Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Ajude a salvar o MySQL”

O Henrique “LonelySpooky” Junior enviou o link do texto em que Monty Widenius, que criou o MySQL e posteriormente participou da venda do sistema para a Sun, pede que os usuários e interessados ajam para que o sistema não caia nas garras da Oracle, para usar a figura de linguagem que me veio à mente após ler as hipóteses e possibilidades (de veracidade a comprovar) que ele levantouy sobre o cenário imaginado após a eventual concretização da compra da Sun pela Oracle.

Aparentemente ele não compartilha da opinião de Eben Moglen sobre o poder da GPL aplicada ao caso…


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Renato (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 9:08 am

    Putz, o cara vendeu por um preço ótimo e agora quer de volta?

    zer0c00l (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 9:15 am

    Baita de um chorão.

    Camilo (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 9:16 am

    O mercado já está apontando pro PostgreSQL, por isso acho que o Monty perdeu o bonde :(

    Por outro lado é uma pena: MySQL é um bom DB GPL, já o PostgreSQL não (sensação de que só é bom se vc comprar uma versão modificada)…

    Espero que um bom fork aconteça em breve (eu soube que já está a caminho ehehehe).

    Ozzy (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 9:20 am

    Pois é… se ele não queria que o MySQL sofresse riscos e não confia na GPL não devia ter vendido… mas vendeu, encheu os bolsos e agora vem chorar pra comunidade… ele que pegue a grana que ganhou, invista em uma fundação “Maria” e aí começamos a conversar de novo.

    Sempre fui defensor e divulgador do MySQL. A maioria dos meus clientes têem o MySQL comprado, até como forma de ajudar o projeto e este tipo de coisa só gera confusão e blá-blá-blá.

    O.O.

    Convém, é claro, esclarecer algumas coisas: Se Monty quisesse, poderia, simplesmente, abandonar o MySQL e investir seus esforços e o de sua equipe no MariaDB (que é o fork melhorado do MySQL). As intenções por trás disso, provavelmente, são financeiras, posto que a compra pela Oracle pode significar o fim do MySQL e, consequentemente, a morte da galinha dos ovos de ouro de Monty. O fork, que é 100% livre e free, não traria nenhum benefício financeiro.
    Além disso, há um ano, Monty concordou em vender o MySQL para a Sun, lembram-se? Não é justo reclamar agora, depois do cheque compensado e do dinheiro na conta.
    Não sou contra a aquisição do MySQL pela Oracle, na verdade, espero que a Oracle compre, mas gostaria de ter assegurado o desenvolvimento do software, bem como a abertura de todo o código, sem inclusão de “partes fechadas”.

    Aluísio (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 9:37 am

    SQL Server 10000000 vezes melhor que MySQL!!!!

    Bruno (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 9:59 am

    Agora é tarde, bem tardeeeeeee

    @Camilo

    >>> já o PostgreSQL não (sensação de que só
    >>> é bom se vc comprar uma versão modificada)…

    Só sensação então, pois fui admin de um DB “Postgres” em um trabalho antigo, e não tenho o que reclamar
    (inclusive, com carga alta, deixava o MySQL pra trás)

    Bom, apesar de tudo, eu concordo que ele(Monty) deve parar de “chorar”, e se quiser fazer algo a comunidade, que se empenhe no projeto “MariaDB” então…

    devnull (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 10:19 am

    Parece que muita gente tem a carterinha do fã clube do Larry Elison na carteira…

    Se continuar assim, o MySQL vai morrer (ser GPL não garante nada se todo mundo ficar nessa inocência de que a Caracle é boazinha e ninguém abraçar o projeto).

    Só vão bater no monstro quando for tarde demais, enquanto isso: longa vida ao PostgreSQL!

    tenchi (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 10:22 am

    @Ironmaniaco, me parece que ele não está só chorando pelo leite derramado. O medo dele é que a Oracle mate o projeto, pela ausência de promessas (se bem que promessas não valem muito, vide o caso MS-Mono) de que a empresa manterá o MySQL aberto. Há vários pontos que o autor fixa, como se a Orcale aceitará contribuições de terceiros que visem deixar o MySQL melhor, a ponto de ter recursos próximos ao seu produto principal.

    Hoje acredito que o cara não trabalhe no desenvolvimento do MySQL diretamente, mas somente por meio do seu MariaDB, mas suas críticas são válidas, já que a preocupação do cara não é só “ah, ganhei o meu e o resto que exploda”, mas são em relação ao futuro de um projeto open source muito promissor, e quem melhor pra falar disso do que o cara que criou essa coisa toda? Pessoal, por mais que sejamos levados a chamar o cara de chorão por ter vendido a sua empresa para a Sun, ele é o criador do MySQL. Não é qualquer um.

