Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Arqueologia digital: instalando hoje as distribuições de 10 anos atrás

O Elvis Pfützenreuter, meu conterrâneo de Joinville que foi um dos primeiros leitores a contribuir conteúdo original em português para publicação aqui no BR-Linux, ainda no século passado, resolveu comemorar o aniversário do envolvimento dele com Linux instalando algumas distribuições antigas em emulador de PC. O resultado ele narra, com algumas screenshots, em seu post.

(…) Para comemorar, decidi fazer hoje um negócio que estava para fazer há tempos: tentar instalar um Linux bem velho. Na ausência de um PC disponível para isto, usei uma máquina virtual mesmo. Instalar Slackware 3.4 seria um pouco aborrecido demais, então decidi testar os Conectiva 3.0 e 4.2, de 1999. 10 anos de idade já é velho o suficiente.
(via epx.com.br)

Saiba mais (epx.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Limão (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 3:44 pm

    O desafio nem é instalar um Slackware velho, é sim falar o sobrenome do cara. Pfutzenreuter faz até alemão torcer a língua hehe

    John Doe (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 3:50 pm

    O instalador do Slackware 3.4 é o mesmo até hoje. :D

    Pascal (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 4:15 pm

    Eu tenho um cd do conectiva 4.2 guardado como lembrança =)

    Marcelo (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 4:37 pm

    Cara!

    Aquela tela de login com o Tux do Conectiva é clássica! Que saudade!

    Passei muitas noites configurando o X para rodar em uma placa Trident tgui9440 com 4MB em um monitor 800×600. Já sabia de cor a sequência de respostas do xconfigurator…

    E rodava num pentium 120MHz num HD de 2Gb, e sobrava espaço…

    Eu considerava o Window Maker o mais bonito na época, muito melhor que aquele outro WM com cara de Windows 95 …

    Internet com modem 28.800 …

    @John Doe, pior que é (são pouquissimas as diferenças). E nunca vi uma distro tão fácil de instalar. Para que criar um monte de parafernálias para uma tarefa tão pouco comum quanto instalar o sistema todo? Que seja o básico do básico. Uso há uns quatro anos e nunca tenho que ficar aprendendo as “novas manhas” da instalação :-)

    Agora… dez anos atrás era 1999. Nem é tão passado assim. Foi nesse ano que comecei a fazer um curso básico de informática Windows… Bons tempos aqueles quando o Windows 98 era o top da época (nunca tinha ouvido falar de Linux).

    Pqp. Ficar velho é complicado, né? :-)

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 6:56 pm

    EU NEM COMPUTADOR TINHA !!!

    André Machado (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 8:42 pm

    Eu já instalei o Slackware 1 – sim, o 1 – em um 386. Nenhuma razão especial, só porque ele é a edição com menos disquetes – e o velho 3 não aceita CD-ROM. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas o instalador continua o mesmo.

    Dorival (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 12:02 am

    Que briga bonita, acho que foi o Conectiva Marumbi ou Parolin não tenho certeza, algo assim, que trabalheira pra rodar meu primeiro gravador de DVD da HP — > uma fortuna !!! Xcdroast compilado, SCSI emulation !!! putz, que saudade !!! e a placa tgui9440, que briga pra rodar, que t… quando rodou, que legal e complicado explicar que aquilo alí era de graça pros amigos !!! Nossa que eternidade pra carregar o StarOffice num PC com 64Mb de RAM !!! Coloquei na minha empresa os terminais com boot remoto + NIS + Conectiva !!! mars-nwe,acho que era isso pra trocar servidores netware de alguns clientes, e dale SAMBA em outros !!! isso era em 1998 …..

    lorenz (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 4:01 am

    Lembro quando instalei o parolin pela primeira vez em 97. Foi num Pentium 88Mhz, 16mb de RAM e 500mb de HD. Foram varios meses sem internet no Linux, ate’ conseguir fazer o modem 14.4 funcionar… quando funcionou parecia um sonho. Depois lembro da epoca da febre de linux em revista, la pra 1999~2000. Era testar 1 distribuicao por semana… instalava, mexia ate’ quebrar, instalava denovo… ai comprava uma revista nova e trocava ahaha

    Ficava a madrugada toda fucando no sistema e depois dormia na aula de geografia de manha. Bons tempos que nao voltam mais.

    Gustavo (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 4:09 am

    Saudosos tempos. Me faz lembrar como comecei a usar Linux. Em 1996 eu tava na 6a serie, tinha la meu 486 dx2 e uns amigos que curtiam computador, mesmo sem saber mexer direito… Num belo dia um desses amigos me chega com um cd do redhat 2.0 e ja vai se gabando: “vc tem que usar isso daqui, sistema operacional de hacker de verdade… o jao vai instalar pra mim nesse fim de semana”. Nao pude perder a chance de tentar ser um “hacker de verdade”, e logo na outra semana tinha instalado e nao tardou para eu comecar a torrar a cabeca com linha de comando, hardware nao reconhecido, fazer download de codigo fonte durante a aula de informatica na escola e levar pra cada em disquete pra tentar compilar, soh pra descobrir que faltou a biblioteca XYZ… Nos primeiros dias foi uma relacao de amor e odio, mas que trouxe muitas alegrias. Boas lembrancas.

    dk (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 9:25 am

    Eu nem tinha pc =(
    Nostalgia meche com qualquer um mesmo, bem massa.

    Juliano R. (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 10:05 am

    Este cara me fez lembrar do colegial (1998). Nesta época eu apostei com um amigo que iria instalar cinco distribuições linux no mesmo pc (que aposta mais idiota:-) e depois de um noite e um dia de sofrimento consegui fazer tudo funcionar (o lilo era grande!).
    O motivo da aposta era que ele disse que iria tirar o windows do seu computador se fosse possivel esta façanha.

    Ele hoje é certificado LPI :-)

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 9:58 pm

    “Eu tenho um cd do conectiva 4.2 guardado como lembrança =)”

    Eu também tenho e os guardo como relíquia, sem contar ainda que me arrependi profundamente de ter se desfeito da versão 3.0! &;-D

Este post é antigo (2009-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.