Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Análise aprofundada do Ubuntu 9.04 pela Linux Magazine

“A Linux Magazine Online publicou uma análise detalhada e extensa da versão mais recente do Ubuntu, de número 9.04.

“Pontualmente na data de lançamento programada — que acontece em um ciclo de seis meses — foi lançada a nova versão do Ubuntu, a 9.04, codinome Jaunty Jackalope. Devagar — mas sempre —, a distribuição patrocinada pela Canonical avança em usabilidade, desempenho e beleza. Este artigo traz uma análise do novo Ubuntu, apresentando as maiores novidades da versão 9.04.

O novo animal da família Ubuntu — todas as versões recebem um codinome contendo um nome de animal, precedido por um adjetivo de mesma inicial: Warty Warthog, Hoary Hedgehog, Breezy Badger, Dapper Drake, Edgy Eft, Fausty Fawn, Gutsy Gibbon, Hardy Heron, Intrepid Ibex e a atual, Jaunty Jackalope) — conta com uma série de inovações visíveis e muitas invisíveis. A primeira delas é o “polimento” que a interface gráfica recebeu, apesar de ter mantido a mesma linha de sempre. Esse cuidado com a interface segue a estratégia lançada pelo próprio Mark Shuttleworth em 2008, por ocasião da OSCON de elevar o design da interface gráfica ao patamar de uma obra de arte, ultrapassando o visual e a usabilidade do Mac OS X, da Apple. Sem dúvida, trata-se de uma meta ousada, ainda que muito válida e necessária, que começa a gerar os primeiros frutos, como se pode ver a partir da tela de inicialização do sistema (bootsplash) e da tela de login, que, na versão tradicional, leva a um desktop GNOME após o fornecimento do nome do usuário e da senha.”

Confira na Linux Magazine Online.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    João Santana (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 9:31 am

    Eu fico invocado com os brazucas que ficam repetindo o mantra “tirem esse marrom-cocô do Ubuntu…”, principalmente quando isso é relacionado a um desktop onde você pode mudar tudo e mais um pouco, o GNOME!

    É por apostar na familiaridade que o Ubuntu mantém suas cores que, sim, combinam entre si. Ora, o Ubuntu usa as mesmas cores desde que foi lançado, variando apenas o tom; tenho visto, por causa dessa recorrência, o Ubuntu em diversos lugares e shows de TV, mas outras distros… Só quando leio que algum geek ficou voltando a mesma cena diversas vezes de um filme até perceber qual é.

    O Ubuntu investe em usabilidade, e o novo sistema de notificações é prova disso. Todo mundo dizia que era muito difícil o novo OSD sair no Jaunty e ele está aí — eu mesmo, só passei a usar o beta depois que o OSD foi incorporado a ele.

    Beleza, a distro já tem, por causa do GNOME. Não, eu não sou fã do KDE mas também não lhe tiro o mérito de ser um desktop bonito — mas ele é tão bonito que distrai! Quando não enjoa! Já o GNOME, feito para ser altamente configurável em sua aparência, passa fácil, fácil por um Mac OS — enganei um amigo que possui um Mac, que ficou perguntando que Hackintosh eu usava no meu laptop CCE!

    Os brasileiros acham que o Linux deve desbancar de vez o Windows, num sonho infantil da vitória do bem contra o mal, como se através do Linux o socialismo vencerá o capitalismo microsoftiano. Mas não é contratando uma equipe de designers para remodelar toda a interface que se conseguirá isso, mas com a ação consciente e responsável da comunidade que o usa, melhora e redistribui.

    A revolução ubunteira começou, pessoas, silenciosa, mas firme.

    Gustavo Tondello (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 9:35 am

    Eu estava com certo receio da nova versão do Ubuntu no meu notebook, por causa do tanto que falam dos problemas com placa de vídeo. Porém no meu caso, foi ao contrário: o Ubuntu 9.04 reconheceu e instalou automaticamente minha ATI Express 1150 com driver open source e aceleração 3D funcionando perfeitamente! (pelo menos para os efeitos visuais) Na versão 8.10 era uma dificuldade com o driver proprietário da ATI, mas agora está funcionando muito melhor. Além disso, conseguindo alternar entre o monitor do notebook e monitor externo e ajustar a resolução rapidamente e sem problemas pelo próprio GNOME, algo que no 8.10 era um problema: eu só conseguia ajustar pelo programa da ATI, senão o X travava…

    Agora já estou usando o Ubuntu 9.04 e esta versão está realmente muito boa! Meu notebook não é muito novo, mas ficou muito mais rápido com esta versão do que com a 8.10 ou com o Fedora 10 – mesmo com efeitos visuais ativados. O boot realmente está muito rápido e o consumo de memória muito baixo – o sistema limpo inicia com cerca de 300MB de memória ocupados.

