Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Acesso a banda larga na Finlândia passa a ser direito definido em lei

E por aqui nem quem tem contrato às vezes consegue exercer seu direito… Já lá na terra de Linus Torvalds e da Nokia, aparentemente os números não serão nada tímidos: o direito vale para toda a população, e a partir de julho do ano que vem corresponderá a uma velocidade mínima de 1Mb/s. A partir do fim de 2015, o limite mínimo deve mudar, e nenhuma residência poderá estar a mais de 2km de um ponto de acesso de 100Mb/s. Se não for possível oferecer o acesso via redes móveis, outras alternativas serão aceitas. Quem viver, verá no que isso vai dar!

Mais detalhes no link enviado por thiagoc (najjasdsΘmailinator·com):

“Deu no TechCrunch:

“Finlândia é o primeiro país a fazer com que a banda larga seja um direito de todos os seus cidadãos.”” [referência: techcrunch.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leandro (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 8:14 am

    Brasil o país mais rico e mais atrasado do mundo.

    x)

    [ironic]
    Orgulho de ser brasileiro.
    [/ironic]

    Aqui no Brasil se obrigassem a ter telefone disponivel para todo mundo eu já estava feliz. Tem que ver a dificuldade pra falar com um tio meu na roça. É apenas um telefone na cidade inteira e as vezes ele não funciona.

    Wesley (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 8:53 am

    alguém sabe quanto custa uma passagem só de ida pra lá?

    As distâncias e o tamanho da população é um fator que tem que ser levado em consideração. A Finlândia tem uma população que cabe folgado dentro do estado de São Paulo. A renda per capita da Finlândia ainda é maior que a do nosso país. Acredito que, se conseguirmos ter sucesso nas próximas eleições, elegendo representantes que realmente nos representem, em breve teremos condições também favoráveis. O problema é convencer o povo brasileiro a votar com consciência, pois grande parte está em busca de um emprego para alguém da família ou de uma cesta básica…

    Wesley, lá é tão frio, que até o Linus que nasceu lá disse que gostou muito de mudar para USA. Imagina como deve ser ruim o clima, pra querer sair de um país desenvolvido como esse.

    @Leandro

    Se invadíssemos a Finlância, contaminaríamos tudo com nossos princípios e formas de pensar e conviver e… adeus desenvolvimento. Ou alguém aqui acha que nossos políticos são seres especiais vindos do espaço?

    @ricardomoc

    Isso mostra o quanto estamos bem representados. E não estou sendo irônico! Se a grande maioria só quer tirar vantagem dos políticos e da política, que seja. Infelizmente, somos minoria e vivemos numa democracia. Solução? Mudança cultural lenta e gradual, ao meu ver.

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 9:12 am

    Finlândia também é um dos paises com a maior taxa de suicídio do mundo. Fico me perguntando se essa medida irá auxiliar ou piorar essa estatística :)

    Contudo, é interessante ver que a internet está partindo para um cenário onde ela é mais importante do que os demais meios de comunicação. Desde acessava BBSs com modem de 9600bps sabia que isso iria acontecer, mas não imaginava que estaria vivo para ver isso.

    Outra noticia interessante é sobre a banda larga popular de SP, com custo de até R$30. Considerando as berrantes diferenças óbvias entre Brasil e Finlândia, me parece realmente que estamos seguindo a internet para um novo patamar.

    Quando eu era pequeno meu avô me contava de coisas que ele não tinha na época de sua infância e que eu ficava me perguntando como que ele conseguia viver sem aquilo. Já sei a história que vou contar pros meus filhos/netos :)

    braun1928 (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 9:29 am

    @anakinpendragon isso é realmente complicado. Tenho uma amiga que mora lá, e anteontem estava -5ºC no fim da tarde, se não me engano. Não duvido que o país seja ótimo em muita coisa, mas tem que ter uma boa resistência pra aguentar as temperaturas bem baixas.

    Imagina, mínimo de 1Mb/s, aumentando para 100Mb/s em 5 anos. Aqui estamos bastante longe de ter uma estrutura que suporte os clientes já existentes que pagam uma nota preta pra ter banda larga em casa… =/

    @braun1928, imagina: -5 em plena tarde (se bem q lá é outono para inverno, o que não ajuda muito), vc com a mínima vontade de sair de casa (tá, imagina que vc não tenha q trabalhar, pois é domingo).

    Numa situação dessa, se eu não tivesse uma boa internet em casa, estraria para as estatísticas de suicídio apontada pelo Emerson :-)

    O ruim destes países perto dos pólos é que no inverno é noite quase o dina inteiro, e no verão dá pra pegar uma praia à meia noite :-)

    José Vitor (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 10:50 am

    Para o pessoal que só sabe malhar o Brasil: nos “USA” os usuários também sofrem horrores nas mãos das empresas de telecomunicação. Não dá prá analisar as coisas de modo simplista. Como escreveu Shakespeare, “existem mais coisas entre o céu e a terra etc etc etc”.

    Darlan (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 12:09 pm

    É uma lei interessante, talvez explique por que eles sejam uma nação desenvolvida. Difícil pensar em algo semelhante por aqui, por enquanto.

    @Darlan, é inversão das bolas acreditar que o país é desenvolvido por ter leis deste tipo. Talvez o mais correto seja dizer que ele tem leis deste tipo por ser bastante desenvolvido.

    Parafraseado Sartre, “a sociedade precede a lei”. Em países onde as leis são criadas para benefício da população, as coisas tendem a melhorar. Mas na maioria das nações impera a idéia de que a sociedade deve se curvar à legislação. Aí não tem como melhorar mesmo, já que se faz lei (pura expressão da verdade racional) como quem arrota após tomar coca-cola refrigerante de cola.

    devnull (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 1:16 pm

    Cadê a foto de uma loira finlandesa???

    Acabei esquecendo.

    José Vitor (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 2:28 pm

    Bad bad Augusto Campos, no cookie for you…

    O comentário sobre a loira finlandesa não é sexista não ??? :)

    chuck (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 2:39 pm

    @José Vitor não. É apenas bom gosto

    Não sei, mas não fui eu que o fiz. Se você achou que foi, sugiro que o modere!

    Fellipe (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 3:35 pm

    Tem vagas lá!?!? to indo agora.. e levando minha familia… quanto mais frio melhor…

    Alan (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 5:11 pm

    Se os estados do sul fossem separados do resto do Brasil talvez isso fosse uma realidade pras terras de cá

    isaac (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 5:55 pm

    Prefiro o frio da Finlândia ao calor senegalês do Rio de Janeiro.
    Sem falar que é mais difícil levar uma bala perdida em Helsinki, do que em Copacabana.

    João Dalvi (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 5:58 pm

    -5 ºC em plena tarde?
    Internet de graça?
    Loiras Finlandesas????
    Tem vodca da boa também?

    Será que consigo me virar lá falando inglês mesmo?
    =P

    José Vitor (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 9:05 pm

    Aliás, falando em “loiras finlandesas” é bom lembrar que o povo finlandês não é nórdico, isto é, não é relacionado com suecos, dinamarqueses, noruegueses e islandeses (Com exceção de uma pequena minoria sueca). Acho que são bem brancos também, mas não sei se as mulheres possuem o tipo escultural que costumamos associar especialmente às dinamarquesas. Alguém aí sabe ?

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 12:12 am

    @José Vitor – As vizinhas suecas são melhores ;)

Este post é antigo (2009-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.