McGyver (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 10:52 am

Quem sabe não consegue até um incentivo de alguma empresa. Tipo como o Google faz com os currículos, onde vc entrega o currículo e ganha uma camiseta. Faz com o sangue, vc doa o sangue e ganha uma camiseta, uma edição da Linux Magazine, um adesivo do evento, um autógrafo do Mad Dog ou algo assim.
Eu como doador voluntário concordo totalmente com você.

Leandro (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 12:31 pm

E qual o problema de dizer o que aconteceu?

As pessoas adoecem e se acidentam o tempo todo. Faz parte de ser humano. Sou professor e já tive alunos adultos que me disseram que iam faltar por um tempo porque tinham de fazer uma cirurgia de hemorróidas. E é normal, ninguém ADULTO acha nada de mais nisso.

Pessoalmente acho que todo esse segredo é mais chamativo que simplesmente dizer.

Vejam o caso do mantenedor do Slackware. Há uns anos atrás esteve quase morrendo e divulgou tudo, até o motivo de ter ficado doente.

Não vejo nada de tão vexatório nisso.

Um abraço

Leandro

PS: E doar sangue é importante. Parabéns pelas idéias.

Augusto Campos em 27/06/2009 às 12:43 pm

Não há problema em dizer, ou não dizer. Mas a escolha é da pessoa envolvida. No meu entender, o problema passa a existir quando outras pessoas, externas, vêm manifestar que acreditam ser seu direito ser informadas sobre a natureza do ocorrido, ou cobrar esta divulgação, como aconteceu. O direito que de fato há e prevalece é o da privacidade da vítima.

Leonardo Fontenelle em 27/06/2009 às 2:16 pm

Leandro, as pessoas têm direito à privacidade. Por mais normal que seja precisar de sangue, e por mais normal que seja nós estarmos curiosos, o problema de saúde de Fernando só pode ser divulgado com a sua permissão. (Talvez a comissão organizadora do FISL nem saiba o que aconteceu com ele!)

Leonardo Fontenelle em 27/06/2009 às 3:12 pm

Augusto, aproveitei o incidente do FISL para criar uma página colecionando o relato das pessoas de como foi doar sangue. Espero que a iniciativa sirva de exemplo para mais pessoas começarem a doar sangue!

Augusto Campos em 27/06/2009 às 3:20 pm

Beleza!

E sobre a outra idéia acima, de oferecer incentivo, vale considerar que a idéia de recompensa pode estimular que pessoas que não teriam condições de doar, mas desejam a contrapartida, deixem de declarar a condição que as impede de doar, e assim acabem causando dano a si mesmas ou a terceiros. A escolha da forma de incentivo deve considerar esse risco!

Leonardo Fontenelle em 27/06/2009 às 3:55 pm

É bom lembrar que a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados (Lei 10.205, de 21 de março de 201) proíbe a remuneração da doação de sangue, para evitar que as pessoas pessoas mintam nos questionários pré-doação. O pagamento aos doadores foi o responsável pela contaminação por HIV de todos os hemofílicos do Rio de Janeiro e de metade dos hemofílicos do Espírito Santo vários anos atrás, sendo Henfil e Betinho os casos mais notórios.

Leonardo Fontenelle em 27/06/2009 às 4:05 pm

Por outro lado, a Lei nº 1.075, de 27 de março DE 1950, em seu artigo 2º, determina que militares e funcionários públicos civis de autarquia sejam dispensados do serviço no dia da doação de sangue.

André Farias (usuário não registrado) em 28/06/2009 às 3:33 pm

A Lei 1075/50 não trata de “recompensa” a funcionário público que doa sangue. Trata-se de justificativa por ausência ao serviço. O mesmo se dá em casos de calamidade pública.

Nilson (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:00 pm

Só acho que não tem nada a ver misturar SL com o ato de doar sangue, doar sangue tem vários tabus, não vou citar aqui N exemplos de porque uma pessoa se recusa a doar sangue, enfim, achei infeliz a comparação, dá a impressão que todos pensamos iguais em qualquer assunto só porque usamos SL, e isso não corresponde a realidade.

A idéia de incentivar a doação de sangue nos eventos é ótima, pena só ter aparecido quando um colega precisou né? sugiro também que façam promoção do projeto TAMAR, das ongs de proteção da amazônia, da doação de órgãos, enfim, não vamos esperar acontecer para tomarmos uma ação para ajudar não é?

Em tempo, antes que falem que sou um sem alma, eu não fui doar porque não estou no perfil de doador.