    Camilo disse:
    “O mercado já está apontando pro PostgreSQL”

    Aí depende. Com qual dedo o mercado está apontando pro PSQL? Dependendo do dedo pode ter outro significado :-)

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 10:42 am

    Há tempos atrás na época da venda, eu disse que a compra da Oracle poderia acabar assim e recebi várias moderações e xingamentos da tal “cumunidade”, mas o tempo mostrou que eu estava certo.
    O caos chegou ao MySQL e se preparem a barca tá com água e vai afundar e acho que nem Jesus nem MariaDB vão salvar.
    Comecem a olhar para o Postgres, que sempre foi um banco mais robusto, porque o Caos chegou.
    Larry vai matar sem pena o MySQL, contem aos seus netos.
    É o caos, simplesmente o caos.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 11:04 am

    A minha opinião é de que o Monty esta agindo de ma fé…

    Esta exergando na fusao Oracle/Sun uma oportudinade de falir a imagem do MySQL e promover seu MariaDB…

    Isso para mim é uma má fé dos diabos , ele ganhou dinheiro com a MySQL/AB , vendeu e agora esta tentando destruir o MySQL… Sabe que denegrindo a imagem da Oracle ele consigirá varios “oss-babacas-maniacos” defendendo nas empresas este chavão…

    Simplesmente lamentavel.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 11:05 am

    Para comprovar a minha tese , pessoas como @Profeta do Caos estão aos montes…

    Tsc , tsc…

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 11:09 am

    Eu acho que o cara não deve confiar na GNU GPL porque até o Richard Stallman mandou uma carta pedindo a comissão euroéia para impedir essa compra.

    O MySQL ainda fica legal, pois já tem um fork centralizado, mas e como fica o OpenOffice.org?

    braun1928 (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 11:31 am

    Só pra comparar….. O que aconteceu com o bdb (Berkeley DB) não pode acontecer igual para o MySQL? AFAIK, o bdb está ativo, com duplo licenciamento (uma free e uma paga), tendo bastantes funcionalidades adicionadas…

    Tá, sei que a Oracle pode ser muito má, mas às vezes não é tão ruim assim =)

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 12:56 pm

    Isso tá cheirando a FUD.

    Como assim não confia na GPL?

    Em que planeta estamos?

    Se a Oracle não quiser continuar com o MySQL não vai ser a SUN quem vai continuar. A SUN vai morrer se não for adquirida e bem rápido.

    E quem vai adquirir a SUN se não for a Oracle? A MS?

    A IBM novamente?

    Todas possuem seus SGBDs.

    A Canonical? Seria maravilhoso, mas ela não tem hoje cash pra isso.

    E a GPL dá um jeito nessa hora. Podem ficar calmos. O resto, pode ser apenas FUD.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 1:13 pm

    Essa novela do MySQL parece mexicana, a cada capítulo revela algo inusitado e podre.

    A 1ª questão é a mais óbvia: Porque diabos então se ia se preocupar tanto com o golfinho dele, ele vendeu ?!?

    A resposta é mais óbvia ainda: mais de um Bilhão de dólares. O problema nem é vender, e sim dar pitacos desse tipo DEPOIS de ter vendido. Ele tinha a chave para “salvar” o produto, e não quis.

    Se eu fosse ele, teria vendido também, e como disse o Spooky, estaria agora então dizendo para esquecerem o MySQL e valorizarem o Fork. Acho aliás muito estranho não estar fazendo isso, qual seria o interesse dele ?

    O resto já foi comentado aqui, muito dramalhão sem necessidade, código GPL está por aí para isso.

    Além disso o Firebird é excelente para quem quer um banco não muito requisitado e fácil de usar.

    “Por outro lado é uma pena: MySQL é um bom DB GPL, já o PostgreSQL não (sensação de que só é bom se vc comprar uma versão modificada)”

    Puro desconhecimento isso. Conheço pouquíssima gente que utiliza uma versão comercial, o EnterpriseDB, por exemplo. E mesmo assim, só quem precisa mesmo de algo muito específico que ele traz, como ser mais parecido com Oracle.

    @tenchi

    Não é querendo parecer “otário”, mas este tipo de promessa de manter o MySQL em andamento, para uma empresa tipo a SUN, que sempre fica entre o software de código aberto e software proprietário, que sabem que todo o produto deles são sempre seguindo as 2 linhas(com forks) e com licenças open “dúbias”, o cara deveria ter pensado antes.

    E sendo comprada pela Oracle, só aumentou o peso na balança para o software proprietário…

    Querer a grana e a integridade do MySQL, só se ele tivesse vendido para uma empresa que daria retorno, como a Red Hat, Novel(talvez), IBM

    Marcelo (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 1:34 pm

    Pelo que eu entendi, o Monty está mais preocupado com o licenciamento comercial do que o GPL. Ele argumenta que existe todo uma base comercial que depende do licenciamento “fechado” do código que pode ficar sem alternativa se a Oracle terminar ou tornar economicamente inviável essa forma de licenciamento.

