smaug (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 10:35 pm

    Pelo visto quase ninguém usa Fedora no Brasil, ou quem usa não frequenta o BR-Linux: todo dia tem notícia nova e os comentários são pouquíssimos.

    ssss (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 9:21 am

    O Fedora Linux é uma distribuição bem interessante e feita por uma empresa que realmente entende de linux (Red Hat) e sempre inova. O problema é que ela é feita justamente para ser experimental de novas tecnologias que serão incorporadas nos produtos comerciais da empresa.

    E tudo o que ela implementa acaba sendo adotado pelas distribuições derivadas (e mesmo as que não são derivadas) nas versões seguintes, com maior estabilidade pela diferença de tempo para amadurecimento da tecnologia. Mesmo quem gosta do fedora acaba muitas vezes optando por outras distribuições como o Mandriva, Opensuse e outras justamente por isso e outros fatores, como implementações melhores do KDE, utilitários gráficos de configuração (mcc, yast) e etc.

    Felipe Moreira (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 1:16 pm

    Sinceramente o Fedora é uma ótima distro. Troquei o ubuntu 9.10 por ela justamente pelas inovações trazidas por ela e que só vão chegar nas próximas versões da maioria das outras distros.

    Coisas q se encontra no Fedora 12:
    Driver ati aberto, não tenho mais dor de cabeça para usar o compiz com o fglrx:
    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=fedora_r600_3d&num=1

    KSM: Ótimo para virtualização.
    http://fedoraproject.org/wiki/Features/KSM

    Os delta RPM que economizam em torno de 70-80% das minhas atualizações.

    O ubuntu é perfeito se o usuário quiser um sistema funcional, eles fornecem ati o codec da fluendo via apt-get. Quem tem placa ATI que o diga.
    Mas estou mais satisfeito com o Fedora.

Este post é antigo (2009-11-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.