Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Analistas prevêem possibilidade de a Red Hat ser adquirida

O LWN destaca uma notícia da agência Reuters informando que a Red Hat está sendo vista por analistas do mercado de tecnologia dos EUA como uma empresa que está madura para ser adquirida por um peixe maior. Os resultados trimestrais recentemente divulgados deram origem a uma série de especulações neste sentido, relatadas na notícia.” (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 2:17 pm

    [especulação on]
    Hummm….
    Olha o Larry Allison assinando o cheque aí… :P
    [especulação off]

    Eu (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 2:22 pm

    Seu comentário está pendente de análise anti-spam. Se ele possui mais de 2 links, considere reenviá-lo com menos URLs mencionadas.

    Augusto, eu não mandei link, pq o aviso??

    André (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 2:31 pm

    O analista que disse isso trabalha no Citigroup, que curiosamente quase foi a falência a pouco tempo.

    “Eu”, os links são apenas uma das hipóteses (e a mais comum entre elas, no caso dos falsos positivos) para a inclusão no filtro anti-spam para verificação manual pelo operador. Se o teu comentário estiver de acordo com as normas de publicação daqui (tem um resumo delas abaixo do formulário de envio), quando eu for olhar a fila de bloqueios, ele será aceito sem problemas.

    Eunir Augusto (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 2:42 pm

    Que eu saiba a Red Hat já é o peixe grande. Ou tem algum tubarão maior que esse tubarão? rsrsrsrs

    JPayne (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 2:43 pm

    “… não deixe-nos cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém”. Deus me livre a Red Hat ser adquirida. Tá muito bem como está.

    “Que eu saiba a Red Hat já é o peixe grande. Ou tem algum tubarão maior que esse tubarão? rsrsrsrs”

    GRANDE ??? grande é a IBM, a Oracle, a Microsoft, a Apple… A Red Hat tem que crescer muito para poder entrar nesse time.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 3:20 pm

    Sun, Redhat… Parem o mundo, eu quero descer!

    Renato Diogo (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 3:34 pm

    Eu particularmente não vejo isso com bons olhos.

    A SUN está tendo problemas financeiros, já a Red Hat não. Não teria motivos para isso.
    E o pior é perder a filosofia defendida pela Red Hat, o que poucas empresas (peixe grande) manteria.

    Juliano (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 3:35 pm

    IBM comprando Red Hat hein…

    Cardoso (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 3:37 pm

    “Filosofia defendida pela Red Hat” ahuuhahuahua você diz a “nós gostamos de ganhar dinheiro” ou a “Linux no desktop é uma batalha perdida”?

    A Red Hat dá dinheiro por ser uma empresa SÉRIA com um produto SÓLIDO. A única empresa que ganha dinheiro vendendo filosofia é a Livraria.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 3:43 pm

    Também não entendi a filosofia da Red Hat… :p

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 3:59 pm

    Concordo totalmente com o Cardoso. A filosofia da Red Hat é a satisfação do cliente e isso é o mais importante.

    Cleverson (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 4:01 pm

    Conversa pra boi dormir.

    xxx@xxx.com (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 4:14 pm

    A microsoft vai comprar a redirrááááááte…..
    A microsoft vai comprar a redirrááááááte…..
    A microsoft vai comprar a redirrááááááte…..
    A microsoft vai comprar a redirrááááááte…..

    Não digo que a Red Hat tenha filosofia no mesmo sentido do Stallman, mas ela já demonstrou ter ÉTICA EM RELAÇÃO AO SOFTWARE LIVRE, coisa que muitas empresas grandes como Novell, Microsoft e outras não demonstraram.