    Baseado nesse entendimento, só posso lamentar por ele, como já disseram, ele já lucrou vendendo a empresa para a Sun; lamento também quem depende do licenciamento “fechado”, escolheram mal.

    Que sirva de lição para quem desenvolve código proprietário. Ou usem ccomponentes com uma licença menos restritiva, ou considere muito bem o risco de ficar amarrado à empresa fornecedora.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 1:43 pm

    Maria DB na cabeça!

    Leão do Sul (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 2:04 pm

    Aaaaaaaaaaaaaaa o próximo será o Java huaauhauh !!!

    @Marcelo

    A SUN é a grande campeã de licenças deste tipo.
    heheheheheheehheh

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 5:54 pm

    Você mijo-mijo-mijogôfora…

    Mãos Atadas (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 9:25 pm

    As vezes me questiono se realmente investir em software livre não é o mesmo que investir em software proprietário.

    Muitos dizem que SL é liberdade, que não fico dependente de um unico fornecedor. Ai vejo uma série de software livres licenciado atraves de GPL sendo vendido. Me sinto orfão.

    O que farão milhares de pessoas e empresas que apostaram e utilizam o Mysql (apenas um exemplo)? Além de orfão gera uma decepção e descredito por ter investido num software que julgava ser eterno. Ou seja, no frigir dos ovos, fiquei dependente de fornecedor e nem tenho como processar por danos morais. Ah, mais eu tenho os fontes. e dai? Contrato um batalhão de programadores para melhorar o BD na minha empresa que apostei ser livre? Complicado isso!!!

    []´s

    self_liar (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 10:02 pm

    É isso que acontece quando se depende de forma excessiva de uma corporação .

    Em vez de a comunidade pensar em formas de se auto sustentar de forma descentralizada,como o firebird ou até mesmo postrgresql, não fizeram nada a não ser ficar esperando pelo pior acontecer.

    A open source confia muito no corporate sponsorship.

    Marcos (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 10:32 pm

    Também acho ele chorão. Pra começar o MySQL [b]SEMPRE[/b] teve licença dupla.

    E se a Oracle quisesse matar o produto, era só não comprar, que daí a Sun ia morrer de inanição de qualquer forma.

    Como já disseram acima, tá cheio de projetos livres comprados pela Oracle que só ganharam, tanto em recursos como em dinheiro.

    Outro exemplo e a Sybase que comprou o Watcom e possui os dois bancos hoje vendendo bem.

    Mas sempre tem um profeta do caos prevendo o fim do mundo e que a Oracle é “malvada”.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 10:58 pm

    Diego Souza,

    Vou ser direto com você, antes de falar que fico falando mal das empresas que apoiam Software Livre, saiba que acima de tudo são empresas e o único compromisso delas é com os acionistas, se for bom para Oracle matar o MySQL, vai matar e ponto final, não adianta chorar. O apoio das empresas sempre é uma faca de 2 gumes, e o MySQL ilustra bem este caso. Agora é tarde, chora e espera sentado a Oracle evoluir ele para competir com o Oracle.
    Enfim, Oracle, Google, Sun, IBM e tantas outras, querem é dinheiro a liberdade esta só na cabeça dos idealistas, mas enfim, nunca irão entender isto mesmo.

    ah! pára ô" (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 1:56 am

    Vocês podiam se unir e desenvolver um fork do MySQL ou um GNUsql. Pra P0Wnar! Oracle, Postgresql IBM, SUN e o que mais aparecer na frente.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 8:16 am

    @ah! pára ô”
    Aí poderia ser OurSQL ao invés de MySQL. Tudo bem, foi uma piada sem graça…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 9:04 am

    @Profeta do Caos

    Mas é claro que as empresas querem dinheiro… Descobriu a América, né? Agora beleza, vamos parar de apoiar as empresas. Cada um jogue seu Intel/AMD no lixo e vamos desenvolver uma plataforma de hardware aberto, pra utilizar com software aberto, que qualquer um pode mexer, sem cercear a liberdade de ninguém, e blá blá blá.

    @ah! pára ô”
    Já existe, é o PostgreSQL.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 1:13 pm

    @Profeta do Caos

    Empresa e software livre não deviam se misturar, né?!

    Red Hat é um lixo, Canonical é um lixo, MySQL AB (antes de sua aquisição) era um lixo e assim por diante… hehehehehe

    Tente viver sem empresas. Vai parar na idade média, quando não existiam ainda os empresários (burguesia). Só que ai, a única alternativa é viver no mato ou trabalhar para os senhores feudais.

    Ou ainda acredita em comunismo?

    ah! pára ô" (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 5:30 pm

    @Lucas Timm
    PostgreSQL não é fork do MySQL.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 16/12/2009 às 12:07 pm

    O Mysql é só um banquinho meia boa, e já está sob a gpl… eu quero é saber o futuro da implementação java da sun… esta não é gpl…

Este post é antigo (2009-12-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.