    O Ubuntu realmente está no caminho certo!

    Smaug (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 9:50 am

    Antes eu testava muita distro, Mandriva, Suse, Kalango, Pardus, Mepis, PCLinuxOS, Fedora, Foresight, Mint etc, mas parei com isso e tenho ficado só com o Ubuntu (e o sidux, meio geek e com o melhor KDE que existe).

    O Ubuntu é mesmo a melhor distro prá quem quer simplesmente usar o computador, já acabei de crer. Essa versão tá um arraso, com boot de menos de um minuto (até que enfim!) e total reconhecimento de hardware. Também fiquei com medo depois de ler sobre problemas com placas Intel (tem até um patches por aí), mas não tive problema nenhum com meu laptop CCE.

    lauro (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 10:09 am

    Tenho um toshiba, e a placa de video é intel, fica impossivel usar as duas saidas de video, para ter a area de trabalho extendida, extremamente lerdo.

    Porém, quando uso apenas o monitor do note fica perfeito.

    O interessante é que com Debian consigo usar tranquilo, já tentei usar o mesmo xorg.conf e nada.

    Frank (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 10:55 am

    É o Ubuntu– assim como outras distros –ficando melhor a cada lançamento!

    s (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 11:39 am

    Ubutu é realmente a única que faz a diferença, o resto é resto.

    Fellype (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 12:57 pm

    Só pra constar (e evitar que outros tenham a mesma dúvida que eu tive ao ler o artigo na LM):
    O Ubuntu usa o Xorg 7.4, cujo núcleo servidor está na versão 1.6.

    Só pra descontrair, uma questão que poderia ser inserida naqueles testes de QI:
    Tome a seguinte afirmação como verdadeira: Ubuntu é Linux. A afirmação Linux é Ubuntu é:
    a – Falsa?
    b – Verdadeira?
    c – Depende…
    d – n. d. a.?

    [no-flame, no-troll] :-)

    wallacy (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 2:00 pm

    Bem…. Não tenho sobre com o Ubuntu mesmo. Tenho 3 computadores e ele só funcionou em 1….

    O Desktop, depois do boot do live-CD: Tela preta! (Já tentei tudo quando é opção de inicialização)

    Note 1: Não detecta resolução e a wi-fi simplesmente “trava” sem explicação!

    Note 2: Bem…Esse funcionou bem… Até agora!

    Os problemas podem ser resolvidos na mão, porém não to com paciencia para isso… Mais facil continuar usando o bom e velho suse(que já está instalado); Pelo menos nessas outras duas maquinas sempre funcionou bem. Vo deixar o Ubuntu só nesse outro note… Na verdade, tem um quarto PC que está com o Arch, porém não to afim de testar o Ubuntu nele… Queria só ver como estava o sistema e infelizmente tive 33% de satisfação…

    wallacy (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 2:03 pm

    Corrigido: … não tenho sorte….

    rgrlinux (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 2:22 pm

    Galera teria muita coisa a falar sobre o que aprendi com ubuntu, um dia escrevo isso em algum blog talvez, eu tentei instalar no notebook (hpcompaq pressario) da minha esposa 8.10, mas não conseguia de forma alguma instalar o wireless, li bastante segui todas as tutos e nada logo não pude instalar, e já não aguentava mais reclamações do note, sistema lento, travava o broffice, para vc deletar um arquivo faz muitas perguntas, e outras coisitas mas, além de alguns virus, bem assim que foi liberado a versao, 9.04, resolvi queimar um midia e fazer um teste de curiosidade, dei o boot a partir do cd e … voilá, minha primeira mensagem no OSD, ficou mais bonita ainda, “sinal wireless detectado informe a senha”, faz uns 4 dias isso e até hoje ela ta adorando, rápido e não trava. Muito obrigado e parabéns a equipe, fiz o upgrade no meu desk sem problema nenhum, versão atualiza e meus softwares funcionando perfeitamente inclusive o Aptana, que me deu um trabalhinho para instalar no 8.10, e pensei que pudesse ter problemas.