    A Red Hat entende e respeita o modelo de desenvolvimento do software livre, mesmo vendendo uma distribuição linux comercial e nada barata. Ela mostrou que consegue ganhar dinheiro assim mesmo apoiando o projeto Fedora.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 4:59 pm

    Por que a Novell não tem ética em relaçao ao software livre? Só por que ela fez um _ACORDO_COMERCIAL_ com a Microsoft? Quanto mimimi…

    Eunir Augusto (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 5:11 pm

    “Que eu saiba a Red Hat já é o peixe grande. Ou tem algum tubarão maior que esse tubarão? rsrsrsrs”

    GRANDE ??? grande é a IBM, a Oracle, a Microsoft, a Apple… A Red Hat tem que crescer muito para poder entrar nesse time.

    Marcelo Ulianov, entendi. Obrigado pela explicação. Abraços

    Conan (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 5:23 pm

    Oracle, HP ou IBM… quem dá mais?

    Eu aposto na Oracle.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 5:36 pm

    Não sei se a Oracle compra, ela já tem o “Red Hat Oracle”, mas claro, involve muito mais que a distro.

    @Lucas, as pessoas falam “acordo comercial” como simples negócio. Mas o que a novell fez foi sim uma traição ao Software livre, pois ficou implícito a aceitação do FUD de que o Linux viola patentes.

    E não adianta dizer que o acordo não se trata disso, pois a MS adora tocar nesse ponto quando tocava no assunto do acordo.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 5:40 pm

    “Você traiu o movimento software livre, véio”. Ahh para, empresas são movidas a dinheiro, não a ideologia.

    @Renato Diogo

    se você tivesse usado a palavra “política” ao invés de “filosofia” você não teria sido criticado. Nos alcorões do “business” é proibido utilizar esse termo e tem gente que chega mesmo a se ofender ao ouvi isso. Muito embora, “filosofia da empresa” como empregado aqui tenha um significado próximo à “política da empresa”

    “Empresa bastante madura para ser adquirida por uma maior”? Sei que aquisição não significa que não fará a mesma coisa ou que não serão as mesmas pessoas, mas me deu a impressão de que a função de uma empresa é crescer para ser incorporada por uma maior.

    Ao meu ver não é assim, senão teríamos somente uma ou duas empresas no mercado, e não é preciso argumentar muito para provar que (mono|oligo)pólios não são benéficos para economia alguma.

    Timm, até onde eu entendo, empresas são movidas por pessoas, não por dinheiro :-) E sim, só falei para ser chato, pois entendi o que quis dizer :-)

    Não acho que a idéia de que a Red Hat pode estar madura para uma aquisição corporativa leve a crer que a função das empresas é crescer para ser adquirida por uma maior.

    De qualquer forma, e sob o ponto de vista dos seus proprietários, um dos objetivos essenciais da maioria dos empreendimentos com fins lucrativos é remunerar o capital de seus fundadores e, neste sentido, o crescimento até o ponto da maturidade para aquisição por uma empresa maior pré-existente é um dos 3 planos genéricos de recuperação do capital dos empreendedores sim (os outros dois são a abertura do capital e a simples venda da empresa, sem incorporação a outra). Isto se chama Estratégia de Saída (porque, naturalmente, tende a significar um afastamento dos controladores anteriores), e não tem grande relação com oligopólios ou monopólios, a não ser em mercados em que haja grande desequilíbrio entre o tamanho dos peixes metafóricos envolvidos. Num mercado dinâmico, empresas de vários tamanhos adquirem umas às outras.

    Neste caso específico da Red Hat, entretanto, o que se aborda no momento não é uma estratégia de remuneração planejada originalmente pelos seus fundadores ou proprietários, até mesmo porque a opção deles foi uma já bem-sucedida abertura de capital. Agora trata-se de uma potencial aquisição por iniciativa de alguma empresa maior interessada, mesmo.

    Roberto Silva (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 6:46 pm

    Tomara que a microsoft compre e elimine de uma vez essa historia de linux. A começar comprando essa que dizem ser a maior empresa do ramo.
    Tomara que deletem isso ou injetem algo pra fazer tela azul no RHEL

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 6:59 pm

    @Carcará

    Perfeito o que você disse, ri sozinho aqui, hehe.

