Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Android: a chave para o Linux no desktop?”

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Há anos eu venho falando sobre a convergência entre a telefonia e a computação desktop. Hoje em dia, cada vez mais empresas anunciam pequenos dispositivos (“netbooks”) que rodam o Android — e não estamos falando de telefones. Será o começo de uma nova revolução? Ou não? – por Tony Mobily, 03/07/2009.” [referência: guiadohardware.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 12:53 pm

    A mesma revolução que foi o Asus EEE com Linux…

    Tilt (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 1:01 pm

    Rá!
    Pegadinha do Malandro.

    “Vixe” mas o Android ainda esta em um estagio muito prematuro ainda. Deficiencias simples para smartphones foram corrigidas somente agora com a versão 1.5 . Agora imagine em um Desktop (netbokk, smartbook …). E a aceleração grafica?
    Daqui a algum tempo vamos ver, mas agora seria um fracasso.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 1:19 pm

    A pergunta do título é só especulação. Até porque não há problema mesmo, a não ser marketing.

    Mas para quem quiser ver, tem liveCD(iso) disponível para testar:

    http://code.google.com/p/live-android/

    Adriano (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 1:21 pm

    “Será o começo de uma nova revolução?”

    Não.

    Pessoalmente, não acredito que o Android terá grande presença em netbooks – ou “smartbooks” como estão chamando esta mistura de smartphone com notebook – enquanto não houver um investimento pesado em adequa-lo ao ambiente. O Android foi pensado para uso em smartphones. Ponto. Eu tenho contato constante com ODMs e OEMs em Taiwan (a Canonical tem uma equipe lá) e, ao menos no momento, apesar dos anúncios, não há realmente um grande movimento em direção de usar Android. Se o Google investir nas mudanças, o que não acho provável, claro que o cenário pode mudar.

    Melqui (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 1:53 pm

    Alguem aqui já usou o android ???

    eu to esperando chegar os smartbook para testar :D

    que a interface dele é interessante .. isso éeeeee ! vamos ver o resto :P

    Leão do Sul (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 2:05 pm

    Vai ser difícil a interface do Android é totalmente voltado para telas pequenas, os widgets, a ergonomia e processos, são voltados para devices pequenos, coloca-lo no netbooks é interessante eu vejo mercado para isso, mas para Desktops acho meio difícil.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 4:32 pm

    E mais uma vez a tão sonhada popularizacao do Linux no Desktop desta vez agora é o Android. Sendo sincero, eu acho que isto nunca vai acontecer, em servidores vai crescer muito. Mas no Desktop o Linux nunca vai dominar nem ter uma presença significante.
    Podem moderar, mas falei a verdade.

    john (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 5:53 pm

    É verdade, concordo com o profeta. As pessoas estão extremamente abituadas a ferramentas microsoft, elas não sabem o que é um “Editor de Texto” elas conhecem o “Word”, elas não conhecem uma planilha eletrônica, elas conhecem o “excel”. Mas acredito no linux nos Smartphones, pois as pessoas não veem estes dipositivos como “computadores”, logo elas estão mais sujeitas a aceitar a adaptação a interface.

    Fellype (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 5:57 pm

    Nunca se sabe…
    Mas minha opinião sobre crescimento do Linux no desktop não mudou: só mudando a educação das crianças de hoje, com o uso de Linux nas escolas públicas/privadas e em cursos de informática, para termos um cresimento significativo, com os resultados aparecendo daqui uns 10 ou 15 anos.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 7:45 pm

    @Fellype

    Parece ter matado a charada de porque a MS se empenhou tanto em ter Windows no OLPC quando ela não lucraria, até tendo prejuízos.

    Me corrijam se estiver errado mas o Android não é baseado em Linux ? E como ele disse, o Linux não é um sistema para servidores !? Hum… estranho pois o OSX é baseado no FreeBSD, que por sua vez também é. Acho que essa história de que o sistema no qual foi baseado interfere na sua função acho que está furada.
    Outra coisa, assim como diversas distribuições voltadas para Desktop, como Ubuntu e o Fedora, já é possível a instalação de aplicativos clicando duas vezes em cima dos pacotes, DEB e RPM respectivamente.
    Eu acho o Android fantástico… mas uma alternativa pra Desktops ?! Longe… muito longe…

    “pois as pessoas não veem estes dipositivos como “computadores”, logo elas estão mais sujeitas a aceitar a adaptação a interface.”

    Por enquanto, mas está caminhando pra isso.
    Por enquanto, o próprio Google não recomenda o uso do Android em netbooks. E até agora acho que só tem 1 celular no mercado com esse sistema. Quem sabe com o lançamento dos modelos previstos pra esse ano o Google tenha uma penetração grande nos celulares e consiga alavancar mais gente pro Linux.

    Mas pro Linux conseguir entrar no Desktop e termos finalmente o “ano do Linux” na minha opinião precisaria mudar um pouco o foco e tentar atrair os grandes players de software para desktop pra portarem suas aplicações pra plataforma. A Adobe portou somente o Reader. O Google está com dificuldades de portar o Chrome. Autodesk, Corel, Borland/Embarcadero, fabricantes de jogos…
    Temos ótimas APIs no Linux, teríamos que continuar melhorá-las e também conseguir que elas tenham um bom desempenho no Windows, possibilitando que desenvolvam nelas e rodem nas duas plataformas sem ter de possuir dois produtos. Se bem que o Mac tem bibliotecas próprias e mesmo assim conseguiu beirar os 10% do mercado…

    kristiang (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 10:21 pm

    Acredito que o Ubuntu desempenha melhor a funcao no desktop/netbook/notebooks, mas concordo com o autor do artigo onde ele diz que o Ubuntu serviu mais para unificar os usuarios Linux do que conquistar usuarios do Windows, mesmo que alguns estejam adotando o Ubuntu. Qualquer que seja o SO que vier para tomar o dominio do Windows, se e que isso um dia ira acontecer, isso so ira ocorrer no dia que toda a cadeia de desenvolvedores do Windows se voltar para este novo SO – por isso acredito na necessidade do ReactOS, por mais que muitos achem o desenvolvimento do sistema uma perda de tempo…

