Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo: O Linux e a sua longa jornada até os desktops

Enviado por Ednei Pacheco (ednei·pachecoΘgmail·com):

“Não é de hoje que escuto as previsões de supremacia do software livre em desktops, como também as mais absurdas teorias da conspiração. No entanto, parece que pouca coisa mudou em termos de adoção, visto que a base de usuários ainda se concentra na casa dos 1%. Será isso mesmo? Então, convido aos leitores a acompanharem o Tux e a sua longa jornada para os desktops…

Leia: http://www.guiadohardware.net/artigos/linux-jornada-desktops/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 16/12/2009 às 12:44 pm

    Muito legal o histórico!!! Não tinha visto ainda a tela do Chrome … amazing

    Magno (usuário não registrado) em 16/12/2009 às 1:24 pm

    Faltou falar do Mac OS X, da convergência digital que está sendo promovida com as novas gerações de telefones móveis e, por consequência, faltou citar o iPhone e o Android, que são os destaques dessa fatia do mercado e que vão influenciar nessa equação montada nesse artigo.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 16/12/2009 às 7:29 pm

    O linux no Desktop, já é realidade, antigamente muitos de meus colegas simplesmente procuravam o que era esse tal pinguim e hoje tem que conviver com ele no Desktop de suas Workstations. Isso vai aumentar cada vez mais, não só em desktops, mas também celulares, smartphones, netbooks e etc. Vai ser uma mudança gradual, quando menos todos esperarem estaremos todos usando alguma espécie de SO Livre, pode ser que basicamente não seja o Kernel Linux, mas concerteza será GNU.

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 16/12/2009 às 9:03 pm

    Concordo. Difícil algo entrar quebrando o pau da barraca, na maioria das vezes é algo gradual, exemplo disto é o próprio Firefox.
    Com o Linux tem sido assim, a “invasão” nos Desktops tem sido gradual e de fato, não desconsiderando as outras coisas, as distribuições baseadas no LiveCD foram essenciais para isto e posteriormente o Ubuntu, por mais que existam pessoas que não gostem da distribuição ele foi essencial para tornar o Linux mais conhecido e usado como Desktop. Não que as outras distribuições “amigáveis” tb não tenham dado sua contribuição, mas o Ubuntu que possui boa parte da grande “massa” instalada de Desktops Linux.

    Realmente, o Ubuntu foi a distro que mais contribuiu pro crescimento do Linux no desktop.

    Particularmente eu gostaria que as distribuições de Linux juntassem esforços no desktop corporativo, trabalhando juntamente com as empresas pra portarem os softwares necessários pra migrar as máquinas Windows.

    Não só os softwares internos, mas aos produtores de softwares proprietário que vendem pra essas empresas.

Este post é antigo (2009-12-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.