    @Lucas
    “Ahh para, empresas são movidas a dinheiro, não a ideologia.”

    Essa parece ser a senha da atualidade para não ter ética, atropelar qualquer um que passe na sua frente.

    Se for para lucrar, vale tudo, é a licença para matar :).

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 7:28 pm

    O Software Livre é uma bolha assim como foi a bolha da internet e recente a bolha imobiliaria, se não gerar dinheiro o negócio vai fechar um dia. E a Red Hat não ganha tubos de dinheiro e mais ou mais tarde isto vai aparecer. O Ubuntu tem o mesmo destino, qualquer hora o milionario sul-africano vai cansar de ejetar dinheiro e o negócio vai morrer. Muita gente vai me xingar e atirar pedras, mas é a pura verdade. Esta bolha vai estourar e acho que não vai demorar. Lógico que os herois irão continuar, programando de cueca em madrugada quando tiverem vontade e ainda teremos o Linux. Enquanto isto, a MS vai usar suas armas comerciais e ganhando mercado. Muita gente já elogio o windows 7. Quem viver verá.

    Hahaha, e continuam não se tocando que “ser movido a dinheiro” também é uma ideologia, não um axioma… santa lavagem cerebral do capitalismo…

    Paulo Brasil (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 9:34 pm

    @Profeta do Caos
    eu concordo com vc. E ponho mais pimenta neste vatapá fazendo uma proposta de aposta (argh, rimou): quem será vendida primeiro?
    a) redhat
    b) novell
    c) canonical
    d) mandriva
    e) microsoft

    Longa vida ao Debian.org (the non-profit organization).
    [ ]s

    dandan (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 9:35 pm

    Nao se iludam… dinheiro não é ilimitado e um dia também acaba… o sistema financeiro e monetário tá indo pro saco… só não ve quem nao quer. Todo imperio tem seu fim… agora mesmo nós estamos assistindo a GM quase que abrindo as pernas… quem sera a proxima??

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 9:39 pm

    @Weber Jr.

    E uma empresa é menos ética por ser uma empresa e buscar o lucro em primeiro lugar, conforme o Augusto explicou de maneira impecável? Responda para si mesmo, os meios justificam os fins? É o praticado pela Novell/Red Hat?

    Welington Braga (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 9:53 pm

    Quem sabe se a Microsoft comprar, nós não tenhamos o prazer de ver o Windows 8 baseado em POSIX, com uma linha de comandos Bash e o Aero rodando sobre o X Windows. Tudo compativel com LSB, FHS, Desktop.org e demais padrões que nenhuma distribuição teve competência de seguir a risca.

    António Pereira (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 9:59 pm

    Todo mundo fala do que existe. Ninguém disse que MS não presta e que Linux livre é que vai vencer. Na verdade o paradigma do mundo actual não tem futuro. Não é questão de bolha. Os recursos mundiais são limitados e a civilização do consumo e do aumento da produção já provou que não é sustentável. Temos ainda questões de ambiente que eventualmente vai fazer colapsar qualquer coisa. Então deixem lá trabalhar a Microsoft, e deixem lá vender Linux. Eu cá paguei as minhas licenças Microsoft. Tenho tudo legal mas adoro e amo o Linux acima de tudo. Já gastei mais em livros e distribuições Linux que em licenças Microsoft. Quando chega a hora de trabalhar no duro é com Microsoft que eu me vejo e o resto é passatempo. Lamento imenso mas é a realidade.

    Livio Ribeiro (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 10:00 pm

    Grandes empresas só investem no software livre porque existe algum interesse por trás, e esse interesse geralmente rende muito dinheiro, do contrário, não haveria interesse.

    Tópico com o maior número de trolls e besteiras que já li.

    Valeu Manoel pinho pela lucidez.

    Abs!

Este post é antigo (2009-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.