    Paulo Romano (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 10:38 pm

    Outro dia passeando pela internet, num site que não lembro qual, um cara disse: “Sabe por que o Windows é mais usado que o Linux? Porque é melhor. Simples, rápido e rasteiro.

    john (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 11:24 pm

    Concordo com o Fellype, acredito que o desktop Linux só poderá se tornar realidade numa próxima geração, aquela em que as crianças vão crescer utilizando linux nas escolas e tendo desde cedo contato com a internet e conceitos de informática. Mas se os fabricantes continuarem criando distribuições mal feitas e mal adaptadas ao hardware (Librix, Satux…) o linux pode acabar ficando restrido aos servidores mesmo…

    Vc compartilha dessa mesma opinião @Paulo Romano?

    Quer dizer que o usuário estando acostumado a interface, oferecer resistência a mudanças, além do fator “Maria vai com as outras” e o “fato” do Windows ser praticamente gratuito pra muita gente, nada disso conta?

    revolucionario (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 11:51 pm

    Bom, vamos lá. O que é o Android?
    - Kernel Linux
    - Bibliotecas OpenBSD/NetBSD
    - Sistema gráfico Skia
    - Máquina virtual Dalvik
    - Navegador WebKit

    Tudo isso bem integrado e funcionando bem para o usuário final.

    O que são as distribuições Linux voltadas ao usuário final (ex. Ubuntu, Mandriva, etc. etc.)?
    - Kernel Linux
    - Bibliotecas GNU
    - hal, dbus, etc. etc.
    - Servidor gráfico X11
    - Toolkits GTK, Qt, etc. etc.
    - Ambiente desktop GNOME, KDE, XFCE, etc. etc.
    - Máquina virtual Java, Python, etc. etc.
    - Navegador Firefox

    Tudo isso geralmente bem integrado e funcionando relativamente bem para o usuário final.

    Onde está o problema na última abordagem? Simples: camadas demais, código demais para gerenciar, programas bloated e bugados sendo usados no lugar de programas leves e simples porque é mais fácil de deixar “no jeito”, etc. etc.

    Qual foi o trunfo do Android? O Android triunfou por não seguir o mesmo caminho que causou o fracasso do OpenMoko. O Android largou para trás toda a herança legada. A Google resolveu simplesmente usar o que havia de melhor no mundo opensource para cada componente do sistema. E o que não estava disponível pronto, eles desenvolveram (ou compraram empresas que desenvolviam, ex. Skia) e liberaram.

    Agora pensem no seguinte por exemplo: Por que usamos X11 até hoje? O X11 fica consumindo diversos preciosos megabytes de memória de nossos computadores, sendo que não o utilizamos para seu propósito inicial – transparência de rede. Quando o X11 foi criado, era possível usar os programas remotamente mesmo sobre uma linha dialup, sem problemas. Por quê? Porque esses programas eram criados tendo o X11 em mente. Os toolkits eram extremamente simples, e eram criados lembrando que poderiam ser usados para transparência de rede. Hoje a situação mudou. O que é priorizado é aparência dos programas, alta interatividade, e alta responsibilidade. Tente rodar um programa moderno em um X11 remoto, mesmo sobre uma banda larga. Tente suportar o sofrimento. Fica bem mais rápido utilizar algo do gênero do VNC.

    O que ocorreu foi uma série de remendos ao X11 e a todas as outras tecnologias mainline, tentando modernizá-las e fazê-las funcionar bem. É claro que o resultado tem sido relativamente satisfatório quanto à experiência do usuário, mas tem deixado muito a desejar em termos de leveza, clareza, organização e integração mais profunda.

    Acho que falta agora alguém que busque uma revolução mais profunda no Linux desktop. Algo que deixe o passado de lado, assim como o Android o foi na área dos celulares.

    Gilmar Machado (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 3:54 am

    Definitivamente, não.

    http://googleblog.blogspot.com/2009/07/introducing-google-chrome-os.html

    Pois é, revolucionário. O X11 há tantos anos emperra o Linux e até hoje não surgiu nenhuma iniciativa pra substituí-lo…O pior é que as únicas alternativas a ele que eu conheço tentam seguir a mesma linha.

    Paulo Romano (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 10:19 am

    Quanto à pergunta do EmanuelSan, acho que o Windows atende bem ao usuário final (hard e software) enquanto que o Linux parece que se
    preocupa mais com o lado técnico. Eu, pessoalmente, não sou fanático de ninguém e muito menos de algo. Hoje pode ser o Windows, amanhã o Linux ou qualquer outro desde que seja fácil de usar. Quero até dizer que comprei um netbook Acer com o Linux e que me satisfaz, desde que fique restrito aos e-mails e o rodar pela internet.

    Leão do Sul (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 2:08 pm

    Se nem o Google que é o criador do Android quer coloca-lo no Desktop pq outras comunidades o querem ? o Android serve bem aos propósitos que ele quer devices pequenos e limitados. No destkop não vai rolar, vão surgir diversas formas de fazer a mesma coisa e vai ficar como está hoje, o melhor modelo é como está hoje Android no device embarcado ali e Distros no Desktop.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 3:08 pm

    Bom, talvez porque o interesse de “outras comunidades” sejam diferentes do interesse do Google. Isso não significa que estão errados ou certos.

Este post é antigo (2009-07-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.