Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: retrospectiva de curiosidades, distribuições que mudaram o cenário, Picotux

Retrospectiva Especial: só as notícias curiosas, incomuns e divertidas do BR-Linux em 2009: Preparei uma retrospectiva diferente: só notícias de 2009 que estiveram entre as mais lidas de cada semana, e que me chamaram a atenção por serem incomuns, curiosas, divertidas ou acrescentarem uma pitada de variedade ao noticiário tecnológico.

As 5 distribuições que mudaram o Linux: Segundo a chamada deste artigo da edição internacional da Linux Magazine, a história do Linux pode ser medida com base nas versões deste kernel, mas também pode ser medida pelas suas principais distribuições.

Picotux: O menor computador que usa Linux: Enviado por Valter (valternΘemail·com): “Esse é Picotux 100, ele é o menor computador do mundo que utiliza o sistema operacional Linux (segundo seu site oficial), ele mede apenas 5mm × 19mm × 19mm (um pouco maior que um conector RJ45), no seu interior há uma CPU ARM7 a 55 MHz, uma memória flash de 2 MB e 8 MB de memória SDRAM, executando o kernel 2.4.27 e uClinux Busybox 1.0.

Com Linux: Belgas constróem “supercomputador de mesa” mais rápido do mundo: Trecho inicial do artigo do iG Tecnologia: A equipe do grupo de pesquisa ASTRA, parte do Vision Lab na Universidade da Antuérpia, na Bélgica, anunciou a criação do FASTRA II, o “supercomputador de mesa” mais rápido do mundo.

Nada de mordaça: GNOME considerando sair do Projeto GNU (folhetim em 8 atos) [atualizado 2x]: E a razão é bem complicada para resumir em poucas palavras.

Vídeos do Japan Linux Symposium: Enviado por Douglas Schilling Landgraf (dougslandΘredhat·com): “Publiquei os vídeos que fiz durante o evento Japan Linux Symposium.

MySQL: Oracle assume um compromisso: GPL, documentado, sem contrato de suporte obrigatório, etc.: Eis que surge uma boa notícia para o mercado do MySQL, cujos fãs e apoiadores ultimamente já estavam acostumados a manter-se acabrunhados e macambúzios: a Oracle, no afã de convencer a Comissão Europeia de que ela deve dar o sinal verde para a aquisição da Sun (levando o MySQL no pacote), ontem lançou um compromisso público cujo alvo é a CE, mas cujos destinatários são os clientes, desenvolvedores e usuários do MySQL.

“Ajude a salvar o MySQL”: O Henrique “LonelySpooky” Junior enviou o link do texto em que Monty Widenius, que criou o MySQL e posteriormente participou da venda do sistema para a Sun, pede que os usuários e interessados ajam para que o sistema não caia nas garras da Oracle, para usar a figura de linguagem que me veio à mente após ler as hipóteses e possibilidades (de veracidade a comprovar) que ele levantou sobre o cenário imaginado após a eventual concretização da compra da Sun pela Oracle.

ReactOS 0.3.11: Enviado por Valter (valternΘemail·com): “Depois de muita espera finalmente a versão 0.3.11 do ReactOS saiu.

Mais 14 fabricantes de eletrônicos são processados por violação da licença GPL: A ação é contra nomes bastante conhecidos, como Samsung, Best Buy, Westinghouse e mais.

Hélio Costa: “Ministro não sabe o que fará com Eletronet”: O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse hoje (16) que o governo vai investir para melhorar as redes de fibra ótica herdadas da massa falida da Eletronet.

Luis Nassif e as dificuldades de pessoal no Portal do Software Público Brasileiro: Enviado por Tércio Martins (tercioΘpop·com·br): “Acabei de ver no blog do Luis Nassif um comentario sobre o Portal do Software Público Brasileiro que mostra a dificuldade em conseguir pessoas para ajudar no desenvolvimento dos softwares hospedados ali.

Central de entretenimento: XBMC capricha no visual e nas funções extras: Matéria da Info sobre o XBMC, meu software preferido para dar vida à central de entretenimento ali da sala, rodando no MacBook, mas que também roda aqui no Linux do desktop e do notebook, para os filmes ocasionais.

nVidia: Driver alternativo e aberto Nouveau no kernel 2.6.33: Via vizinhos do NotíciasLinux: Depois de 3 anos fazendo engenharia reversa nos drivers de código fechado da nVidia, a equipe do Nouveau por fim conseguirá que este seja incluído no kernel Linux.

Entrevista: “O fim das falhas do Speedy?”: Sob bombardeio dos consumidores e da Anatel, a Telefônica diz que superou o passado de falhas generalizadas e que está recuperando a confiança dos internautas no Speedy.

Técnicos do governo adiam apresentação de Plano Nacional de Banda Larga: Lembra do Plano Nacional de Banda Larga, que anunciamos em agosto, na matéria ““Plano nacional de banda larga” deve ser lançado até outubro”?

Cuba prende norte-americano que distribuía laptops: As doações apoiadas por organização voltada a promover a democracia em Cuba não estavam autorizadas, e o governo acredita que a intenção real é “desestabilizar o regime cubano”.

Android 2.0: Motorola Milestone já está disponível no Brasil pela Vivo: Para uma descrição mais nerd-cêntrica veja o post do Rigues.

Mono 2.6 e MonoDevelop 2.2: Enviado por Rodrigo Kumpera (kumperaΘgmail·com): “Depois de nove meses em desenvolvimento, são lançados o Mono 2.6 e o MonoDevelop 2.2.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-12-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.