    Leonardo (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 2:42 pm

    @rgrlinux
    [ironic mode on] Você é muito “sortudo”. [/ironic mode off]
    Como conseguiu pegar vírus com o Linux? Sei que existem vírus “prova-de-conceito” para Linux, mas nunca tinha visto alguém ser realmente infectado por um. Para mim, pelo menos, é novidade. Boa sorte com o 9.04. Eu também estou gostando dele, assim como gosto do Fedora 10.

    rgrlinux (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 2:55 pm

    Desculpa, acho que este trecho não ficou claro. ” não pude instalar , e já não aguentava mais reclamações do note, sistema lento, travava o broffice, para vc deletar um arquivo faz muitas perguntas, e outras coisitas mas, além de alguns virus ”
    como não pude instalar o Ubuntu, logo estava com o sistema que “vem de fábrica” da hp (acho que este trecho dispensa explicações ;)), o qual me gerava estas reclamações.

    wallysou (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 3:11 pm

    até agora, estou gostando bastante, apesar de ainda estar ‘apanhando’ em algumas coisas (aprendendo): até o TerraTV consegui ver (+-) no FF3! (instalei codecs-restritecd-extra se n me engano, além de várias coisas do Ub perfeito do Hamacker)

    =o)

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 7:07 pm

    Ainda estou o 8.10, mas pretendo atualizar. O João Santana disse que enganou o seu amigo, que achou que o Gnome do Ubuntu era o MAc OS X, Joao, desculpe mas seu amigo não conhece nada de MAc OS X, impossivel confundir a beleza dele com outro sistema, o Ubuntu tem um caminho imenso a percorrer. Mas é uma grande distribuição.

    Anton (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 7:30 pm

    @Fellype

    Falsa.

    Linux é gênero, Ubuntu é espécie. Os dois não se confundem.

    Aproveitando a oportunidade:

    Uso Ubuntu há já quatro anos agora. Depois de tantas versões, só tenho elogios a fazer à nova.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 10:48 pm

    Estava com o Kubuntu 8.04 e decidi instalar o 9.04 do zero. Tirando um pepino com a resolução (esse negócio de vir com o xorg.conf zerado é fogo), tenho uma coisa a dizer:

    O KDE 4.2 é coisa do Kapeta ! :D

    Impressionante o que os caras conseguiram fazer em beleza, leveza e praticidade em tão pouco tempo. O pessoal do GNOME vai ter que suar muito para chegar perto… :P
    E quanto ao Ubuntu no geral, o tempo de boot realmente é o que mais impressiona.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 28/04/2009 às 11:15 pm

    “além de alguns vírus”

    OMG! quer dizer que agora os vírus para linux realmente estão infectando os maquinas? Ou é só coisa do Ubuntu? O Wine instala o windows defender?

    Leonardo (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 8:09 am

    @MaxRaven
    O próprio rgrlinux já explicou que os vírus que ele pegou foram no sistema que veio de fábrica (windows) no notebook dele. Leia comentário dele enviado em “28/04/2009 2:55pm”.

    Exagero comparar a beleza do MAC OS com o Gnome, meio fantasiosa a história de confundir as interfaces, me parece inspirada no que o pessoal do KDE fez com usuários leigos que pensavam que o KDE 4 era uma prévia do W-7. Deixei de testar o “K”Ubuntu pelo tratamento tosco que a Canonical tem dado ao KDE (os que mantiveram a paciência me corrijam por favor se isso mudou), diferente do que faz a Mandriva que busca primor nas duas interfaces, além de estar avançando muito no LXDE para equipamentos mais modestos.

    Sim, somos entusisastas, exageramos um pouco, mas temos que cuidar com esses exageros para poder continuar reconhecendo nossas debilidades e avançando, como o Ubuntu tem avançado (mas daí para chamar de revolução, me faz rir).

    Vida longa ao Linux! Viva a liberdade de escolha.

    Patola (usuário não registrado) em 3/05/2009 às 8:03 pm

    O (K)ubuntu 9.04 está muito bom, mas esbarrei em um probleminha muito chato com o driver de vídeo Intel que deixou meu desktop quase inusável durante o trabalho. Tive que voltar para o driver intel do 2.6.3 para o 2.4.1, segundo a receita dada aqui.

    Tem outros bugs também. Acabei de descobrir que se você abrir qualquer programa do gnome no KDE, mesmo com o kscreensaver desabilitado e o powerdevil não gerenciando o monitor, as preferências do gnome entram em ação e ele passa a desligar e/ou travar sua tela (chamando o kscreensaver!), mesmo se você estiver no meio de um filme (não respeita o “xset s off”). É mais um dos bugs com que tenho topado.

    Se eu relato bugs no launchpad? Relato, tenho vários abertos. Mas pouquíssimos resolvidos, o que desanima e frustra. Não sei se é por falta de compromisso da Canonical, talvez o volume seja grande demais pra eles, mas pode ser por falta de compromisso de quem faz os softwares originais.

    O Ubuntu avançou bastante sim. Mas precisa melhorar ainda mais. Acredito que o SO está com quantidade de bugs maior que de uma instalação Windows típica. Tem muito polimento pela frente… Além disso, como já disseram, o KDE do Ubuntu precisa de mais atenção do que têm dado.

Este post é antigo (2009-04-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.