Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Android completa um ano envolto em dúvidas e expectativas”

Trecho da notícia do IDG Now:

Depois de um ano no mercado, analistas relutam em classificar o Android como um sucesso, mas eles dizem que a plataforma pode sofrer uma reviravolta, já que muitos aparelhos com o sistema operacional móvel do Google estão para chegar ao mercado.

O Google e a operadora T-Mobile revelaram o primeiro Android phone, o G1, em um evento no dia 23 de setembro do ano passado. Um milhão de unidades foram vendidas nos primeiros seis meses. Em agosto deste ano, a T-Mobile lançou o MyTouch, seu segundo celular com Android e, atualmente, já há mais de 10 mil aplicativos na Android Market, a loja virtual do Google.

No Brasil, HTC e Samsung anunciaram neste mês a chegada de seus Android phones.

O fato é que o Android ainda não atingiu todas as expectativas do Google, e alguns analistas disseram que o sistema ainda não representa uma ameaça real aos concorrentes.

(via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Otávio Sampaio (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 5:32 pm

    A maturidade da plataforma realmente deixa a desejar. Mais o potencial dela não! Eu tenho escrito muito no blog do meu site sobre isso.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 5:46 pm

    Tai um negócio interessante, estou louco para que chegue os smartphones com androide no Brasil, porque, não vou mentir, gostaria que os aparelhos custassem em média R$ 700, mas vejo que a nossa realidade é diferente é só olhar os preços dos aparelhos nos U.E.A e comparar com aqui (bendito governo!!).

    acho que sou vou esperimentar um celular com androide em 2011 ou 2012.

    bem faz parte “c’est la vie ..!”

    ale (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 7:25 pm

    No Brasil o problema é o fato de muitas pessoas não compreenderem a diferença entre “celular” e smartphone.
    O Android é voltado a smartphones com o minimo de funcionalidades .
    Com R$700 vc não encontra nenhum smartphone decente.

    O sistema Android certamente irá demorar um pouco para ameaçar a concorrência e os primeiros lançamentos ocorrem em época caracterizada pelo possível fim da turbulência econômica, responsável pela acentuada queda na demanda por smartphones. Se o seu custo-benefício realmente ficar comprovado, aí a situação poderá se reverter.

    Se o Android fosse um fracasso não haveria interesse das empresas em colocar tantos (18 a 20) aparelhos no mercado até o fim do ano, para mim é um sinal claro de sucesso. Com a adoção dele por mais fabricantes, ter-se-á uma penetração bem maior.

    Diferente da Apple, que vende hardware (com o software agregado), a Google é só serviços e software, depende dos fabricantes de smartphones, mas parece que eles resolveram se mexer, até o Brasil vai ter, em pouco tempo, alguns lançamentos!

    Mas espera só os fabricantes chineses colocarem uns MP15, MP16, …, com ele para ver como vai ser :)

    No momento resolvi aguardar um Nokia/Maemo, mas torço para que outro fabricante me deixe em dúvida, Palm/WebOS, …/LiMo, …/Moblin, …/Android, … alguém?

    @ EmanuelSan

    Viu que já existem rumores no mercado de que a Microsoft estaria adquirindo a Palm para garantir a permanência do Windows Mobile no mercado? (segundo a Zdnet de ontem).

    Em tempo:

    http://blogs.zdnet.com/BTL/?p=25021

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 8:43 pm

    Acho difícil a MS adquirir a Palm. Eles já deixaram claro que não interessam por hardware e o mercado da Palm é minúsculo. Se fosse pra entrarem, teriam que adquirir uma empresa com maior poder de penetração.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 8:49 pm

    Mais um #linuxfail

    Smaug (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 9:55 pm

    Um milhão de unidades foram vendidas nos primeiros seis meses.

    Fracasso à vista!!!!

    demerval (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 11:40 pm

    Pelo visto o Google na área de software não parece ser lá uma grande ameaça a ninguém.
    Android, Chrome, Picasa (os mais visíveis) sempre andam sem arranhar seus concorrentes.

    Alguém aí sabe se existe alguma ferramenta para “traduzir” aplicativos desenvoldidos de uma plataforma para outra, como algo que permita executar aplicações no Web OS no Android, e vice-versa? Tenho visto vários destes sistemas para smart phones e me pergunto se não seria interessante se eles se comunicassem entre vi. Quem sabe até colocar o iphone no meio desta “bagunça” :-)

    Instalei o SDK do WebOS aqui para ver como a coisa funciona. Me parece algo interessante. Infelizmente não conseguiu instalar o SDK do Android, mas vou tentar novamente em breve.

    Quem sabe ano que vem (sempre ano que vem) eu não invente de brincar um pouco com os dois, só para ver o que que dá :-)

    Rafael Rossignol Felipe (usuário não registrado) em 30/09/2009 às 9:55 am

    @tenchi
    Em teoria o Java serve para isso (write once run anywhere). Mas a Sun perde a oportunidade de atacar esse mercado de maneira forte. Tem o J2ME tradicional que é muito fraco e o JavaFX que também não ajuda muito.

    Vinicius (usuário não registrado) em 30/09/2009 às 11:12 am

    Com certeza Android é o SO para Smartphones mais promissor atualmente. Diferente dos desktops todo mundo consegue usar o celular independente do SO instalado. Com o patrocinio da google, se existirem alguns milhares de aplicativos no Android Market, com certeza este vai ser o verdadeiro Iphone Killer.

    Sds,

    wryel (usuário não registrado) em 30/09/2009 às 11:14 am

    @demerval: chrome anda arranhando bem o internet explorer e firefox!, se bem que de todos porenquanto eu fico com firefox :)

    visto alguns fontes, acho mais facil desenvolver pra android do que pra iphone :-(

    Vinicius (usuário não registrado) em 30/09/2009 às 11:21 am

    Atualmente o SO para Smartphones mais promissor. Com o patrocinio da Google e alguns milhares de aplicativos no Android Market não será dificil termos bem rápido o celular que tirará o reinado do Iphone.

Este post é antigo (2009-09-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.